domingo, 25 de janeiro de 2015

Recordar

A 23 de maio de 2012, a minha vida era diferente. Trabalhava noutra escola, os colegas eram outros e desempenhava funções diferentes das que desempenho atualmente. 
Hoje, andei a fazer limpeza aos rascunhos do blogue. Apaguei alguns posts começados, ou porque não gostava da fotografia ou simplesmente porque deixaram de fazer sentido. Mas reler os rascunhos do blogue é recordar um bocadinho a nossa vida. As pessoas com quem convivíamos diariamente, as rotinas de outros tempos, episódios dos três e quatro anos do Manel, que já nos deixam saudades. Há quase três anos, eu escrevia isto: "O meu menino está a crescer muito depressa. Está a deixar de ser bebé. Já lá vai o tempo em que nós dizíamos “Mamã” e “Papá”, ele repetia e nós ficávamos embevecidos com as primeiras palavras do nosso rebento. Ouvíamos com ele as músicas para bebés do Raymond Lap. E ele cheirava a bebé. Já não cheira a bébé. Cheira a um menino que anda por aí a correr e a transpirar. Diz frases complexas. A lista de vocabulário está mais vasta. Tanto diz Gosto muito de ti. como, se não está contente, És egoísta!. A música vai variando. Ainda ouve Raymond Lap, juntamente com o que vamos ouvindo cá em casa. Absorve tudo. Tanto ouve (e aprecia) Madredeus como músicas de filmes da Disney ou do Jim Jam." Passado este tempo, tenho saudades da altura em que o Manel estava a aprender a dizer frases complexas e em que não dizia que o Jim Jam é um canal para bebés :)

No meio dos posts antigos, encontrei esta receita de salmão, de há quase três anos. 
Não a faço muitas vezes, porque o meu marido não gosta do doce do mel combinado com o sabor do salmão. No entanto, a combinação do mel e da mostarda, mesmo não agradando a todos os palatos, é uma combinação feliz. Para além disso, esta é uma daquelas receitas fáceis e rápidas, sempre úteis num repertório de cozinha. A dica foi-me dada pela Ivone, na sala de professores da minha antiga escola, provavelmente perto da hora de almoço, quando as conversas sobre comida começavam :)

Ficam as flores deste fim de semana e receita de há quase três anos :)



Salmão grelhado 
com mel e mostarda de estragão


3 postas de salmão (ou lombos)
1 colher de chá de mostarda de estragão (ou de Dijon)
1 colher de chá de mel (um pouco menos de quantidade do que de mostarda)
sal e pimenta a gosto

Temperar o peixe com sal e pimenta. Reservar.
Aquecer o grelhador. Quando estiver bem quente, pôr o peixe na grelha. Pincelar com a mistura de mel e mostarda e deixar grelhar.

Acompanhei o meu salmão com batata-doce cozida. Servi o deles com batatas cozidas, pois o pai não gosta de batata doce e contagiou o filho (Este parágrafo foi copiado do post original. Há coisas que se mantêm: passados três anos, muita coisa mudou, mas os meus homens continuam a não gostar de batata doce :)

11 comentários:

  1. Passa tão depressa nao é.? Estou a ver se me lembro do primeiro post que li aqui.....lembro-me de que um dos primeiros tinha uma to alba de renda, qq coisa com o Eça seria? Amanha é segunda feira e dia de nataçao do teu menino. Tem uma excelente semana. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não me recordo de um post com toalha de renda e Eça juntos. Em separado, sim :) Acho que nos começámos a visitar no início do "Hoje para jantar" e convidei o Dâmaso. Será que é desse post que te lembras? Este mês, não sei se participo. A imaginação anda em baixo e o trabalho em cima ;)
    Sim, amanhã é dia de natação, mas o meu menino está com gripe. Espero que já possa ir na quinta-feira.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Bela receita! Gosto imenso de salmao!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita saborosa e fácil, Susana. Experimente.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Querida Ilídia,
    Não tenho deixado registo das minhas visitas e continuo a adiar «o» telefonema. Quando colocamos a conversa em dia?! parece que 2015 começou cheio de trabalho para ambas, mas temos de arranjar um tempo, certo?
    Nem sei como ainda tenho feito publicações no blog, apesar da falta de qualidade das fotos. Já tu continuas a primar pela qualidade das tuas.
    Hoje o jantar é salmão. Fiquei com curiosidade de experimentar a tua versão mas agora, para ter tudo muito organizado, faço compras ao fim de semana de acordo com uma ementa previamente estipulada e tendo como auxiliar as receitas de 15 minutos do Jamie :))))) Hilariante! As minhas receitas costumam ser mais rápidas ;)
    Um abraço de muitas saudades,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida.

      Esta semana foi impossível: primeiro, Manuel doente e, logo a seguir, eu. Estou em casa, com gripe. Desta vez, com febre alta e tudo.
      Eu gosto das tuas fotos. A qualidade técnica não é tudo. As tuas fotos têm alma e são muito tuas. Continua a publicar, que nós gostamos ;) Eu também já perdi mais tempo com as produções fotográficas. Não há tempo.
      Não consigo essa tua organização no que diz respeito às ementas. Já tentei, mas acabo por nunca as cumprir. Às vezes, o jantar é decidido na hora, de acordo com o que há no frigorífico e na despensa. Sem energia nem tempo para fotos. Experimenta o salmão. É do mais rápido que há ;)

      Um abraço, também com saudades.

      Ilídia

      PS: Este fim de semana, vamos ver se conseguimos "o" telefonema :)

      Eliminar
  5. Três anos são muitos dias. Esta receita estava à espera de ser post de 2015, então. Como as coisas mudam, por um lado. Como se mantêm, por outro lado. Seja o que for e por mais que os rascunhos das nossas vidas tenham de ser revistos, há coisas que não são passíveis de revisão. E isso é muito. Lá atrás, há três anos. E agora.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, foi a única receita resgatada de tantas antigas que encontrei. Trouxe-me outros tempos e as pessoas daquela altura. Para além disso, pela sua simplicidade e sabor, achei que merecia ser partilhada aqui.
      Em três anos, muita coisa mudou, sim. Mas a maior parte permanece. Ainda bem.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. É verdade...o tempo voa!
    Gostei de ler o teu post, pois fez-me recordar as "gaitadas" dadas na sala de professores.
    Já tudo mudou e a sala de profs anda mais silenciosa!!!!
    Fazem falta as pessoas a quem nos afeiçoamos.
    Cá em casa, é um dos nossos pratos favoritos de salmão!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta receita fez-me recordar o intervalo antes da última aula da manhã, quando a fome começava a aparecer, e desatávamos a falar de comida. Acontecia sempre :)
      As pessoas é que fazem os lugares. E nas escolas isso nota-se muito. De ano para ano, parecem lugares diferentes, com pessoas diferentes. E às vezes isso custa um bocadinho. Principalmente se as gaitadas diminuem, o que nunca é bom sinal ;) Também tenho saudades dos nossos intervalos.
      É uma receita muito boa, sim. Obrigada :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  7. E é tão bom recordar.
    Recordo-me de quando conheci o teu blog, e fiquei logo presa aos teus textos, que gosto semrpe tanto de ler. O post era algo a ver com o que vem da terra, horta ou pomar, e senti-me em casa.
    O Manel cresce bem e é um menino feliz! O tempo passa a voar, mas os momentos especiais ficam sempre no coração.
    Adoro mel e mostarda, em casa são esquisitinhos com essa combinação, mas quando estou sozinha adoro fazer. Um beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.