quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ainda verão

Esta receita anda nos rascunhos do blogue há quase um mês. Fi-la mal cheguei de férias, inspirada pelas revistas de culinária que vieram comigo. Quando saio da ilha, reservo sempre um espacinho na mala para coisas da cozinha. Sejam de comer, de servir ou de ler. Estas férias não foram exceção. Esta salada foi inspirada numa da revista Elle à table, de julho-agosto. Naquele dia, a frescura da melancia pareceu-me combinar com as temperaturas quentes de agosto. E hoje, apresso-me a publicá-la, antes que o tempo arrefeça ainda mais. Enquanto ainda é verão.

Salada de melancia, sardinha e arroz preto


Ingredientes para uma pessoa:
1 chávena de arroz cozido (usei preto, mas parece-me que deve ficar muito bem com arroz selvagem)
1 chávena de mistura de folhas verdes (alface, rúcula, beterraba, acelgas...)
3 sardinhas em conserva, limpas de peles e espinhas
1 fatia de melancia
1 cebola vermelha, picada

Para o vinagrete:
1/2 chalota picada
1 colher (de chá) de mostarda de Dijon
1 pitada de açúcar amarelo
flor de sal
pimenta preta
1 colher (de sopa) de vinagre
umas gotas de sumo de limão
2 colheres (de sopa) de azeite virgem extra
1 colher (de chá) de cominhos


Preparação:
Numa saladeira, colocar o arroz. Misturar a cebola e a sardinha, em lascas. Colocar todos os ingredientes para o vinagrete num frasco, agitar e envolver bem com os outros ingredientes da saladeira. Finalizar com a melancia, cortada em pedaços, e a salada verde. Envolver delicadamente e servir, numa tarde quente de agosto ou numa tarde nostálgica de fim de verão, em jeito de despedida. 


10 comentários:

  1. que bela receitinha! arroz preto não conheço!
    Beijinhos,
    Su

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheci este arroz há pouco tempo. É muito nutritivo e achei-o bastante saboroso.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Como eu adoro essa revista. Nem sempre pelas receitas, na versão integral. Mas pela inspiração. Acontece-me imenso cruzar coisas de receitas diferentes. E gosto daquela simplicidade, por se focar no essencial: a comida.
    Fim de Verão tem sempre nostalgia. É um processo inevitável, creio. Passamos de um estado a outro. E é bom que passemos por esses processos com a noção de os estarmos a viver. Uma maneira possível é ritualizar e ficarmos com boas memórias. Seja qual for a estação do ano.

    Pareceu-me bem, esta receita. Mesmo que não goste de arroz preto:) Fiz uma vez, há uns anos e percebi que aquele sabor não era bem para mim. Lá está, sou como os teus homens, nestas coisas de comida. Hei-de fazer com arroz branco:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, mas é difícil encontrá-la por cá. Não é fácil encontrar publicações estrangeiras por aqui.
      Gosto do fim de verão, sabes? Apesar da tal nostalgia, natural, gosto do recolhimento que chega com os dias mais escuros e curtos. Hoje, por exemplo, saímos para ir almoçar e recolhemos a casa logo a seguir. E parece-me que o fim de semana vai ser caseiro. Já apetece :)

      Em relação ao arroz, sei que és como eles :) Tudo branquinho e refinado :) Dos "arrozes" menos comuns, só gostam do selvagem.
      Experimenta a salada, com arroz de qualquer cor ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Gostei muito da melancia. Combinou muito bem com o resto.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  4. É melhor, não é? Este Verão esquisito não foi fácil para as saladas ;) De há uns 2 anos para cá descobri o prazer da melancia, e em especial da melancia nas saladas. São deliciosas!
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de melancia, mas foi a primeira vez que a misturei em salada. Surpreendente. Vou repetir. Só para o ano, que já apetece comida menos fresca. O outono parece já se ter instalado por aqui ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.