domingo, 21 de fevereiro de 2016

Amálgama

Gosto destes domingos em que as horas se confundem. E as refeições. Acordar tarde para o pequeno-almoço e cedo para o almoço. Faz-se uma daquelas refeições que não são uma coisa nem outra. Os britânicos chamam-lhes brunch, uma mistura dos dois. Nós gostámos da ideia e importámo-la. Não vejo mal em importar coisas boas. E esta é uma coisa boa. Há, para além das iguarias que não podem faltar, toda uma simbologia associada a esta refeição híbrida. Descanso, descontração, despreocupação, preguiça. Há os brunch chiques, de hotel, que até champanhe e caviar incluem. Prefiro estes, caseiros, tomados em pijama, com ovos, café e sumo de laranja.
Depois de dias intensos, com muito trabalho na escola, aniversário do marido a meio da semana e  hóspedes em casa, hoje é dia de preguiça. Foram dias bons, mas muito agitados. E hoje foi dia de abrandar. E abrandar também é simplificar na cozinha. Lembrei-me desta receita do Gordon Ramsay, que tanto pode ser servida num domingo preguiçoso, como numa noite fria de quarta-feira. Reconforta sempre. Com uma dupla de ingredientes muito apreciada cá por casa: ovos e cogumelos.  Pode ser servida em ramequins individuais. Eu fiz as doses todas juntas, já que a ideia era, como já disse acima, simplificar. Servi com fatias de fogaça, vinda diretamente da terra dela :) 


Ovos assados com cogumelos
(Adaptado de World Kitchen, de Gordon Ramsay)


Ingredientes para 4 pessoas:
2 colheres de sopa de manteiga 
400 g de cogumelos brancos (selvagens, na receita original)
1 cebola roxa média, picada (2 chalotas grandes, na receita original)
1 haste de tomilho
sal e pimenta a gosto
4 ovos grandes, caseiros
4 colheres de sopa de natas magras (gordas, na versão Ramsay)
25 g de queijo parmesão ralado (na receita original, cheddar)


Levar a manteiga ao lume, num wok. Juntar os cogumelos, laminados, a cebola e o tomilho. Temperar com sal e pimenta e saltear, mexendo frequentemente, cerca de 5 minutos.
Entretanto, aquecer o forno a 190 graus.
Untar com manteiga os ramequins ou a assadeira e dispor a mistura de cogumelos. Fazer quatro cavidades e, com cuidado, colocar um ovo em cada uma (muito cuidado para não quebrar a gema). Verter as natas à volta dos ovos, polvilhar com o queijo ralado e temperar com sal e pimenta preta. 
Levar ao forno cerca de 12 minutos, até as claras estarem cozidas e a gema líquida. 
Servir com tostas ou outro pão a gosto.



Continuação de um bom domingo. Não se esqueçam de que hoje é dia de eleições. Eu já votei!

8 comentários:

  1. Também não vejo mal nenhum, sobretudo como dizes, em importar coisas boas.
    E este "brunch" parece-me tão bem, que conforta e delicia só por olharmos para ele.

    Beijinho Ilidia e bom restinho de domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro "brunchar" ;) E sempre que vejo receitas de ovos penso em domingos como este :) Foi um domingo delicioso, Mariana. Até ao fim :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Querida Ilídia,
    não vejo mal nenhum nestas «adaptações», e nem me aprece que seja uma importação. Só o nome, porque pequenos almoços tardios sempre tivemos, a substituir almoços ;)
    Quanto à receita, cá está uma daquelas que tem tudo a ver com ingredientes que gosto e a simplicidade que defendo.
    Uma boa semana para ti,
    Abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão :) Mas como agora é uma moda, há quem se canse da palavra. Até percebo, mas gosto demasiado do conceito para me irritar com o excesso de "brunch" que por aí abunda ;)

      Continuação de boa semana.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Há imenso tempo que não tenho um domingo desses. Mas é por escolher. Acordo cedo, cheia de fome e com uma vontade enorme de fazer o meu caminho verde com o Vasco. Mas, não estivesse eu "programada" para domingos neste registo e esta seria mesmo uma daquelas hipóteses. Seja como for, não está escrito em parte nenhuma que tem de ser para um brunch:) Por isso, a receita vale na mesma para gente como eu.

    Um beijo, minha linda. Dias bons!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há algum tempo que também não tinha um domingo assim. Ultimamente, o tempo não tem abundado por aqui. Mas confesso que não resisto a um destes domingos de preguiça de vez em quando.
      Quanto aos ovos, tens razão. Nada nos diz que é receita de brunch. A primeira vez que a fiz foi para um jantar. E soube-nos igualmente bem :)

      Beijos. Cuida de ti!

      Ilídia

      Eliminar
  4. Gosto desses domingos Ilídia,
    com preguiça e com calma, simplificados e ao sabor da vontade.
    Brunchar é tão bom, dentro ou fora de casa, sinto como comida de conforto que se saboreia com tempo, nestes dias assim.
    Adoro ovos e cogumelos, e dessa simplicidade deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons, não são? Amanhã, se tudo correr bem, pretendo usufruir de mais um assim ;)
      Esta receita é muito boa. Já a fiz várias vezes. Apesar de não gostar lá muito de ver o Ramsay na TV, tenho de admitir que o homem sabe cozinhar ;)

      Um beijo,
      ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.