quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Mais do mesmo e uma receita de ovos

Há um ano, escrevia isto. Perguntava-me como seria o ano que estava prestes a começar. Passado um ano, posso dizer que 2014 foi bom. Não o superlativo, pois pelo caminho houve um ou outro dissabor. Houve momentos tristes, de desilusão, de ansiedade, de medo, de insegurança, por esta ou por aquela razão, mas a maior parte foi feliz. E houve dias quase perfeitos. E quando penso nesses dias mesmo muito bons, vejo aqueles que passámos os três, em situações mais ou menos rotineiras. Na nossa casa ou longe dela. Mas muitos dos melhores momentos que passámos foram aqui, naquele que, para nós, é o melhor lugar de todos. 
Passado um ano, reitero o meu elogio da rotina. Repudio as frases de filósofos de algibeira, daquelas que ficam bem no Facebook, dentro de caixinhas de arabescos, que a pintam de bicho papão. Eu gosto de chegar a casa, fazer o jantar, enquanto o Manel faz os trabalhos de casa e o pai o supervisiona. Gosto das noites à lareira, no inverno, e no jardim, no verão. Gosto de todos os momentos que passamos juntos, na nossa felicidade banal. Momentos especiais na nossa normalidade. Afinal, ser feliz não é difícil. Se houver aqueles básicos que desejamos uns aos outros no início de cada ano, o resto é fácil. Somos nós que às vezes complicamos e somos ingratos, que não vemos o (tanto) que temos. 
Gostaria, como é natural, que, em 2015, o mundo andasse mais concertado. A nível pessoal, ficaria feliz se fosse igual a 2014. Não peço mais. 

Hoje, fica a receita de ovos em cocotte que servi no primeiro brunch do ano. Uma refeição preguiçosa, tomada a três, à qual se seguiu uma tarde de cinema no sofá. Um dos tais dias quase perfeitos. Banais para muitos. Não para nós.

Ovos em cocotte


Ingredientes por ramequim:
1 ovo
1 colher (de sopa) de natas magras
sal, pimenta e noz moscada
manteiga derretida para untar os ramequins
Para servir: bacon e tiras de pão torrado

Pré-aquecer o forno a 190 graus.
Com a ajuda de um pincel, untar os ramequins.  No fundo de cada um, colocar um ovo e uma colher de natas. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Colocar os ramequins num tabuleiro e levar ao forno 15 minutos, no máximo (Se gostarem da gema crua, como eu e o Manel, deixem menos tempo.). Ao lado dos ramequins, colocar tiras de bacon, para servir com os ovos. Entretanto, torrar tiras de pão. Servir os ovos com o bacon e o pão torrado. 


Foi este um dos nossos filmes da tarde de hoje. A história de um homem bom que, por ser diferente, não tem lugar naquela sociedade perfeita em tons pastel. 






12 comentários:

  1. Minha querida,
    E tem melhor maneira de se viver a vida?! Compartilho dessa tua idéia de felicidade e por aqui , seguimos quase ao mesmo molde de vocês. .. E assim somos felizes!
    E miminhos, como esse brunch maravilhoso, aquecem por demais a vida. ..
    Que continuem a viver felizes,unidos e fortalecidos no amor,feliz ano novo!
    Beijinhos, especiais para o Manel,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só assim se consegue ser feliz, Kátia. A apreciar vida de todos os dias, que se quer bem vivida, bem saboreada :)

      Um 2015 muito feliz para si e para os seus.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Que este ano seja repleto destes dias banais que para nós são tanto. Adorei espreitar o teu brunch de ano novo;-)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo-te o mesmo, Babette. Que 2015 seja recheadinho de momentos bem doces, junto com os nossos. O brunch tardio soube bem. E a tarde preguiçosa que se lhe seguiu também ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada, Sandra. Um ano feliz para si também.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  4. "Mais do mesmo" é muito mais do que aquilo que normalmente se pensa. Creio que tenho cada vez menos coisas como certas ou pacíficas. Aquilo que sei é que descanso sempre no meu quotidiano. Em cada um dos dias. Bem medidos na sua aparente insignificância. Por isso, é bem fácil: peço sempre mais um dia. E procuro viver por inteiro e inteira cada um dos dias mais maravilhosos da minha vida: aquele que está a ser vivido. Com tudo o que isso implica.

    E adoro receitas com ovos. Tu sabes:)

    Feliz dia 2 do ano novo!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveitar cada dia, saborear as coisas aparentemente banais. Se me começo a esquecer disso, devido ao peso dos dias, faço por acordar e forço-me a valorizar o que está à minha volta. É importante, este exercício. E, tal como dizes, vivo o presente, sem estar constantemente a pensar num futuro que não sabemos como será.

      Sim, esta receita com ovos é mesmo a tua cara ;)

      Continuação de um bom domingo.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Bela receitinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. É tão bom essa rotina, essa "banalidade" que nos dá conforto e lugar.
    Eu consigo apreciá-la nos pequenos detalhes do dia-a-dia, no chegar a casa e estar tudo igual.
    Nas coisas boas de estar com quem gosto de estar.
    Viver um dia de cada vez, desejando coisas boas, e aprendendo com as menos boas.
    Acima de tudo tentar ser feliz com o que temos, isso é o melhor.
    E eu não sou pessoa de fazer resoluções de ano novo, enquanto comíamos as passas na passagem de ano, todos muito calados e pensativos (a pedirem os desejos) e eu olhava para eles e só pensava, eu só quero ser feliz e ter saúde e trabalho, que venham mais dias assim.
    E adoro ovos em cocotte e adoro ler-te. Espero que tenhas um feliz 2015!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais vejo as pessoas insatisfeitas, a queixarem-se da rotina, de terem de fazer jantar e cuidar da casa. No fundo, a queixarem-se da vida de todos os dias. Deve ser uma tristeza viver assim. Precisamente porque é a vida de todos os dias, lá está. Não devemos ser felizes apenas quando vivemos uma aventura diferente ou quando estamos de férias. Também devemos procurar sê-lo no dia a dia. É assim que vejo as coisas e é assim que sei viver.
      Os teus desejos de Ano Novo são os meus. Os de todo o ano no fundo. E sabes, eu nem como passas na passagem de ano ;)

      Um beijo para ti. E um 2015 muito feliz.

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.