quinta-feira, 16 de junho de 2016

Alma do Pico

No fim de semana que passámos no Pico, o tempo esteve mau. Não pude fotografar a ilha como pretendia. Nem tomar banhos de mar. Assim, acabámos por passar muito tempo no hotel. Alma do Pico, um hotel com uma filosofia diferente, gerido por um casal de italianos que trocaram a agitação de Roma e Milão pelo sossego desta ilha rochosa. Catorze apartamentos no meio de uma floresta, onde não se ouve mais nada a não ser os pássaros a cantar ou o som dos sapatos de algum vizinho no cascalho. Um daqueles lugares onde nos sentimos em casa. O Manel não se cansava de o dizer. E notava-se pela forma como se movimentava e interagia com a Frederica, a dona do hotel. 
Os apartamentos têm kitchenettes equipadas, que permitem aos hóspedes preparar as suas próprias refeições. No nosso caso, como pretendíamos experimentar a gastronomia local, apenas os pequenos-almoços eram feitos por mim. Ovos mexidos e bacon, para os meus rapazes, e bolo de milho e queijo de S. João, dois produtos do Pico.





Logo no primeiro dia, jantámos no restaurante do hotel, Atmosfera. O nome não podia ter sido mais bem escolhido. Um ambiente relaxante e acolhedor, com uma vista deslumbrante para o Faial, a ilha vizinha. E a comida é deliciosa. Caseira, feita pelo Fabio, o marido da Frederica, que, segundo ela nos contou, trabalhou como cozinheiro em Milão. Os rapazes optaram por pasta caseira e eu preferi um risotto de cogumelos. Saborosíssimo. No fim, panna cotta de morangos e quiwi. Comida italiana clássica, simples e muito bem feita. A sensação, ao sermos recebidos calorosamente pela Frederica, foi a de que íamos jantar a casa de amigos. Acho que a descontração do Manel na foto mostra bem o espírito do lugar. 
Espero voltar a este lugar com alma.







(A vista para o Faial. Pena o nevoeiro.)

2 comentários:

  1. Falaste-me ontem deste lugar e dos vossos dias no Pico. Deu para perceber tão bem como foi tudo tranquilo, dentro do espírito de que estavas/estavam a precisar.
    Não sei quando irei ao Pico, mas sei que guardei a referência. Há referências que são certas:) Por falar em referências tuas, esqueci-me de te dizer ontem que comprei carne da Quinta dos Açores no El Corte Inglès. E é uma delícia:)

    Um beijo grande! E parabéns:)

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar muito especial. Com pessoas especiais, que gostam do que fazem. Vais gostar :)
      A Quinta dos Açores é outro lugar bom, com produtos de qualidade. O requeijão é uma delícia. Não sei se o exportam, mas, se o vires, agarra-o!

      Um beijo. E obrigada :) Ele estava muito feliz! E disse-mo, reconhecido :)

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.