segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Um doce 2015

Este ano, quis o Natal em branco e verde. Sobre uma toalha branca, o trigo tradicional, ramos de pinheiro e muitas velas. Não foi preciso muito mais. Família reunida e comida saborosa, com influência de muitas paragens. Novamente o fiambre de Natal, bacalhau cozido e peru, recheado pela minha mãe. 




A juntar às sobremesas de sempre, o Pudim Abade de Priscos, uma receita desta minha amiga de longe. Um pudim belíssimo, com uma textura untuosa, densa e luxuosa. A receita pode ser lida aqui, pela mão da Mar. Reproduzi-a sem alterar absolutamente nada. Apenas um caramelo mais escuro, a julgar pelas fotografias. Quanto ao resto, tudo igual: as mesmas vinte e cinco gemas, a mesma quantidade de açúcar, as mesmas lascas de presunto, com a gordura a distribuir um sabor cuja origem não se consegue identificar.  E, creio, o mesmo sabor de um doce tão delicado que parece não ser feito neste mundo.



Com esta mesa branca e verde e este doce muito rico, desejo a todos quantos por aqui passam um ano muito feliz. Que a doçura, a serenidade e a esperança nunca nos abandonem.

10 comentários:

  1. Feliz ano novo! Que bela mesa :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana.

      Um 2015 muito feliz para si também.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Ficou tão bonito, tudo. A tua mesa branca e verde. Com luzes espalhadas. E acho bem lindo, esse hábito do trigo. Muito simbólico. Do pudim, consigo dizer que fico muito feliz por teres tido esta receita à tua mesa. E num dia tão especial. Tens razão. É um doce divinal. Do género de não parecer pertencer a este mundo.
    E sabes, adoro fiambre dessa maneira. O Vasco não quer que eu faça. Já estive tantas e tantas vezes para reproduzir uma receita que aprendi nos Varais, no Douro. Ele demove-me sempre. Mas eu estive a pensar e acho que vou contrariá-lo, por conta das queijadas todas que ele comeu:) É tão bom e aromático. De vez em quando, não o percebo.

    Um beijo grande. E sim, que seja bem doce, o nosso ano que vai começar.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Depois de toalha vermelha no ano passado, este ano apeteceu-me uma coisa mais zen. Também gosto muito. Para além do simbolismo, acho bem decorativo ;)
      O pudim é mesmo bom. E foi bem consensual. Toda a gente adorou.
      Quanto ao fiambre, o Paulo também não aprecia. Por isso, só o faço no Natal, quando há mais comida na mesa. Tenta o mesmo quando tiveres convidados. Os homens são mesmo assim: às vezes, não se percebem ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Querida Ilídia,
    Parece-me que ambas resolvemos "mostrar" no Natal neste Natal como as amizades criadas através dos nossos blogs podem ser bem verdadeiras. Pensar na Mar e tentar concretizar a sua versão do Pudim Abade de Priscos é, de alguma forma, uma homenagem a essa possibilidade. Tu foste mais à frente, eu fiquei-me pelo desejo ;)
    E as tuas fotografias fazem justiça ao bom que é esta sobremesa. Com a azáfama não consegui nenhum registo bom, mas ficou a ideia :)
    A tua mesa está linda, e muito como gosto, com "corredores verdes". Tal linda que me insprirou para a do final de ano! É esta a magia da blogosfera.
    Fica com um abraço de muita amizade,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que sim :) E todas pensámos no Abade de Priscos :) Tão, mas tão bom!
      Tirei as fotografias da fatia no dia seguinte, pois restou um bocadinho (a minha família não é muito grande ;) Se reparares, a que tirei na noite também ficou escura.
      Também adoro estes "corredores". Já a mesa do ano passado tinha um :) Fico feliz por te ter inspirado. Também venho sempre do teu blogue mais inspirada :)

      Um abraço para ti também.

      Ilídia

      Eliminar
  4. Olá Ilídia,

    Acho que a mesa de Natal ficou linda e também é linda esta partilha virtual que, quando as pessoas

    querem, se torna real. Bem real!

    E, quero deixar os meus votos de um Feliz 2015. Faço minhas as suas palavras: com doçura, serenidade e esperança.

    Só acrescento mais uma coisa: saúde.

    Um beijo do Algarve!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Tem razão, isto de transformarmos o virtual em real é bem bonito :)

      Um 2015 muito feliz para si também, cheio de tudo o que mais desejar.

      Um beijo dos Açores,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Minha querida amiga!
    A mesa de Natal ficou lindíssima e muito deliciosa... Estou querendo fazer esse pudim da Mar há algum tempo,me parece realmente imperdível!
    Desejo que tenham um Ano Novo muito feliz, cheio de amor e paz. E,como dissemos, que seja doce! Beijinhos para vocês, tudo de bom,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É imperdível mesmo :) Faça, que não se vai arrepender.
      Tudo de bom para si também, Kátia.

      Um beijo,

      llídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.