quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Monsaraz

Na noite de 26 de julho, no Alentejo, num terraço do Monte de Santa Catarina, olhávamos para o espaço. E lá em cima, a muitos quilómetros de distância, alguém nos observava. Numa daquelas manchas menos iluminadas e mais despovoadas estávamos nós. À nossa volta, um silêncio apenas interrompido por um Manel muito tagarela e sem sono, que insistiu em ficar a pé com os adultos.


(Fotografia daqui.)

Daqueles dias em Monsaraz, recordo, sobretudo, a paz. Foram dias de um descanso despreocupado, longe de tudo. De dia, paisagens a perder de vista. Árvores, muitas árvores. Muitas oliveiras. E campos intermináveis de vinha. E as águas calmas do Alqueva, a emoldurar isto tudo.







Foram dias lindos, num lugar lindo, cheio de animais, uns mais exóticos do que outros, com banhos de piscina que se prolongaram até quase ao anoitecer e passeios de barco no Alqueva.  











Do monte, ouvíamos, ao longe, os típicos coros alentejanos, que ensaiavam para o espetáculo da noite. Tudo como que a conspirar para enaltecer o idílio do lugar. 




Os pequenos-almoços eram maravilhosos, com pão alentejano, ainda quente, queijo fresco da quinta vizinha e mel da região. E belíssimo, o bolo de azeite e canela da Susana, que ainda hei de reproduzir.
 Foi um fim de semana retemperador, que soube muito bem, depois de uns dias bem mais agitados, em Lisboa. Há lugares que nos marcam e onde queremos voltar. Este é um deles.

7 comentários:

  1. Ai que maravilha! Para onde foram? A ultima vez que estive em Monsaraz fiquei no Monte Alerta e gostei imenso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o Monte de Santa Catarina é o do lado :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo artigo e pelas palavras. A nossa missão é precisamente que se atinja paz e descanso neste pequeno paraíso. Para quem não nos conhece ficam os nossos contactos...
      montesantacatarina.blogspot.pt
      www.montesantacatarina.com

      Eliminar
    3. De nada, Susana. Tinha de deixar aqui umas palavrinhas sobre estes dias e o lugar onde fomos tão felizes.
      Desejo-vos muito sucesso. E felicidades para o novo elemento da quinta. É lindo!

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um sitio bastante agradável. Confesso não ser apreciadora das paisagens alentejanas no verão, tudo muito seco, prefiro a primavera quando tudo está verdinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, acredito que na primavera ainda seja mais bonito. No entanto, para uma professora açoriana, com férias em finais de julho/ agosto, viajar para o Alentejo sem ser no verão é praticamente impossível. Se puder, visite Monsaraz na primavera, e fique no Monte de Santa Catarina. É paradisíaco :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.