sexta-feira, 17 de abril de 2015

Até qualquer dia

Depois de alguns dias de hesitação, decidi parar. Às vezes é preciso. Por vezes temos de concentrar a nossa atenção naquilo que, no momento, é prioritário. E, agora, as minhas energias têm de ser canalizadas para longe daqui. Voltarei, que o mais certo é ter saudades de vir a este lugar tão importante para mim. Entretanto, deixo-vos uma receita doce. É com doçura que me quero despedir. Com uma iguaria que esteve na minha mesa na Páscoa. Da senhora da culinária portuguesa, Maria de Lurdes Modesto. Até um dia destes.

Pão de ló de Alfeizerão

Ingredientes:
100 g de açúcar
6 gemas + 2 ovos inteiros
50 g de farinha


Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Depois, a pouco e pouco, adicionam-se as gemas desfeitas. Bate-se tudo durante mais 10 minutos, com uma batedeira. Envolve-se a farinha, peneirada, sem bater. Deita-se a massa numa forma de barro (usei uma forma de soufflé), forrada com papel vegetal (na receita original, recomenda-se papel grosso). Tapa-se com uma folha do mesmo papel e leva-se ao forno pré-aquecido a 225 graus, durante 10 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se. Deixa-se arrefecer antes de servir.



44 comentários:

  1. Espero que voltes, logo, logo.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel,

      agora preciso de parar uns tempos. Mas sei que me vai apetecer voltar. E comentários como o teu alimentam essa vontade ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      PS: Encontrei o Avelino ontem ao almoço. Ele contou-me que esteve contigo :)

      Eliminar
  2. Como te compreendo. Até um dia... Estarei aqui no teu regresso sempre a espreitar as receitas tão boas que sempre partilhaste. um beijinho e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu carinho, Carla.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Até Ilídia, vou ter saudades, que gosto muito de te ler!

    ResponderEliminar
  4. Que pena, mas concordo que às vezes temos de dar prioridade ao que é realmente importante. Vou ficar à espera do teu regresso! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, é preciso. E gosto de me dedicar às coisas com a calma e atenção que elas merecem. E, neste momento, isso não estava a ser possível em relação ao blogue. Mas espero voltar em breve.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Aguardamos-te. Felicidades nestes projetos a que te dedicarás seguramente com o entusiasmo que te conhecemos. Continua.

    bjs
    Mom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há grandes projetos, na verdade. O que há é pessoas que precisam de mim e eu que preciso de me concentrar nelas. E em mim :) De qualquer maneira, não acredito que fique muito tempo ausente. Vou ter saudades em breve.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Olá Ilídia,

    Só espero que a paragem não se deva a motivos menos bons. Deste lado do oceano, estão a ser uns tempos conturbados.

    Ficarei à espera do regresso e vou ter saudades. As suas palavras e o seu humor fazem falta!

    No entretanto e se a oportunidade se proporcionar, posso utilizar o e-mail? Ou prefere que não?

    E se precisar e quiser, já sabe como e onde me contactar.

    Um beijo do Algarve e votos de dias felizes e luminosos aí para a Terceira,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Fico feliz por gostar de vir aqui. Eu creio que não vou ficar ausente muito tempo. Só o necessário para pôr algumas coisas em ordem.
      Claro que pode utilizar o e-mail :)

      Um beijo para o Algarve,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Pão de Ló, gosto tanto! Não poderias ter escolhido melhor para a tua "despedida". Vou sentir saudades! Sabes, sentimos falta quando alguém deixa de publicar as suas maravilhosas receitas. Principalmente quando se trata de uma Açoriana como tu, como eu. Mas todos precisamos de um tempo. Fazer uma pausa fará com que tenhas ainda mais vontade de voltar! Beijinho, volta depressa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Preciso de um tempo de portas fechadas. Pelo menos até achar que faz sentido abri-las novamente. E sim, espero que esta pausa tenha esse efeito: ter saudades deste lugar e de fotografar comida.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  8. Vai fazer falta aos meus dias!! Volte depressa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-la por aqui, Eulália. Gosto tanto do que escreve. E gosto quando quebramos este nosso silêncio :)
      Tudo de bom para si e para os seus!

      Ilídia

      Eliminar
  9. Falámos ontem sobre esta tua decisão e acolho-a com a compreensão e com o carinho da nossa amizade. É um tempo necessário, que eu sei. E também sei que hás-de voltar com aquela energia cheia de flores e assim:)

    Um beijo grande.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim :) É um tempo muito necessário. Não estava a conseguir chegar a tudo. Pelo menos da forma como gosto. Estava a sentir o blogue como um dever, quase um fardo, no meio de todas as outras coisas. Mas tenho a quase a certeza de que as saudades e a "veia" de blogger aparecerão :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  10. Ate breve esperamos!!

    Uma bela despedida, mas ca ficamos à espera de mais delicias ;)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que seja um regresso no momento certo! Vou aproveitar para rever os textos, inspiradores sempre, e as receitas... Hum! Um beijo e cá estaremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, precisava disto. Não sei por quanto tempo será. Será o necessário, até achar que me apetece/ faz sentido voltar.
      Obrigada pelas tuas palavras. E sim, conto contigo por aqui :) Gosto sempre tanto!

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
    2. Minha querida!
      Confesso que me assustei no primeiro momento...Mas é mais que compreensível essa tua necessidade de se recolher por um tempo! Se dê,sim, ao direito de parar se acha necessário,cuide de si e de seus queridos, mas não te esqueças de nós. ...Gosto imensamente de vir a este cantinho e me deliciar com teus textos,receitas e as flores ,lindas sempre. ..Fique bem,descanse,aproveite esse tempo com teus queridos e quando achar a hora, volte! E estarei awui,feliz,a te receber de volta...Um beijinho e um até breve,com carinho do Brasil, Katia.

      Eliminar
    3. Nunca me esquecerei de vocês. E, como já disse, gosto demasiado deste lugar e da vossa companhia para parar. Mas esta pausa é necessária. Voltarei quando for a hora, como diz.

      Um beijinho e muito obrigada pelo seu carinho.

      Ilídia

      Eliminar
  12. Este é um dos blogs que descobri recentemente e tenho vindo a acompanhar com muito prazer, pelo calor e sensibilidade que transmite. Vou fazer a receita. Desejo-lhe um bom intervalo. E antecipo com prazer o seu regresso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.

      Muito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom ler palavras amáveis de quem está do outro lado. Espero que faça a receita. É muito simples e tem aquela densidade característica dos doces conventuais.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  13. Caríssima Ilídia
    Acompanho sua atividade “bloguística” desde 2011. Aqui e no Receitas ao Desafio... Gosto muito do que escreve e sigo com muita curiosidade seus dizeres muito agradáveis e bem escritos. Sou brasileiro, mas aprecio muito a forma de se expressar dos portugueses, nossos irmãos mais velhos, razão por que tenho muito prazer em acompanhar alguns blogs da santa terrinha. Pena que os bons estão parando, dando um tempo, desaparecendo... Mas compreendo que muitas vezes outras coisas mais importantes de impõem e o blogueiro deve voltar sua tenção para elas. É o seu caso. Mas espero que muito em breve você sinta saudades de nós e volte a nos brindar com seus dizeres e fotos maravilhosas. Não vou me despedir, mas dizer apenas: até muito breve...
    Um forte abraço
    Antônio César

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, César.

      Começou quase no princípio, então, que o blogue é de 2011 :) Fico muito feliz com as suas palavras. Neste momento, tinha mesmo de fazer uma pausa. Não queria estar a publicar por obrigação. Não fazia sentido. Espero que esta pausa me faça bem e me traga a vontade e motivação para voltar aos posts. Acredito que sim. E ler os vossos comentários tão carinhosos ajudam. Ainda agora parei e quase já tenho saudades ;)

      Até breve :)

      Um abraço,

      Ilídia

      Eliminar
  14. Minha querida Ilídia, você não sabe mas sou profunda admiradora do 'Acre e Doce'. É uma admiração platônica. De cá, de um canto do Brasil, eu quieta, leio e releio suas postagens através do Feed. Já acompanhei primaveras, verões, outonos e invernos. Já saboreei cremes com você e já me afligi junto com você e o Manel, correndo de um cão de fila, ao fugir pelo parque. Sentirei falta dos seus relatos do dia-a-dia, que são pura poesia para mim. Volte logo. Beijos, Paula Couto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Paula,

      desculpe a demora a responder, mas os dias têm sido muito cheios. O seu comentário comoveu-me. Apesar da necessidade desta pausa, continuo a achar linda esta ligação entre pessoas que, mesmo que nunca se tenham visto ao vivo, parecem conhecer-se deste sempre. As suas palavras fizeram-me muito feliz. Até um dia.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  15. Olá Ilídia, desejo que a pausa seja breve! Apesar de andar um pouco ausente dos comentários, continuo a entrar de vez em quando no teu Acre & Doce, de onde saio sempre inspirada pelas receitas, pelas fotos e pelas palavras.
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa.

      Espero que sim, que seja breve. Veremos. Quando achar que faz sentido, voltarei. Por enquanto, está a saber-me bem cozinhar só para nós, pôr a mesa só para nós e não ter de andar a preocupar-me com fotografias e textos :) Mas tenho quase a certeza de que a vontade voltará. Entretanto, mais ou menos silenciosamente, continuarei a visitar os blogues amigos, Lume Brando incluído ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  16. Até breve Ilídia, sei que será até breve.
    Sabes como és inspiradora quer nas receitas quer nas palavras. É sempre tão bom aqui vir.
    Sinto tranquilidade e verdade, e coisas boas de que a vida é feita.
    Espero que corra tudo bem. Bem doce esse pão-de-ló que adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Inês,

      fico mesmo muito feliz por gostares de vir aqui. Voltarei, com certeza. Mas agora preciso desta pausa :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  17. Olá,minha querida!
    Passo apenas para deixar um beijinho e desejar um lindo domingo. ...Aqui ,no Rio de Janeiro,o dia se faz belíssimo, com o céu de um azul tão intenso,limpo. ..Lembrei-me de ti...Que estejas bem,feliz...Beijinhos no teu Manel e outra para si,com carinho, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Kátia,

      Antes de mais, peço desculpa por ter deixado o seu comentário "pendurado". Mas agora que estou em pausa, só venho aqui de vez em quando ver se há novidades :)
      Foi uma surpresa boa vê-la por aqui :) Estou bem. A pausa está a fazer-me bem. Acabei de fazer uma lasanha de cogumelos para o nosso jantar, com massa feita em casa, e pus uma mesa bonita, com flores do jardim. Como vê, a cozinha continua. E sabe que mais? Este fim de semana apeteceu-me escrever um post. Mas acho que ainda não estou preparada para regressar e publicar assiduamente. Vou descansar mais algum tempo.

      Um beijo grande para si. Que esteja bem :)

      Ilídia

      Eliminar
  18. Oi,querida!
    Que alegria saber um pouquinho de vocês!!! Fico muito feliz em saber que essa pausa está a te fazer muito bem e muito me animou o "comichão " da vontade de postar sentida no final de semana....Mas não tenha pressa,faça somente quando se sentir pronta!
    Posso imaginar a delícia de lasanha que saiu dessa cozinha. ..Massa fresca,feita em casa, não se compara... E de cogumelos?! Aproveito para falar sobre a Água de Flor de Laranjeira, assim como a Água de Rosas, é uma espécie de aromatizante muito usado na culinária do Oriente Médio. A maioria das receitas dr doces do Líbano,Jerusalém, Síria ,etc,pede o uso desse ingrediente.A primeira impressão não é muito animadora, pois o cheiro parece um pouco forte demais, mas seu uso faz toda a diferença no doce...Aqui ,no Rio de Janeiro, compro em casas que vendem produtos e especiarias importadas do Oriente ,são garrafinhas de 260ml, normalmente. Espero ter ajudado, mas se não achar,faça o bolo assim mesmo,pois é bastante saboroso.
    Desejo que tenhas dias felizes junto aos teus queridos e,como já disse,estarei aqui quando decidires voltar.Beijinhos e até breve, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      Por acaso, fotografei a lasanha de cogumelos :) Não fiz um post, pois não sei se estou preparada para voltar. Não quero sentir que o blogue me pesa, como estava a acontecer quando decidi parar. Preciso de ter a certeza de que me apetece publicar com alguma regularidade, pois não acho que faça sentido publicar só quando o rei faz anos :)
      Obrigada pelas informações sobre a água de flor de laranjeira. Vou procurar quando sair da ilha. Aqui não é fácil.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  19. Tinha enviado um comentário mas não ficou... :(
    Dizia que tinha a certeza de que seria um até breve e que desejava que o tempo de que precisas te /vos faça bem.
    Um beijo
    Até já
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Babette.

      Estas máquinas às vezes têm umas manias. Gostam de comer comentários:)
      Sim, cada vez mais tenho a certeza de que será "até breve". Gosto muito disto para parar definitivamente.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  20. Ilídia querida,
    Volto para deixar um beijinho, desejando que vocês estejam bem....Imagino que ja estejm de férias, a aproveitar o verão e todas as delícias que chegam com ele...Aqui, nosso inverno está mais com cara de inverno, o que me alegra,pois adoro as temperaturas mais amenas,na próxima semana as crianças entram em recesso na escola e o marido tira uns dias de férias no trabalho também, espero poder aproveitar esse pequeno período ee descanso. Aliás, acho que me sinto meio como você a respeito do blogue...Não tenho tido muito animo ultimamente, tenho postado pouco e também não sinto vontade de visitar os blogues amigos. ..Estou pensando em me dar um tempo também, não sei explicar bem o quê é,mas me sinto postando por obrigação e isso não está sendo prazeroso, entende? Vou pensar melhor a respeito e se for preciso, me darei esse direito... E o teu Manel, está muito peralta? Já deve estar tão crescido....Deixo um beijinho para ele e outro para você, até breve, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia. É sempre muito bom vê-la por aqui :) Ainda não estou de férias. Trabalho na próxima semana e depois estou duas semanas longe da ilha. Mas estamos bem. E cheia de saudades do blogue. Provavelmente, voltarei a escrever quando regressar de férias. Mas este tempo fez-me bem. Por isso, aconselho-a a parar também algum tempo, se sente que está a publicar por obrigação. Era exatamente isso que eu sentia. E isso não é bom. As pausas dizem-nos se é uma coisa passageira. No meu caso, foi. Estou mortinha por voltar. Só não o fiz ainda porque, como vou de férias, não fazia sentido voltar para parar a seguir. Mas em agosto, estou de volta, quase de certeza :)

      Um beijo grande para si,

      Ilídia

      PS: Sim, o Manel está crescido. Fez 7 anos em junho e está a aproveitar muito bem as férias. Está moreno e robusto e feliz :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.