segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Escola primária

Estou sentada no puff do quarto do meu filho, à espera que adormeça. No quarto onde coexistem pinturas do Principezinho, escolhidas por mim antes de ele nascer, super-heróis variados e livros de dinossauros. Acabei de lhe ler mais um capítulo d'A Fada Oriana. Falei-lhe do primeiro livro que li sozinha e ele pediu-me que lho lesse. Andamos nisto há dias. Um capítulo por noite.  Ó mãe, estou a adorar! É genial!
Esta não é uma noite qualquer. É a véspera. Amanhã, o meu filho começa a escola primária. E eu, aqui no escuro, apenas iluminada pelo ecrã do computador, recordo. Recuo no tempo e vejo-me, neste mesmo quarto, neste mesmo puff, com uma barriga enorme, a sonhar com o meu filho. E vejo-me com ele ao colo, em noites de cólicas e febres. E recordo as primeiras histórias que lhe contei, com páginas peludas e aveludadas. 




Amanhã o meu filho começa o seu percurso na escola dos meninos grandes. E eu, que sou mãe galinha e luto diariamente contra essa característica, estou aqui, num misto de excitação e temor. Por um lado, fico feliz por este passo do meu menino e por tudo o que vai aprender e crescer. E recordo um bocadinho a excitação que sentia (e ainda sinto) no início de cada ano letivo. (Ao contrário do Manel, que está bem de férias e não tem muita vontade que acabem.) Por outro lado, assolam-me as dúvidas e os medos próprios da mãe que vê o seu bebé voar um bocadinho mais alto. E luto para não pensar nos vários perigos a que está exposto. Tento varrê-los da cabeça e pensar que vai correr tudo bem. E penso que, daqui a uns anos, vou estar com saudades do dia em que o Manel entrou para a escola primária. E das noites em que ainda era eu a ler-lhe A Fada Oriana e ele adormecia a sonhar com a fada dos dentes.



12 comentários:


  1. Ó como eu te percebo ! Como o tempo voa, um dia são pequenos, e noutro, já estão a começar uma nova aventura...esta aventura da escola ! Vai correr tudo bem ! Jinhos para o Manel, e para ti um grande abraço <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Estou muito ansiosa. Há de passar, mas é uma mudança grande. A escola é tão grande e ele tão pequenino...

      Um abraço,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Falámos imenso sobre esta passagem, ontem. Aliás, falámos imenso sobre imensas coisas:)

    Não há guiões para estas coisas. São só assim. Feitas dessas nostalgias. E também do não-saber. Aquela angústia de achar que estão mais por sua conta, talvez. Vai correr bem, vais ver. Mesmo com tudo o que não correr tão bem. Mas isso faz parte do processo. Ele tem-te/vos. Isso é razão suficiente para confiar que vai correr bem.

    Um abraço de mãe para ti. O António foi hoje para o primeiro dia de 4ª classe. O tempo passa, vês?:)

    Boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi mais um daqueles telefonemas longos :)

      O dia correu bem. Ele chegou a casa feliz, a contar o que tinha feito na escola. Depois fez um trabalho de casa pequenino :) Eu sei que a minha ansiedade não tem razão de ser. Ele é desenrascado e bastante sociável, mas estas coisas são mesmo assim. Não se explicam. Amanhã, levo-o à escola e parto, para ir ao meu concerto. Já viste como me estou a sair bem no meu papel de "mãe-não-galinha"? ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. O Manel está tão giro nessa foto! Q sorriso! Vai correr tudo bem, ele parece ser um menino desenrascado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele tinha 6 meses :) Tirei-a quando lhe apareceram os primeiros dentes. E agora, que lhe caiu o primeiro, apeteceu-me tirá-la do baú :) Estou mesmo nostálgica :)
      Correu bem. Muito bem, até. Espero que assim continue.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Que lindo o teu menino, ele é um principezinho!!
    É mais uma etapa a somar a todas essas que recordamos para sempre na nossa memória de mãe!
    Beijinhos do Paraíso *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu principezinho :)
      Esta entrada na primária é carregada de simbolismo e de nostalgia, pois marca uma nova etapa nas nossas vidas. E as mudanças custam sempre um bocadinho. Mas estou confiante que vai correr bem.

      Um beijinho para o Paraíso,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Ilidia,acalma teu coracao de mae,zelosa e carinhosa,pois tudo ha de correr muito bem.Teu Manel esta seguindo seu curso nstural,cresce a olhos vistos,se torna mais independente e galgara mais esse degrau com seguranca.E a nos,maes,cabe viver todos esses momentos com a maior tranquilidade possivel,e assim, ter mais boas lembrancas ate a proxima fase. Que tudo corra bem para os dois e que sempre muito felizes. Beijinhos,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Kátia, pelas suas palavras de conforto. Há de correr tudo bem, sim. E hoje estou mais tranquila do que ontem. Ontem e esta manhã estava com os nervos à flor da pele.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Eu já tenho saudades do 1º dia do 1º ano dos meus piratas!... Temos que aproveitar bem cada fase e perceber como prepará-los para a vida. Estaremos sempre lá para eles. Essa é a maior das certezas ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim :) Andamos sempre com saudades do que passou. E acho que o segredo é mesmo esse: aproveitar cada fase, todos os momentos. E acompanhá-los, sem os abafar. Nem sempre é fácil.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.