Há quase um ano, conhecíamos os pintainhos com pantufas da Biofontinhas. Entretanto, os bebés cresceram. Elas transformaram-se em elegantes galinhas bicolores e ele, num garboso galo defensor da sua capoeira. A medo, e sob a proteção do Avelino, o Manel foi buscar os ovos acabados de pôr. E eu entretive-me a fotografar as galinhas dos ovos especiais.
Guardei os ovos que trouxemos para preparar uma receita que os merecesse. Enquanto preparava o brunch de domingo, lembrei-me que haviam de ficar bem a encimar um cogumelo portobello.
Ingredientes para três:
3 cogumelos portobello grandes
2 colheres de azeite + um pouco para regar os cogumelos e untar a assadeira
1 cebola pequena, picada
60 g presunto em cubinhos
queijo de cabra curado, a gosto
3 ovos (usei biológicos)
sal e pimenta, a gosto
Limpar os cogumelos, retirar-lhes os pés, regá-los com um pouco de azeite e colocá-los numa assadeira, untada.
Refogar a cebola com as duas colheres de azeite. Juntar o presunto e deixar cozinhar 2 a 3 minutos, em lume brando. Dividir a mistura pelos 3 cogumelos. Desfazer um pouco de queijo e distribuí-lo pelos cogumelos, para que derreta. Abrir um ovo sobre cada cogumelo, temperar a gema com sal e pimenta e levar ao forno a 180 graus, 15 a 20 minutos. Convém ir vigiando, para que o ovo não coza demais. Cá em casa, gostamos da gema bem líquida.
Ilidia,minha querida!
ResponderEliminarQue delícia!!! Esses cogumelos ficaram,como diz meu mano ao adorar um preparado,um verdadeiro escândalo. ..E esses ovos fizeram toda a diferença,lindos a parecer gemas de ouro...E apaixonei-me pelas lindas galinhas,tenho várias delas a decorar minha cozinha, adoro!
Um ótimo restinho de semana,beijinhos para vocês, Katia.
Ficaram muito bons, Cátia :) E a gema a escorrer nem se fala ;) Aquelas galinhas são lindas, com as patas peludas. Apetece trazer uma para casa e fazer festinhas :)
EliminarUma boa semana.
Um beijo,
Ilídia
Adoro cogumelos, que maravilha de sugestão!
ResponderEliminarObrigada, Luísa :)
EliminarAs galinhas dos ovos especiais:) Mesmo assim. A comida fica mesmo mais especial. Ainda ontem tive de fazer um almoço-flash e o recurso imediato foi mesmo em tons amarelos. Não esbranquiçado e sensaborão. Amarelo-sol. Sabes como é: há sempre ovos especiais no meu frigorífico.
ResponderEliminarGostei imenso desta tua hipótese. Um dia destes:)
Um beijo.
Mar
Estas galinhas põem ovos mesmo especiais. A alimentação é controladíssima: só plantas biológicas e aveia natural. Costumo ter ovos caseiros, de galinhas do campo, mas estes são ainda melhores. Quando os arranjo tenho de fazer com eles uma coisa que envolva gemas cruas ;)
EliminarEspero que faças estes cogumelos um dia destes. Num domingo preguiçoso como o nosso :)
Um beijo,
Ilídia
Gostei da receita.
ResponderEliminarAqui em casa tambem tenho a sorte de ter ovinhos postos por galinhas do campo.
Desses cogumelos fiz pela primeira vez na 2º. feira. com carne picada e queijo por cima, até a filha que não é muito dada a novidades gostou. Esta receita será sem duvida uma a seguir.
Também costumo comprar ovos de galinhas do campo. Mas estes são ainda melhores devido à alimentação especial das galinhas. Essa versão de cogumelos com carne e queijo parece bem. Quem sabe um dia destes ;)
EliminarOlá Ilídia,
ResponderEliminarsinto-me sempre tão bem ao passar cá, uma paz, uma alegria que transmites no texto e nas imagens.
Adoro sentir isso, como que em casa :)
E adoro este tipo de brunch, adorei a vossa mesa. E esses cogumelos com os ovinhos perfeitos, também gosto da gema líquida, para molhar no pão.
Um beijinho.
Olá, Inês.
EliminarFico muito feliz que gostes de me visitar :) Também gosto muito do teu Ananás e Hortelã :)
Normalmente, aos domingos, almoçamos em casa dos meus pais. Se eles têm algum compromisso e almoçamos em casa, a opção é quase sempre um brunch com uns pitéus deste género.
Um beijo,
Ilídia
Obrigada :)
ResponderEliminarBeijinho,
Ilídia