domingo, 24 de agosto de 2014

Guacamole num domingo preguiçoso

Hoje, na Terceira, o domingo foi de sol. Muito sol e muito calor. As praias encheram-se. E eu não gosto de praias cheias. Muito menos ao domingo. Há anos que não vou à praia ao domingo. Pelo menos, não ao domingo à tarde. Ao invés de procurar um pedacinho de areia para estender a toalha, no meio de famílias e adolescentes ruidosos, prefiro estender-me na rede do jardim. 



Hoje, não foi exceção. O Manel passou a tarde com um amiguinho e nós ficámos por casa, a preguiçar, a ler e a beber chá gelado caseiro. Nestes dias de preguiça, as refeições querem-se simples. A máquina fez um pão de sementes. Havia frango temperado pela minha mãe, que restara do almoço. No frigorífico, dois abacates, à espera que lhes ditassem o destino. Estava decidido: 

Guacamole

 Ingredientes:
2 abacates pequenos
1 tomate médio, cortado em cubos
1/2 cebola pequena,  picada fina
2 dentes de alho, picados
1/2 malagueta verde, picada fina
1 ramo pequeno de coentros, picados
sumo de 1 limão
sal



Preparação:
Cortar os abacates a meio, retirar-lhes o caroço e a casca. Numa tigela média, regá-los com o sumo de limão e esmagá-los, com um garfo. Juntar os restantes ingredientes, misturar bem e levar ao frigorífico, até servir. 
Servir com tortilhas de milho, palitos de legumes ou como nos apetecer.
Servi uma fatia de pão, barrei-a com o guacamole e, sobre este, coloquei um bife de frango. Às vezes, o mais simples é o que sabe melhor. Quase sempre.


6 comentários:

  1. gosto de guacamole com tudo e em qualquer hora do dia, até ao pequeno-almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao pequeno-almoço acho que não acharia muita piada :) Mas nas restantes refeições, estou pronta :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Como eu adoro guacamole:) Houve uma altura em que era a entrada de todos os dias, ao jantar. Depois tive de refrear o impulso. Vou fazer da tua maneira, que é melhor do que a minha versão.

    Mais dias de sol para a Terceira! Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm sido de muito sol mesmo. Depois do trabalho, ainda dá para umas duas horinhas de praia. Sabe bem esticar o verão mais um bocadinho :)
      Espero que gostes da minha versão. Depois conta ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Acreditas que no fim-de-semana andei a pesquisar boas receitas de guacamole? Atendendo à coincidência, fico-me já por aqui. Vou adoptar a tua ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas encontrado aqui o que procuravas :) E espero não te desiludir ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.