quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O conforto de uma tarte de maçã

Tarte de maçã é doce de estações frias, que combina com bebidas e conversas e momentos quentinhos. E o prazer de comer uma fatia de tarte não será muito maior do que o de a fazer. Tarte de maçã é uma sobremesa rústica, a lembrar casas de campo com cozinhas acolhedoras, onde repousam caixas de fruta madura. Gosto de toda a azáfama que envolve uma bancada enfarinhada, a massa a ser rolada, a forma a ser untada, a fruta a ser picada. Sabe bem ver a tarte a ganhar forma: dispor harmoniosamente os pedacinhos de maçã, preencher os espaços entre cada um com o creme e, finalmente, colocar a forma no forno. Tão simples e tão saboroso, este ritual. Transformar três maçãs, açúcar, farinha e mais meia dúzia de ingredientes numa tarte bonita e perfumada faz-me sentir muito útil, muito dona de casa. Às vezes sabe bem. Principalmente porque é só às vezes. E gosto da espera. Aquela sensação de que a nossa parte está feita, de que o resto é com o forno. Fiz esta num sábado frio e, enquanto esperei que cozesse, sentei-me a ler um livro, à lareira. 


Esta versão, um clássico da reconhecida escola de cozinha Le Cordon Bleu, é simplesmente a melhor tarte de maçã que já comi. Uma daquelas receitas de ter por perto, para quando apetece uma sobremesa a saber a outono ou inverno ou para oferecer aos amigos que nos visitam.

Tarte da Normandia
(Ligeiramente adaptada de Le Cordon Bleu - Cozinha Regional Francesa, H.F.Ullman)


Ingredientes para 6-8 pessoas:
Massa
250 g de farinha sem fermento
150 g de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 ovo
50 g de açúcar
1-2 gotas de extrato de baunilha

3 maçãs médias (usei reinetas)
sumo de 1 limão
2 ovos + 1 gema
60 g de açúcar
1 colher (de chá) de canela em pó
200 ml de natas
açúcar em pó para polvilhar (não usei)

Preparação:
Unte uma forma de tarte alta com 22 cm de diâmetro (usei uma forma de mola, com o fundo amovível) e guarde-a no frigorífico para a manteiga endurecer.
Para fazer a massa, peneire a farinha para dentro de uma tigela grande e incorpore os cubos de manteiga, esfregando rapidamente com os dedos, até obter uma massa semelhante a migalhas de pão. Faça uma cova no centro da mistura. Bata o ovo com uma colher de sopa de água e deite na cova, juntamente com o açúcar, a baunilha e uma pitada de sal. Incorpore gradualmente a farinha, até se formar uma massa grosseira. Empurre com a base da mão e vire com as pontas dos dedos até estar lisa. Embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorífico 20 minutos.
Descasque as maçãs e retire os centros. Corte cada maçã em oitavos, misture as fatias com o sumo de limão e guarde no frigorífico até usar.
Bata levemente os ovos e a gema com o açúcar. Acrescente a canela e as natas. 
Estenda a massa num círculo com a espessura de 2-3 cm e forre a forma de tarte (como a minha massa, talvez por falta de jeito da minha parte, se partiu, coloquei-a no centro da forma e fui-a estendendo com as mãos, fazendo-a subir pela parte lateral da forma). Segundo a receita original, deve-se refrigerar a forma, com a massa; no entanto, saltei este passo e não creio que tenha feito falta. Às vezes, não faz mal usar atalhos ;)
Disponha as fatias de maçã de forma decorativa no fundo da forma, enchendo-a bem, e cubra com a mistura de ovos e natas. Leve ao forno, aquecido a 170 graus, durante 45 a 60 minutos, ou até o recheio estar firme. 



18 comentários:

  1. Que delicia, adoro este tipo de sobremesa! :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de bolos com maçã, ficam sempre tão bons!
    O que mostras está fantástico, mesmo apetitoso :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro tarte de maçã, com bastante canela. E claro, se é para ser sobremesa, tem que levar uma quenelle de double cream :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma bola de gelado de baunilha? Fica mesmo bom, principalmente se a tarte for servida morna ;)

      Eliminar
  4. Olá Ilídia,
    Sabes o que fiz este sábado?
    Uma tarte de maçã francesa! A pedido do homem da casa que adora esta tarte.
    Segui uam receita que indicava ser à maneira francesa, mas não tive de preparar a base, pois a indicação era massa folhada (e eu nunca faço massa folhada).
    Acho que terei de experimentar esta versão. Parece mais "francesa" que a minha ;)
    Também estive a ler enquanto esperei que saísse do forno, mas sempre interrompida por outras tarefas, porque serviu para o brunch e, apesar dos colaboradores, há coisas que ainda sou eu que "domino" :)
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito das versões com massa folhada. Mas, tal como tu, nunca a faço em casa (e, sinceramente, desconfio que algum dia me dê para isso ;). Experimenta esta. Gostei muito. Fazia sempre uma do chefe Silva, também muito saborosa, mas gosto ainda mais desta. Este fim de semana, foi bolo de laranja :)

      Um abraço,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Olá Ilídia,

    Julgo poder afirmar que tarte de maçã é o bolo preferido do meu marido.

    E esta, sendo adaptada da "Cordon Blue" deve agradar-lhe duplamente porque ele é meio "arraçado" de francês, viveu em Paris durante 20 anos.

    Já está, portanto, na lista de "a fazer brevemente" (se ele sabe, passa de brevemente a imediatamente).

    Talvez até para a mesa de Natal.

    Um beijo do Algarve e votos de boa semana e, porque não, já de bom fim - de - semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Experimente então fazer a tarte para o seu marido "arraçado" :) Acho que ele vai aprovar. E depois venha contar como correu :) Também me ocorreu fazê-la para a mesa de Natal. Quem sabe?

      Um beijo dos Açores. E um bom feriado,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Hello,
    a tua tarte de maçã parece muito bem, mas a melhor tarte de maçã que conheço
    é a da minha mãe. Vai-me acompanhar para sempre!

    beijocas
    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim. Há receitas que são as das mães e pronto! Nem vale a pena experimentar outra, que já sabemos que lhe faltará qualquer coisa ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Ilídia,
    gosto tanto de te ler, consigo imaginar mesmo essa tarde de frio, o preparar da tarte, o cheirinho a pairar no ar, coisas tão boas e simples e que nos sabem tão bem.
    Adoro tarte de maçã. Associo sempre a este tempo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas tardes de tartes no forno são tão boas que colocam tudo no lugar. Põem-nos prontas para mais uma semana, por mais dura que seja :)
      Também associo tarte de maçãs ao frio :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  8. Tarte de maçã é mesmo o conforto máximo, Ílidia, é o que mais me apetece fazer nesta altura. Está tão apetitosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura, mais do que nunca, apetecem-me bolos de fruta. Este fim de semana foi bolo de laranja. Outra maravilha, que aparecerá por aqui um destes dias ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.