segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Segunda-feira

Segunda-feira é um dia mal-amado. Cara de segunda-feira, humor de segunda-feira. Não tem de ser assim. Custa-me que seja assim. Por mais que apeteça prolongar o fim de semana, há que aproveitar os dias todos, segunda-feira incluída. E, para mim, o aproveitar passa por isto: pela preparação do jantar. Chego a casa e começo, ainda sozinha. Primeiro, música. Depois, livro-me dos saltos altos e visto uma roupa confortável. Dali a pouco, o ruído da chave. São eles que chegam. Manuel cheiroso, de cabelo molhado sob o gorro. Foi dia de natação. Conta-me as peripécias da aula. E pede-me para fazermos plasticina caseira. Descobriu que se pode fazer em casa e quer experimentar. Com pouca vontade, cedo. Depois do jantar. Mas antes, os trabalhos de casa. Instala-se na cozinha, perto de mim. Vou cozinhando e verificando se as contas estão certas. 



Hoje, o jantar foi simples, daqueles que se fazem a correr, em dias apressados.
Enquanto o pai arruma a cozinha, cumpro a promessa.  Ficam as receitas. Uma de comer e uma de brincar.

Penne com ervilhas, ricotta e bacon
(Adaptado de Dias com Mafalda, de Mafalda Pinto Leite) 

Ingredientes para 4:
400 g de penne (ou outra massa curta)
1 chávena de ervilhas congeladas
1 colher (de sopa) de azeite
200 g de bacon, cortado em tiras
1 embalagem de queijo ricotta ou requeijão
2 colheres (de sopa) de sumo de limão
1/2 chávena de salsa
sal e pimenta
parmesão ralado (para polvilhar)

Cozinhar a massa de acordo com as instruções da embalagem. Dois minutos antes de a massa estar pronta, juntar as ervilhas. Escorrer.
Enquanto a massa coze, colocar o azeite e o bacon numa frigideira e cozinhar até este ficar estaladiço. Juntar a massa e as ervilhas e misturar. Colocar a massa num prato de servir e juntar o ricotta, o sumo de limão, a salsa, o sal e a pimenta.
Polvilhar com o parmesão e servir.

Plasticina caseira
(Receita daqui)


Ingredientes:
160 g de água
120 g de amido de milho (maizena)
240 g de bicarbonato
1/2 colher (de sopa) de óleo
corante alimentar

Preparação na Bimby:
Colocar todos os ingredientes, exceto o corante, na Bimby e programar 10 minutos, 80 graus, velocidade 3. Colocar a massa na bancada, dividi-la e misturar os corantes, amassando bem, com as mãos, até obter uma cor homogénea. Pelo menos numa fase inicial, convém usar luvas, caso contrário, ficaremos com as mãos tingidas. No fim, guardar as plasticinas em sacos de plástico, para que não sequem.

Preparação tradicional:
Misturar todos os ingredientes e levá-los ao lume brando, mexendo, até obter uma bola. Colocar a massa na bancada, dividi-la e misturar os corantes, amassando bem, com as mãos, até obter uma cor homogénea. Pelo menos numa fase inicial, convém usar luvas, caso contrário, ficaremos com as mãos tingidas. No fim, guardar as plasticinas em sacos de plástico, para que não sequem.





14 comentários:

  1. Que giro.. Nao sabia que dava para fazer plasticina em casa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não. Foi o Manel que descobriu e me pediu para fazer :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Essa receita ficou com óptimo aspecto essa massa com ervilhas, ricotta e bacon.
    Já tinha ouvido falar mas ainda não conhecia a receita da Plasticina caseira.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/alho-frances-espiritual-e-banana-frita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clara.

      Obrigada pela sua visita. Estas receitas são boas para aqueles dias em que há pouco tempo. Enquanto a massa coze, faz-se o resto. E em pouco tempo, jantar na mesa :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Eu gostei sempre das segundas-feiras, excepto na 3ª classe, que tive uma professora que nos chamava ao quadro e que fazia perguntas com um ar ameaçador:) Aí não gostava nem um pouco das segundas-feiras.
    E sim, adivinhar as coisas todas que fazemos com gosto, com os nossos horários, que cumprem a nossa vontade mais de dentro. Essas coisas fazem com que os dias sejam resgatados.
    A minha segunda-feira foi dia de reuniões, depois de muitas aulas. E foi dia de deixar a descongelar comida que tinha feito com tempo. Guardada para um dos dias em que não iria haver tempo. Arranja-se sempre maneira:) A vida é assim. E é bem linda, não obstante uma série de coisas.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gostava da segunda-feira quando trabalhava na Graciosa e tinha de apanhar o avião, de madrugada, para ir trabalhar. Desde então, gosto. E se há um dia em que não me apetece muito sair de casa, penso naquele tempo e isso ajuda-me a encarar a minha realidade de agora, que é bem melhor :)
      Às vezes é assim: comida descongelada, para salvar o jantar. Mas, concordo contigo, mesmo assim, a vida é bem linda :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Olá Ilídia,

    De facto considero a segunda - feira um dia difícil. Mas, muito importante.

    Se a semana começar mal, às vezes continua assim até ao fim.

    E sim, aquelas tarefas de todos os dias são a salvação dos dias e das semanas. Mesmo que, por vezes, com pouco tempo.

    Quando assim é, refeições destas, são uma grande ajuda. Em pouco tempo, sentamo-nos á mesa e vamos comendo, conversando e relaxando.

    Não fazia a mais pálida ideia de que se podia fazer plasticina em casa! Está a ver professora? Uma aula virtual.

    Um beijo do Algarve, com frio e chuva

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.
      No meu trabalho, não é bem assim. Os dias nunca são iguais. E acontece haver uma segunda mazinha seguida de dias bons e vice-versa :) O que vale é que há sempre o final do dia, o regresso a casa, aos meus rapazes, à minha cozinha. E isso salva tudo.
      Nisto da plasticina, foi o meu filho que, curioso como é, quis investigar com o pai como era feita a plasticina e descobriu que se podia fazer em casa.

      Um beijo dos Açores, com sol e céu azul (tem sido assim, este janeiro :)

      Ilídia

      Eliminar
  5. Ilídia,
    Tens tudo para que todos os teus dias sejam com sábado.Se estivessemos sempre de férias nao dariamos valor ao som da chave na porta e os teus homens a chegar a casa nao é? Um grande beijinho e bom fim de semana. (Tenho muitas saudades....a padaria está aberta e já temos CpJ)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana. Que bom ver-te de regresso :) De facto, o tempo só é tão precioso porque não abunda. E estas rotinas dos dias de trabalho também são tão saborosas :) Há que aproveitar todos os dias, cada um à sua maneira.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Vês os meus comentários?...haverá qq coisa errada aqui ou já nem sei deixar um comentário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo sim :) Acho que ficaram "pendurados" um dia. Também tenho andado muito menos assídua. O tempo, lá está ;)

      Eliminar
  7. Eu como trabalho aos sábados e só tenho o domingo, já nem penso na segunda feira dessa forma, para mim acaba por ser sempre um dia de trabalho como outro :) não vejo como um dia mau, se bem que se calha a ela um feriado, fico mesmo muito contente!
    E uma massa destas tb me deixa muito feliz, e por te ver nessas brincadeiras com o Manel.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que também gosto de um feriadinho. Quem não gosta? ;) Mas não ando por aí a lamentar-me por ser segunda-feira. Tento aproveitá-la o melhor que posso. Nem todas as segundas-feiras há plasticina caseira, claro, mas tento sempre aproveitar os serões o melhor que posso :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.