segunda-feira, 16 de junho de 2014

Refeições rápidas para três

Depois de uma manhã preguiçosa, em que o sono foi, finalmente, reposto, não apeteceu perder muito tempo na cozinha. Queria uma refeição rápida, mas com alguma graça. As batatas novas, colhidas na véspera, pediam para ser estreadas. No congelador, havia hambúrgueres, feitos num dia de menos preguiça. Acompanhei-os com uma salada verde com morangos, cebola caramelizada e estas batatas



            Hambúrgueres de vaca com requeijão e harissa


Ingredientes:
1 kg de carne moída (com pouca gordura)
1 chávena de pão demolhado em leite e bem espremido
1 ramo de salsa, picada
1 cebola, picada
1 talo de aipo, picado
1 requeijão
2 ovos batidos
4 dentes de alho, picados
2 colheres (de sopa) de harissa
Sal  e pimenta
 

Amassam-se todos os ingredientes e formam-se os hambúrgueres, do tamanho desejado, com a ajuda de uma forma ou com a mão. Eu gosto deles assim toscos. Poderão ser grelhados imediatamente ou congelados. Assim, em dias de preguiça, temos almoço na mesa. E com os hambúrgueres prontos, no congelador, podemos dedicar mais tempo aos acompanhamentos. 
O método para os grelhar é simples: colocar um fio de azeite num grelhador ou frigideira não aderente e deixar aquecer bem. Colocar os hambúgueres e deixar grelhar, apenas cerca de 2-3 minutos de cada lado, para que não sequem. E depois é compor o prato como desejarmos. No pão ou no prato. Simples ou com ovo. Com salada ou legumes.

Deixo fotos de outra versão dos mesmos hambúrgueres, com ovo estrelado, batatas com paprika, legumes e rebentos de ervilhas salteados.


 

6 comentários:

  1. Fazes com que pareça fácil fazer hambúrgueres. Penso sempre que, com a minha falta de jeito (e de paciência) para moldar coisas, não corre bem. Mas a sério que pareceu fácil. E com essa vantagem enorme de se poder congelar e termos reservas de comida boa para dias mais preguiçosos.
    Os meus homens vão gostar muito desta tua ideia, Ilídia:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: Já fiz pizza com a massa que me recomendaste. Duas vezes:) Falta a prova da terceira vez e tiro fotografias. Obrigada, sim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é fácil. Experimenta, que vais dar-me razão :) E são bem melhores do que os que compramos feitos. Gosto da possibilidade de lhes poder acrescentar aquilo que me apetecer.
      Fico à espera de ver essa pizza. E já agora, os hambúrgueres ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Querida Ilídia,
    Parece-me bem essa "preguiça" na cozinha. Estes dias convidam a outras terapias.
    Cá por casa, os hambúrgueres ficam a cargo do elemento masculino, normalmente ao jantar de sexta em jeito de boas vindas ao fim-de-semana.
    (o meu telem "morreu para a vida" há cerca de 1 mês e com ele os contactos que não estavam no cartão. perdi os teus contactos. Manda-me um mail com eles, sim? temos tanto para conversar)
    Abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que hambúrgueres não seja bem a tua praia. Tu és mais peixe e vegetais ;)
      Vou já mandar-te mail. Ainda não o fiz porque não tenho parado. Mas é já a seguir :) Temos mesmo que conversar. Já não o fazemos há bastante tempo.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que vontade de ir até ao teu jardim e servir-me dum desses hamburgers! :)
    E gostei muito do requeijão com harissa, vou ver se experimento num dia mais preguiçoso mas que apetece comidinha boa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei (e eles :) da combinação. Gosto muito do picante da harissa a contrastar com a suavidade do requeijão. Experimenta :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.