sábado, 15 de novembro de 2014

Fast-food saudável para o almoço de sábado

Estava a precisar de um sábado assim, preguiçoso. Um sábado de despertar suave, ao som da chuva nos vidros. Os dias influenciam mesmo a forma como olhamos para o tempo. Se hoje fosse segunda-feira, dificilmente veria com os mesmos olhos uma manhã chuvosa. Mas não. Hoje é sábado. Hoje é um daqueles dias. Um dia de pouca luz e muito de casa, passado entre mantas e almofadas e livros e velas acesas. Um daqueles sábados de bolos aromáticos à espera de uma chávena de café. 







Cá em casa, muitas vezes, o almoço de sábado é de fast-food. Uma tradição nossa, que aconteceu sem que planeássemos. Não fast-food de grandes cadeias internacionais, que (ainda) não as há por cá. O nosso fast-food, feito com os nossos ingredientes de confiança. Desta vez, hambúrgueres da última abrótea que comprei ao Paulo, que acabou por ter um destino diferente daquele que planeara. Inspirada numa receita de hambúrgueres de salmão perdida numa revista antiga, moldei os meus hambúrgueres com abrótea do mar dos Açores. Ao contrário de outros tempos de mais paciência, em que teria feito o meu próprio pão, usei bolos de leite da Padaria Lajense, os preferidos do meu filho. 
Depois do almoço, outra rotina dos últimos tempos: trabalhos de casa.  Enquanto o Manel desenhava letras ainda um bocadinho toscas e fazia contas de somar, fui escrevinhando este texto. Por perto, o bolo de iogurte da Mar, desta vez perfumado com canela e noz moscada. 





Hambúrgueres de abrótea
(Adaptados da revista Saúde à Mesa, Março de 2014)


Ingredientes para 3 hambúrgueres:
300 g de filetes de abrótea (salmão, na receita original)
1 cebola pequena
1 colher (de chá) de caril 
1 colher (de chá) de gengibre fresco, ralado
1 raminho de salsa ou coentros (usei salsa)
3 pães de leite
azeite para untar

Preparação:
Cortar o peixe em cubos pequenos e triturá-los, numa picadora, até que fiquem bem desfeitos.
Descascar a cebola, picá-la, bem fininha, e misturá-la com o peixe. Adicionar o caril, o gengibre, a salsa, picada, envolver tudo bem e, com a ajuda de um molde ou com a mão, formar 3 hambúrgueres.
Levar ao lume uma frigideira anti-aderente, untada com azeite, e cozinhar os hambúrgueres, de ambos os lados. Servi-los com pão, salada e molhos a gosto.

14 comentários:

  1. Deste lado da ilha o dia foi parecido :) Cozinha, roupa, bolo de iogurte da Mar e hambúrgueres para o jantar. Ah, e gatos e lareira acesa ;) Agora vamos ver um filme.
    Beijinhos cá de casa e boa noite.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a semana passou tão depressa :) Acabámos de jantar, já estou de novo à lareira, com os gatos por perto, e tenho no forno o "teu" bolo de laranja ;)

      Beijos para os três,

      Ilídia

      Eliminar
  2. No Porto Tb choveu que Deus a dava.... Conseguimos sair por volta das 14h para fazer compras. Mas tirando isso, o sábado foi em modo preguiça, com refeições que sobraram de outros dias e apenas um arroz doce (pouco doce) fresquinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem tão bem sábados (e domingos) de preguiça. Este sábado não posso, que tenho compromissos, mas no domingo conto preguiçar bastante ;)
      Arroz doce (mesmo que pouco) parece-me muito bem :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que linda(s), tu e a Maria:) "o bolo de iogurte da Mar" é uma formulação bem amorosa. Mesmo que não seja bem assim. Nisto dos bolos de iogurte há várias versões, pelos vistos. Eu faço como aprendi com a minha mãe e resulta sempre. Com uns dados acrescentados, de vez em quando. Canela e noz moscada soa tão bem. Feliz por teres tido um sábado assim nesse espírito.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo de iogurte será sempre "da Mar" :) Gostei bastante da versão "spicy". Hoje, estou a fazer bolo de laranja, com laranjas de casa, da laranjeira do meu pai. Cheira tão bem!

      Um beijo para ti também. E um bom fim de semana.

      Ilídia

      Eliminar
  4. Por Lisboa, não choveu mas estava frio.
    Que hamburgueres deliciosos.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, por aqui, também está aquele frio bom, principalmente porque é fim de semana :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Olá Ilídia,

    Eu confesso que não gosto nada de chuva, nem para a preguiça.

    Mas, com esta descrição do dia e estas fotografias até nem me importava.

    Não é o frio e muito menos o facto de ficar em casa, que gosto muito. O problema é mesmo com a chuva.

    Gostei dos hambúrgueres. Fica registada.

    E apeteceu-me imenso ser gato! As fotografias deles transmitiram-me a ideia de que é muito bom o "dolce fare niente". Só aconchego.

    Como são sábios!

    Um beijo do Algarve e votos de boa semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Eu gosto de chuva. Pelo menos ao fim de semana. A casa é mais casa nestes dias. Uma espécie de redoma à nossa volta. Gosto muito!
      Às vezes, também invejo os meus gatos. Têm uma vida linda e despreocupada.

      Um beijo. E um bom fim de semana para o Algarve.

      Ilídia

      Eliminar
  6. Oi, minha querida, boa noite!
    Tivestes um sábado muito delicioso,com toda certeza! Adorei a receita e vou experimenta-la muito em breve. E não perdes nada em não ter por aí uma grande rede de fast-food...
    Meu sábado, foi de muita agitação,pois comemoramos os 11 aninhos de nosso caçula, Gabriel,e recebemos a família e alguns amiguinhos em casa.Foi ótimo,as crianças se divertiram muito!
    Tenha uma ótima semana, beijinhos para vocês, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Kátia.
      Foi muito bom, sim. Os fins de semana são importantes para repor energia para as semanas agitadas que normalmente tenho.
      Não costumo frequentar cadeias de fast-food, nem quando saio da ilha. Agora anda toda a gente contente porque vai abrir um Burguer King na Terceira. Não conto ser cliente assídua ;)
      Parabéns para o Gabriel. Que seja muito feliz.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  7. E que bom que é um sábado assim, calmo e de conforto.
    E esse tipo de fast food é das que eu adoro : ) come-se tão bem!
    Espero que estejas bem, tenho saudades de falar "escrever" contigo, o tempo passa depressa demais às vezes, mas gosto sempre muito de aqui passar isso sabes.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom mesmo :) Espero ter mais um dia assim este fim de semana.
      Estou bem, Inês. Durante a semana, passo os dias a correr, e chego a casa tarde. Nem dá para vir aqui. Só mesmo ao fim de semana. E tenho visto os teus posts. Apesar de nem sempre comentar, o Ananás é Hortelã é dos blogues que visito sempre com muito prazer.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.