quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Frio

Já tenho saudades de frio. Anda toda a gente feliz com o sol e o verão tardio. Eu não. Olho para as malhas e para os sobretudos e apetece-me inverno. Olho para a lareira e apetece-me frio. Gosto das estações no seu lugar. Verão em novembro não me cai bem. E, apesar dos dias ainda de sol, há coisas que já apetecem. Já apetece comida de forno e manta ao serão. E os animais já procuram colo e recantos quentinhos nos sofás. Nestes dias, apetece-me invariavelmente perfumar a casa. Com velas e comida doce, como estes muffins. Enquanto estão no forno, o aroma tentador vai pintando a casa de sabores quentes, tornando-a ainda mais acolhedora. São daquelas coisas que combinam com tardes frias de outono e inverno, com fins de semana preguiçosos e crianças ruidosas e lambuzadas e felizes. 
No dia em que fiz estes muffins, estava sol. E havia bananas a envelhecer na fruteira. E apeteceu-me tudo o que descrevi no parágrafo anterior. Rodeei-me dos meus livros de receitas, uma atividade que também associo ao frio, não sei bem porquê, e escolhi esta receita. Uns bolinhos de dias frios num dia de um verão que não se quer ir embora.



Muffins de banana e chocolate
(Ligeiramente adaptado de Cozinha - O Coração da Casa, de Nigella Lawson)



Ingredientes para 12 muffins:
3 bananas bem maduras (usei 4, pequeninas)
125 ml de óleo vegetal
2 ovos grandes
100 g de açúcar amarelo
225 g de farinha T65
3 colheres (de sopa) de cacau
1 colher (de chá) de bicarbonato

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200 graus. Num tabuleiro para muffins, colocar as formas de papel. 
Esmagar as bananas e misturar o óleo e depois os ovos e, por último, o açúcar.
Misturar a farinha, o cacau e o bicarbonato e incorporar na mistura anterior. 
Encher as formas de papel até 2/3 e levar ao forno, durante 15 a 20 minutos.

20 comentários:

  1. Também penso dessa forma, "cada macaco no seu galho" como se costuma dizer. Sol e calor no verão, frio e chuva no inverno. E apesar de preferir mil vezes o tempo quente, a verdade é que também já tenho saudades do frio, do aconchego da lareira, das bebidas quentes e da comida de forno ainda a fumegar. ;)
    Os muffins ficaram lindos, uma conjugação perfeita de sabores.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Célio, hoje a temperatura desceu :) Começo a achar que tenho poderes sobrenaturais. Com este post, parece que chamei o frio. Estou, neste momento, à lareira, a desfrutar ;)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá, minha querida, boa noite!
    Ah,os encantos do inverno. .. Sabe que eu preferio os dias mais frios, adoro o outono e o inverno,vivo melhor, mais bem disposta,sem falar do charme que essas estações possuem. Essa tua receita eu conheço bem e adoro! É mesmo perfeita para esses dias. ..
    Agora, me diga,que coisinha mais mimosa e fofa se esparrama entre as mantas?! Muito lindo e crescido!
    Que tenhas uma noite abençoada e reconfortante, beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Kátia :)

      Também acho as estações frias mais charmosas, apesar de todas as coisas boas que as estações mais quentes também têm.
      A coisinha "mimosa e fofa" é o Serafim, o coelhinho cá de casa. É mesmo um floco de neve :)

      Uma boa noite para si :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Não!!! Não chames o inverno!🙀 eu prefiro o sol porque transmite energia e boa disposição. O frio pode vir, devagar, mas aqueles dias de chuva e nevoeiro podem ficar para lá 💦. E o forno posso ligar mesmo sem frio, que não me incomoda. O teu faz maravilhas, olha só para esses muffins?!
    O teu coelhinho é tão fofo, apetece mesmo apertar😍 beijos e saudades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, pelos vistos, chamei :) Hoje esteve frio, mesmo como eu gosto ;) Eu sei que o sol transmite boa disposição, mas gosto de frio e lareira e mantas e roupa quentinha e fofa.

      Um beijo, também com saudades,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Que muffins maravilhosos.
    Infelizmente, o frio está mesmo a chegar... :(

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  5. Eu gosto do sol.. mas confesso que também eu olho para a minha roupinha de inverno com alguma saudade.. e anseio esses cheiros de estação... tenho a certeza que ia gostar desse cheironho dos muffins em minha casa :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural gostarmos que as estações estejam no seu lugar. Quanto a mim, fico com a sensação de que tudo está como deve. Afinal, estamos quase no Natal. Já é tempo de frio, não é verdade? ;)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Pelo Porto estamos definitivamente no inverno, com direito a scones e chá quente, pelo menos ao fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Scones e chá quente, que imagem tão boa :)

      Este fim de semana, é uma possibilidade.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Há que ver o lado bom das coisas. E o Inverno com mantas, velas, tardes recolhidas e comida doce é infinitamente melhor ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada estação com o seu encanto. Se no verão queremos praia e churrascos e esplanadas, no inverno queremos tudo isso que referes :)

      Beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  8. Quando era mais "míudo" (sim, que ainda sou um pouco!) adorava fazer sandes com banana e quadrados de chocolate :) Assim a tua sugestão é música para os meus ouvidos!!! D

    ResponderEliminar
  9. Aqui, os dias estão assim nesse registo cocoon. O meu fogão de sala está a funcionar em pleno e já troquei as mantas de seda dos sofás pelas de lã.
    As estações do ano e os seus rituais e imaginários. Uma sabedoria muito serena, nessas cadências.

    Por isso, peço que chova por aí:)

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá, também já começámos :) Hoje, acordámos com muita chuva e um dia cinzento (o teu pedido foi satisfeito ;). Estamos por casa, entre trabalhos de casa e livros e desenhos animados. E eu estive na cozinha, ao fim da manhã, a fazer coisas boas para o almoço :) E sabes como comecei o dia? Com bolo de iogurte, desta vez com canela e noz moscada. Mesmo a combinar com dias como o de hoje.

      Um bom fim de semana.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  10. O frio vai chegar! Por agora, deixa o verão de São Martinho imperar que também é tempo dele, segundo dizem os mais velhos.
    Pessoalmente, como deves saber, sou uma pessoa de bom tempo. Adoro a primavera e o verão e chego a ficar mesmo deprimida no inverno! Dias frios e chuvosos, só mesmo ao fim de semana, quando fazem menos mossa!!!!!! Muffins sabem bem SEMPRE faça sol ou chuva!!!!!
    Beijinhos da Canada das Almas
    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, pelos vistos o verão de S. Martinho já passou :) Não sei como está o tempo para S. Carlos, mas para "a banda da Praia" está bem de inverno. E eu estou bem contente ;) Gosto tanto de sábados assim ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.