quinta-feira, 10 de julho de 2014

Rotinas. Picanha. E um arco-íris no prato.

Chegar a casa do trabalho, quase na hora do jantar. Dar descanso aos pés, depois de um dia inteiro sobre saltos. Calçar as havaianas, vestir o avental, prender o cabelo, pôr a música a tocar. Um saltinho à horta, ver o que há. E começar. 
Hoje, uma peça de picanha e um arco-íris de cenouras. Enquanto a carne acabava de assar, pus a mesa, no jardim. Colhi uma flor, que pus num copo. Não é por chegar tarde que o jantar há de ser cinzento. A voz doce e melancólica de Alela Diane. As gargalhadas do Manel, a proteger os atacadores das garras rebeldes da Rita. 
Recolhemos a casa, já lusco-fusco. Sempre com o riso do Manel, os miados da Rita e os olhares desconfiados do Gaspar e da Micas, ainda pouco habituados a dividirem a casa com outras presenças felinas. 

Picanha no forno com sal e pimenta rosa 
e cenouras rainbow glaceadas

Ingredientes:
1 peça de picanha, com cerca de 1 kg
2 colheres (de sopa) de sal grosso
2 colheres (de chá) de pimenta rosa em grão
2 colheres (de sopa) de azeite

Para as cenouras:
300 g de cenouras
1 colher (de sopa) de manteiga (usei Milhafre)
1 colher (de sopa) de açúcar amarelo
sal e pimenta preta, moída na hora

Preparação:
Ñum almofariz (ou na Bimby ou noutro robot de cozinha, se estiver com pressa), triturar a pimenta rosa,  o azeite e o sal grosso. Colocar esta mistura numa tábua de cozinha (ou num papel vegetal, se não lhe apetecer sujar a tábua) e esfregar nela a carne. Colocar um pouco de azeite numa frigideira e selar a carne (em lume alto, alourar a carne de todos os lados). Colocar num tabuleiro e levar ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos.
Entretanto, preparar as cenouras: cozê-las em água temperada com sal (devem ficar rijas). Numa frigideira grande, derreter a manteiga e o açúcar. Juntar as cenouras, temperá-las com sal e pimenta preta e deixar cozinhar 2 ou 3 minutos. Polvilhá-las com cebolinho picado e as suas flores (ou outra erva, a gosto). Servir, com um copo de tinto. E descansar, enquanto as energias são repostas, para enfrentar o dia seguinte.
 


10 comentários:

  1. Bom dia
    Excelente sugestão para o fim de semana.
    Bjs e bom fim de semana...
    http://nozmoscadaegengibre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Cristina :)

      Continuação de uma boa semana.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá Ilídia:

    Ontem ao almoço provei dessas cenouras:) São bem lindas, por serem assim como dizes: um arco-íris no prato.
    As rotinas são salvíficas. Tomam conta de nós. Ajudam-nos a tomar conta dos outros. Creio que o ponto está na densidade dessas rotinas. Se as vivermos com a nossa verdade, acho que está tudo bem. As tuas coisas de todos os dias são bem lindas, que é o que interessa. E a Rita está tão bonita e tão bem cuidada. Fizeste uma coisa boa e tomaste conta de um ser. Agora só tens de mentalizar os outros gatos aí da casa que têm de ser meiguinhos com a Rita:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também as adoro. Por cá, são impossíveis de encontrar à venda. Por isso as cultivo ;)
      Têm sido estes rituais que me têm mantido, já que os últimos tempos têm sido muito cansativos. Só quero que cheguem as férias. Felizmente, estão cada vez mais próximas.
      A Rita está muito fofa. Já não tem nada a ver com aquele bichinho frágil que veio cá para casa. E sabes, ela faz a vida negra aos outros :) Estão os dois com 10 anos, pachorrentos, réplicas do Reverendo Bonifácio, e aparece-lhes este furacão, sempre a meter-se com ele :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que cenoura tão lindas!!!!!! Também quero :)

    ResponderEliminar
  4. Que bom! Um luxo essa última parte da rotina de ir ao quintal! A verdade absoluta de valorizarmos mais as coisas quando não as temos... Adoro essas cenouras! Tenho que arranjar sementes para a minha mãe, vou tratar de procurar!

    Um beijo,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, encomendei as sementes no ebay inglês.

      Beijinho,

      Ilídio

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.