Depois de alguns dias de hesitação, decidi parar. Às vezes é preciso. Por vezes temos de concentrar a nossa atenção naquilo que, no momento, é prioritário. E, agora, as minhas energias têm de ser canalizadas para longe daqui. Voltarei, que o mais certo é ter saudades de vir a este lugar tão importante para mim. Entretanto, deixo-vos uma receita doce. É com doçura que me quero despedir. Com uma iguaria que esteve na minha mesa na Páscoa. Da senhora da culinária portuguesa, Maria de Lurdes Modesto. Até um dia destes.
Pão de ló de Alfeizerão
Ingredientes:
100 g de açúcar
6 gemas + 2 ovos inteiros
50 g de farinha
Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Depois, a pouco e pouco, adicionam-se as gemas desfeitas. Bate-se tudo durante mais 10 minutos, com uma batedeira. Envolve-se a farinha, peneirada, sem bater. Deita-se a massa numa forma de barro (usei uma forma de soufflé), forrada com papel vegetal (na receita original, recomenda-se papel grosso). Tapa-se com uma folha do mesmo papel e leva-se ao forno pré-aquecido a 225 graus, durante 10 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se. Deixa-se arrefecer antes de servir.
Espero que voltes, logo, logo.
ResponderEliminarUm beijinho grande.
Querida Isabel,
Eliminaragora preciso de parar uns tempos. Mas sei que me vai apetecer voltar. E comentários como o teu alimentam essa vontade ;)
Um beijo,
Ilídia
PS: Encontrei o Avelino ontem ao almoço. Ele contou-me que esteve contigo :)
Como te compreendo. Até um dia... Estarei aqui no teu regresso sempre a espreitar as receitas tão boas que sempre partilhaste. um beijinho e boa sorte
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu carinho, Carla.
EliminarUm beijo,
Ilídia
Até Ilídia, vou ter saudades, que gosto muito de te ler!
ResponderEliminarObrigada, Ondina.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Que pena, mas concordo que às vezes temos de dar prioridade ao que é realmente importante. Vou ficar à espera do teu regresso! :-)
ResponderEliminarPor vezes, é preciso. E gosto de me dedicar às coisas com a calma e atenção que elas merecem. E, neste momento, isso não estava a ser possível em relação ao blogue. Mas espero voltar em breve.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Aguardamos-te. Felicidades nestes projetos a que te dedicarás seguramente com o entusiasmo que te conhecemos. Continua.
ResponderEliminarbjs
Mom
Não há grandes projetos, na verdade. O que há é pessoas que precisam de mim e eu que preciso de me concentrar nelas. E em mim :) De qualquer maneira, não acredito que fique muito tempo ausente. Vou ter saudades em breve.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Olá Ilídia,
ResponderEliminarSó espero que a paragem não se deva a motivos menos bons. Deste lado do oceano, estão a ser uns tempos conturbados.
Ficarei à espera do regresso e vou ter saudades. As suas palavras e o seu humor fazem falta!
No entretanto e se a oportunidade se proporcionar, posso utilizar o e-mail? Ou prefere que não?
E se precisar e quiser, já sabe como e onde me contactar.
Um beijo do Algarve e votos de dias felizes e luminosos aí para a Terceira,
Sandra Martins
Olá, Sandra.
EliminarFico feliz por gostar de vir aqui. Eu creio que não vou ficar ausente muito tempo. Só o necessário para pôr algumas coisas em ordem.
Claro que pode utilizar o e-mail :)
Um beijo para o Algarve,
Ilídia
Espero que um dia volte, bjs
ResponderEliminarVoltarei certamente :)
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Pão de Ló, gosto tanto! Não poderias ter escolhido melhor para a tua "despedida". Vou sentir saudades! Sabes, sentimos falta quando alguém deixa de publicar as suas maravilhosas receitas. Principalmente quando se trata de uma Açoriana como tu, como eu. Mas todos precisamos de um tempo. Fazer uma pausa fará com que tenhas ainda mais vontade de voltar! Beijinho, volta depressa!
ResponderEliminarÉ mesmo isso. Preciso de um tempo de portas fechadas. Pelo menos até achar que faz sentido abri-las novamente. E sim, espero que esta pausa tenha esse efeito: ter saudades deste lugar e de fotografar comida.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Vai fazer falta aos meus dias!! Volte depressa!
ResponderEliminarQue bom vê-la por aqui, Eulália. Gosto tanto do que escreve. E gosto quando quebramos este nosso silêncio :)
EliminarTudo de bom para si e para os seus!
Ilídia
Falámos ontem sobre esta tua decisão e acolho-a com a compreensão e com o carinho da nossa amizade. É um tempo necessário, que eu sei. E também sei que hás-de voltar com aquela energia cheia de flores e assim:)
ResponderEliminarUm beijo grande.
Mar
Eu sei que sim :) É um tempo muito necessário. Não estava a conseguir chegar a tudo. Pelo menos da forma como gosto. Estava a sentir o blogue como um dever, quase um fardo, no meio de todas as outras coisas. Mas tenho a quase a certeza de que as saudades e a "veia" de blogger aparecerão :)
EliminarUm beijo,
Ilídia
Ate breve esperamos!!
ResponderEliminarUma bela despedida, mas ca ficamos à espera de mais delicias ;)
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada, Susana.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Que seja um regresso no momento certo! Vou aproveitar para rever os textos, inspiradores sempre, e as receitas... Hum! Um beijo e cá estaremos.
ResponderEliminarMinha querida, precisava disto. Não sei por quanto tempo será. Será o necessário, até achar que me apetece/ faz sentido voltar.
EliminarObrigada pelas tuas palavras. E sim, conto contigo por aqui :) Gosto sempre tanto!
Um beijo,
Ilídia
Minha querida!
EliminarConfesso que me assustei no primeiro momento...Mas é mais que compreensível essa tua necessidade de se recolher por um tempo! Se dê,sim, ao direito de parar se acha necessário,cuide de si e de seus queridos, mas não te esqueças de nós. ...Gosto imensamente de vir a este cantinho e me deliciar com teus textos,receitas e as flores ,lindas sempre. ..Fique bem,descanse,aproveite esse tempo com teus queridos e quando achar a hora, volte! E estarei awui,feliz,a te receber de volta...Um beijinho e um até breve,com carinho do Brasil, Katia.
Nunca me esquecerei de vocês. E, como já disse, gosto demasiado deste lugar e da vossa companhia para parar. Mas esta pausa é necessária. Voltarei quando for a hora, como diz.
EliminarUm beijinho e muito obrigada pelo seu carinho.
Ilídia
Este é um dos blogs que descobri recentemente e tenho vindo a acompanhar com muito prazer, pelo calor e sensibilidade que transmite. Vou fazer a receita. Desejo-lhe um bom intervalo. E antecipo com prazer o seu regresso.
ResponderEliminarOlá, Ana.
EliminarMuito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom ler palavras amáveis de quem está do outro lado. Espero que faça a receita. É muito simples e tem aquela densidade característica dos doces conventuais.
Um beijinho,
Ilídia
Caríssima Ilídia
ResponderEliminarAcompanho sua atividade “bloguística” desde 2011. Aqui e no Receitas ao Desafio... Gosto muito do que escreve e sigo com muita curiosidade seus dizeres muito agradáveis e bem escritos. Sou brasileiro, mas aprecio muito a forma de se expressar dos portugueses, nossos irmãos mais velhos, razão por que tenho muito prazer em acompanhar alguns blogs da santa terrinha. Pena que os bons estão parando, dando um tempo, desaparecendo... Mas compreendo que muitas vezes outras coisas mais importantes de impõem e o blogueiro deve voltar sua tenção para elas. É o seu caso. Mas espero que muito em breve você sinta saudades de nós e volte a nos brindar com seus dizeres e fotos maravilhosas. Não vou me despedir, mas dizer apenas: até muito breve...
Um forte abraço
Antônio César
Olá, César.
EliminarComeçou quase no princípio, então, que o blogue é de 2011 :) Fico muito feliz com as suas palavras. Neste momento, tinha mesmo de fazer uma pausa. Não queria estar a publicar por obrigação. Não fazia sentido. Espero que esta pausa me faça bem e me traga a vontade e motivação para voltar aos posts. Acredito que sim. E ler os vossos comentários tão carinhosos ajudam. Ainda agora parei e quase já tenho saudades ;)
Até breve :)
Um abraço,
Ilídia
Minha querida Ilídia, você não sabe mas sou profunda admiradora do 'Acre e Doce'. É uma admiração platônica. De cá, de um canto do Brasil, eu quieta, leio e releio suas postagens através do Feed. Já acompanhei primaveras, verões, outonos e invernos. Já saboreei cremes com você e já me afligi junto com você e o Manel, correndo de um cão de fila, ao fugir pelo parque. Sentirei falta dos seus relatos do dia-a-dia, que são pura poesia para mim. Volte logo. Beijos, Paula Couto
ResponderEliminarQuerida Paula,
Eliminardesculpe a demora a responder, mas os dias têm sido muito cheios. O seu comentário comoveu-me. Apesar da necessidade desta pausa, continuo a achar linda esta ligação entre pessoas que, mesmo que nunca se tenham visto ao vivo, parecem conhecer-se deste sempre. As suas palavras fizeram-me muito feliz. Até um dia.
Um beijo,
Ilídia
Olá Ilídia, desejo que a pausa seja breve! Apesar de andar um pouco ausente dos comentários, continuo a entrar de vez em quando no teu Acre & Doce, de onde saio sempre inspirada pelas receitas, pelas fotos e pelas palavras.
ResponderEliminarBeijinho
Teresa
Olá, Teresa.
EliminarEspero que sim, que seja breve. Veremos. Quando achar que faz sentido, voltarei. Por enquanto, está a saber-me bem cozinhar só para nós, pôr a mesa só para nós e não ter de andar a preocupar-me com fotografias e textos :) Mas tenho quase a certeza de que a vontade voltará. Entretanto, mais ou menos silenciosamente, continuarei a visitar os blogues amigos, Lume Brando incluído ;)
Um beijo,
Ilídia
Até breve Ilídia, sei que será até breve.
ResponderEliminarSabes como és inspiradora quer nas receitas quer nas palavras. É sempre tão bom aqui vir.
Sinto tranquilidade e verdade, e coisas boas de que a vida é feita.
Espero que corra tudo bem. Bem doce esse pão-de-ló que adoro.
Um beijinho.
Querida Inês,
Eliminarfico mesmo muito feliz por gostares de vir aqui. Voltarei, com certeza. Mas agora preciso desta pausa :)
Um beijo,
Ilídia
Olá,minha querida!
ResponderEliminarPasso apenas para deixar um beijinho e desejar um lindo domingo. ...Aqui ,no Rio de Janeiro,o dia se faz belíssimo, com o céu de um azul tão intenso,limpo. ..Lembrei-me de ti...Que estejas bem,feliz...Beijinhos no teu Manel e outra para si,com carinho, Katia.
Querida Kátia,
EliminarAntes de mais, peço desculpa por ter deixado o seu comentário "pendurado". Mas agora que estou em pausa, só venho aqui de vez em quando ver se há novidades :)
Foi uma surpresa boa vê-la por aqui :) Estou bem. A pausa está a fazer-me bem. Acabei de fazer uma lasanha de cogumelos para o nosso jantar, com massa feita em casa, e pus uma mesa bonita, com flores do jardim. Como vê, a cozinha continua. E sabe que mais? Este fim de semana apeteceu-me escrever um post. Mas acho que ainda não estou preparada para regressar e publicar assiduamente. Vou descansar mais algum tempo.
Um beijo grande para si. Que esteja bem :)
Ilídia
Oi,querida!
ResponderEliminarQue alegria saber um pouquinho de vocês!!! Fico muito feliz em saber que essa pausa está a te fazer muito bem e muito me animou o "comichão " da vontade de postar sentida no final de semana....Mas não tenha pressa,faça somente quando se sentir pronta!
Posso imaginar a delícia de lasanha que saiu dessa cozinha. ..Massa fresca,feita em casa, não se compara... E de cogumelos?! Aproveito para falar sobre a Água de Flor de Laranjeira, assim como a Água de Rosas, é uma espécie de aromatizante muito usado na culinária do Oriente Médio. A maioria das receitas dr doces do Líbano,Jerusalém, Síria ,etc,pede o uso desse ingrediente.A primeira impressão não é muito animadora, pois o cheiro parece um pouco forte demais, mas seu uso faz toda a diferença no doce...Aqui ,no Rio de Janeiro, compro em casas que vendem produtos e especiarias importadas do Oriente ,são garrafinhas de 260ml, normalmente. Espero ter ajudado, mas se não achar,faça o bolo assim mesmo,pois é bastante saboroso.
Desejo que tenhas dias felizes junto aos teus queridos e,como já disse,estarei aqui quando decidires voltar.Beijinhos e até breve, Katia.
Olá, Kátia.
EliminarPor acaso, fotografei a lasanha de cogumelos :) Não fiz um post, pois não sei se estou preparada para voltar. Não quero sentir que o blogue me pesa, como estava a acontecer quando decidi parar. Preciso de ter a certeza de que me apetece publicar com alguma regularidade, pois não acho que faça sentido publicar só quando o rei faz anos :)
Obrigada pelas informações sobre a água de flor de laranjeira. Vou procurar quando sair da ilha. Aqui não é fácil.
Um beijo,
Ilídia
Tinha enviado um comentário mas não ficou... :(
ResponderEliminarDizia que tinha a certeza de que seria um até breve e que desejava que o tempo de que precisas te /vos faça bem.
Um beijo
Até já
Babette
Olá, Babette.
EliminarEstas máquinas às vezes têm umas manias. Gostam de comer comentários:)
Sim, cada vez mais tenho a certeza de que será "até breve". Gosto muito disto para parar definitivamente.
Um beijo,
Ilídia
Ilídia querida,
ResponderEliminarVolto para deixar um beijinho, desejando que vocês estejam bem....Imagino que ja estejm de férias, a aproveitar o verão e todas as delícias que chegam com ele...Aqui, nosso inverno está mais com cara de inverno, o que me alegra,pois adoro as temperaturas mais amenas,na próxima semana as crianças entram em recesso na escola e o marido tira uns dias de férias no trabalho também, espero poder aproveitar esse pequeno período ee descanso. Aliás, acho que me sinto meio como você a respeito do blogue...Não tenho tido muito animo ultimamente, tenho postado pouco e também não sinto vontade de visitar os blogues amigos. ..Estou pensando em me dar um tempo também, não sei explicar bem o quê é,mas me sinto postando por obrigação e isso não está sendo prazeroso, entende? Vou pensar melhor a respeito e se for preciso, me darei esse direito... E o teu Manel, está muito peralta? Já deve estar tão crescido....Deixo um beijinho para ele e outro para você, até breve, Katia.
Olá, Kátia. É sempre muito bom vê-la por aqui :) Ainda não estou de férias. Trabalho na próxima semana e depois estou duas semanas longe da ilha. Mas estamos bem. E cheia de saudades do blogue. Provavelmente, voltarei a escrever quando regressar de férias. Mas este tempo fez-me bem. Por isso, aconselho-a a parar também algum tempo, se sente que está a publicar por obrigação. Era exatamente isso que eu sentia. E isso não é bom. As pausas dizem-nos se é uma coisa passageira. No meu caso, foi. Estou mortinha por voltar. Só não o fiz ainda porque, como vou de férias, não fazia sentido voltar para parar a seguir. Mas em agosto, estou de volta, quase de certeza :)
EliminarUm beijo grande para si,
Ilídia
PS: Sim, o Manel está crescido. Fez 7 anos em junho e está a aproveitar muito bem as férias. Está moreno e robusto e feliz :)