quinta-feira, 5 de março de 2015

Antecipação

Depois de um dia de trabalho, mais uma caminhada à beira-mar. Não obstante as limitações da insularidade, gosto mesmo de morar aqui. Saio do trabalho e em sete minutos estou em casa. Troco de roupa e calço as sapatilhas. Mais dois minutos e estou a caminhar, junto ao mar. E posso escolher o cenário: se me apetecer areia e gente, viro à direita, em direção à Praia da Vitória. Se preferir silêncio e o negro austero do basalto, viro à esquerda e dali a pouco estaciono no Porto Martins. 
Chego a casa e preparo este jantar. Nem todos os dias há paciência para moldar massas. Em dias como o de ontem, em que entro em casa já noite cerrada, só há tempo para pousar a chave e a mala, pôr esparguete a cozer e engendrar uns acessórios para lhe juntar. Hoje não. Hoje houve tempo. E vontade. Sempre que o jantar implica tirar o rolo do armário, é sinal de que há vontade de passar algum tempo na cozinha. Perto de mim, o Manel vai fazendo o trabalho de casa. E vai tagarelando. Ó mãe, detesto as tartatugas. Vivem mais do que nós e não trabalham! Não deixa de ter razão, o rapaz. Por outro lado, do que nos serviria uma vida longa de tédio? É o trabalho que nos permite valorizar os momentos de lazer. Para mim, são os dias longos e cheios que me fazem apreciar tanto o fim de semana. É já amanhã. Por falar em fim de semana, vou fazer o meu gelado de baunilha. Adeus :)


Folhado de frango e cogumelos


Ingredientes:
1 peito de frango, cozido (ou aproveitamentos de frango assado)
2 alhos-franceses grandes (apenas a parte branca)
200 g de cogumelos brancos + 150 g de cogumelos shiitake, laminados
3 colheres (de sopa) de azeite
brócolos q.b., em floretes
1 embalagem de massa folhada (usei da marca Continente, com 5 placas)
200 ml de natas magras
sal e pimenta preta a gosto
1 gema, para pincelar
sementes de sésamo (facultativo)

Cortar o alho-francês em rodelas e lavá-lo bem. Levá-lo ao lume, com o azeite, e deixá-lo refogar, até que amoleça. Juntar o frango, desfiado ou cortado em pedaços pequenos, os cogumelos e os brócolos. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos, em lume brando. Juntar as natas, temperar com sal e pimenta e deixar apurar cerca de 5 minutos.
Entretanto, esticar a massa, formando 2 retângulos. Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, colocar um retângulo e, no centro deste, o recheio. Cobri-lo com o outro retângulo e aconchegar bem as beiras. Se houver tempo (e paciência), com a massa que sobrar, cortar tirinhas e decorar a empada. Pincelar com ovo batido, polvilhar com sementes de sésamo e levar ao forno a 180-190 graus, até dourar. Servir com salada verde. 




8 comentários:

  1. Que bom aspecto têm esse folhado.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/velvet-de-limao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Clara :)
      Soube-nos muito bem.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Que delícia, minha querida!
    Apetecia,realmente,um pratinho desses...
    O ambiente parece muito acolhedor e harmonioso. ..E como é esperto o teu Manel?!
    Podias postar a receita do gelado,pois não? Tenha um delicioso final de semana,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      Não costumo fazer refeições tão elaboradas durante a semana, mas na quinta-feira apeteceu :)
      O Manel está numa fase engraçada, a começar a ler. Mesmo assim, dispensava os trabalhos de casa. Daí a inveja das tartarugas ;)
      Relativamente à receita do gelado, deixo o link. Já a publiquei há muito tempo, com umas fotos fraquinhas. Mas é muito bom :)
      http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2011/07/classico.html

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Adoro qualquer folhado com recheio, a massa folha é muito gulosa por isso evito.... mas é tão saborosa:)

    Trabalhar a 7 minutos de casa é uma benção:) Quem me dera aproveitava muito mais o dia:)

    Enquanto aguardo pelo teu gelado;) vou me deliciando aqui com o teu folhado:)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.

      Também não uso massa folhada com muita frequência. No entanto, esta foi esticada até ficar bem fininha, por isso não ficou pesada :)
      Trabalhar perto de casa é muito bom. E cá não há engarrafamentos ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Tenho essa vantagem, também. Há muitas desvantagens em viver em sítios mais ou menos pequenos, mas creio que se consigue ter o melhor de dois mundos. E sim, nas cidades, as distâncias medem-se em tempo e em esquemas mentais para fugir ao trânsito, às horas complicadas. Ainda há uns dias estive perto de perder a paciência, a tentar sair do Porto num final de tarde de sexta-feira e lembrei-me de como é fácil ir de um sítio para o outro, no meu lugar.
    Seja como for, o bom é tentarmos estar bem na nossa pele. Sob o sol que houver.
    Espero que já tenhas sol outra vez, que no domingo disseste que estava cinza, o céu.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No teu caso, tens mais facilmente o melhor de dois mundos. Eu tenho de voar para chegar "ao outro mundo". Mas estou habituada, sei que é assim, e lido bem com isso. Não trocaria a minha vida calma por uma vida na cidade, por mais que goste de as visitar de vez em quando :) Desespero com o trânsito, por isso, percebo bem a tua falta de paciência. E logo à sexta-feira, quando o que mais queremos é chegar a casa :)
      No fundo, como dizes, o que interessa é estarmos bem na nossa pele.
      Quanto ao sol, tem andado afastado. Hoje, temos aquela chuvinha que convida ao recolhimento. Mas eu também gosto assim :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.