sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pizza numa sexta-feira à noite

Os jantares de sexta-feira têm aquele sabor bom dos começos. O começo de dias só para nós, com rotinas mais lentas do que as dos outros dias. Chegar a casa à sexta-feira é talvez o momento mais feliz da semana. E numa sexta-feira fria como esta, mais ainda. É por isto que gosto tanto do frio. É no frio que a casa sabe melhor. Colocar a chave na fechadura, enregelada, e ser recebida pelas vozes deles, na sala, à lareira, aquece por fora e por dentro. 
Pouso a mala, as chaves e os restantes acessórios e dirijo-me à cozinha, pronta para cumprir o prometido. De manhã, enquanto conduzia o Manel à escola, prometi-lhe pizza. E promessas são para cumprir. 
Se há dias em que a primeira coisa a fazer é vestir uma roupa confortável, hoje fui logo tratar da massa, ainda de saltos e com o poncho que me aqueceu durante o dia. Abri o armário e o frigorífico, a ver o que havia. Alcachofras, mozzarella fresca, cogumelos e os meus figos deste ano, ainda por estrear. Pareceu-me que o doce do figo, temperado pelas especiarias, combinaria bem com a acidez da alcachofra. Não me enganei. Mais uma mistura bem sucedida. Os rapazes preferiram a pizza tradicional, com cogumelos, queijo e bacon. Nestas coisas, ousada, só mesmo eu :)


Pizza de cogumelos, alcachofras e figos 

Fiz a massa e o molho de (quase) sempre. Cortei cogumelos frescos em fatias, salteei-os num pouco de azeite e pu-los sobre a massa de pizza e o molho de tomate. Escorri as alcachofras, desfi-las um pouco e juntei-as à pizza. Cortei 3 figos em quartos e juntei-os também. Depois, uma bola de mozzarella, desfeita, e, finalmente, uns farrapos de bacon. Polvilhei com orégãos e levei ao forno.




7 comentários:

  1. Olá, querida, bom dia!
    Deu para sentir daqui o carinho e afeto que imprimistes neste jantar. ... Quase pude sentir o aroma das pizzas e estou tentada a experimentar a de figos e alcachofra. Gosto muito de testar novas combinações de sabores e esta parece,especialmente,saborosa.
    Que tenhas um final de semana bem quentinho, cheio de afeto,paz e muito amor. Beijinhos para ti e no teu Manel,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.
      Já passou uma semana. E já estamos a meio de outro fim de semana. O tempo voa e a sensação dos últimos tempos é a de que não consigo chegar a tudo. Ainda bem que existem os fins de semana para abrandar um bocadinho.

      Um beijo para o Brasil.

      Ilídia

      Eliminar
  2. E há lá melhor forma de dar as boas vindas ao fim de semana do que com uma bela refeição reconfortante?! Pizza é sempre bem vinda e agrada a toda a gente (ou quase) e o bom de podermos fazer em casa é que usamos os ingredientes que mais gostamos.
    O aspecto está divinal. Gostei muito. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento, à sexta-feira, fazer qualquer coisa especial. E quando faço pizzas gosto sempre de experimentar um bocadinho. Às vezes a experiência sai bem, outras, nem tanto. Esta foi um caso bem sucedido :)

      Um beijinho.

      Ilídia

      Eliminar
  3. Adoro pizza caseira mas ainda tenho tanto a aprender sobre como decorá-las...
    Estas têm um ar tão apetitoso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito difícil, na verdade. Encontrada uma massa e um molho que nos agrade, as combinações são adaptadas ao gosto de cada um.

      Um beijinho.

      Ilídia

      Eliminar
  4. Ena pah! Esta piza está super apetitosa!!! Big like!! Uma sexta feira perfeita!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.