terça-feira, 3 de junho de 2014

Lapas e uma tarte acidentada

Ficou decidido na véspera que a entrada seria lapas. A resposta à mensagem do Paulo a perguntar se eu queria lapas acabadas de sair do mar só podia ser afirmativa. E vinham mesmo a calhar, para entrada do jantar do dia seguinte. Depois, decidi a sobremesa: tarte banoffee. Só faltava o prato principal. O meu marido sugeriu entrecosto. Aceitei a sugestão, pouco entusiasmada. É que não me apetecia mesmo nada carne de porco num dia de sol como o de sábado. Apetecia-me uma coisa leve. Apeteceu-me sushi. Na verdade, apetece-me sempre sushi. E porque não? Uma mensagem para o sítio do costume, e ficámos todos felizes :)
À chegada, o João ofereceu-se para tratar das lapas. Não estive muito atenta, pois estava ocupada com o entrecosto e os acompanhamentos. No entanto, pelo que percebi, a receita é muito parecida com esta do Duarte, com a adição de limão no final.



Fica a receita da sobremesa. Ainda bem que a fotografei antes do jantar, pois, na hora de a servir, houve um ligeiro percalço que alterou um pouco o aspeto que veem na foto (não sei se já vos contei, mas sou um nadinha desastrada ;).

Tarte banoffee
(Ligeiramente adaptada daqui)


Ingredientes para a base:
100 g de manteiga derretida
250 g de bolachas digestivas


Ingredientes para o caramelo:
100 g de manteiga
100 g de açúcar amarelo
1 lata de leite condensado

Ingredientes para a cobertura:
2 bananas
200 ml de natas batidas com um pouco de açúcar
chocolate para culinária ralado

Preparação:
Unte uma forma de mola de 22 cm. 
Triture a manteiga derretida e as bolachas, coloque na forma e pressione bem. Leve ao frigorífico cerca de 10 minutos.
Leve ao lume o açúcar e a manteiga e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo sempre. Quando o açúcar estiver dissolvido, junte o leite condensado e mexa bem. Deixe ferver, mexendo sempre, para não pegar, até obter um caramelo dourado. Verta sobre a base e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico pelo menos uma hora ou até servir. 
Retire a base da forma e transfira-a para um prato de servir.* Corte as bananas em rodelas e disponha-as sobre a tarte. Cubra as bananas com o chantilly e decore com raspas de chocolate.

* Durante todo o processo, tenha muito cuidado para evitar deslizamentos ;)


9 comentários:

  1. tem óptimo aspecto!!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda! :)
    Adoro uma banoffee e se não tivesses dito nada, ninguém sabia do que aconteceu a seguir hehe.
    Acontece a todos. E que lindas lapas!! Vocês aí têm tesouros, adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      estes episódios fazem parte e até têm a sua piada. Se tudo corresse sempre bem, a vida seria bem monótona ;) Por isso, não tenho qualquer problema em trazer para aqui episódios como este :)
      O nosso mar dos Açores é, realmente, muito especial :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia um bocadinho desastrada:)

    Já me falaste de lapas. Tive de te perguntar o que eram, que não fazia ideia nenhuma. E pareceu-me logo que seria o tipo de coisa que o Vasco iria adorar. A tua partilha dá uma densidade maior a essa noção. Quando formos aí, a ver se recebes uma dessas mensagens mágicas:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sim, já te falei de lapas. Tenho de vos apresentar as nossas lapas qualquer dia :) Uma entrada sem cerimónias, comida com a mão :) Se não receber uma mensagem mágica, arranjarei forma de ter lapas na mesa :)

      Um beijo da tua amiga muito desastrada ;)

      Ilídia

      Eliminar
  4. Ai o que eu gosto de banoffee, Ilídia! Em tarte, em taça... Achei curioso o caramelo, eu uso apenas o leite condensado cozido, esta deve ser ainda mais poderosa ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderosa em todos os sentidos, Teresa ;)

      Para comer só um bocadinho ;)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Que bom que houve registo da tarte antes do percalço ;) Tenho a certeza que estava deliciosa, ainda assim. E as lapas fresquinhas na mesa...uma tentação!
    Um beijo do Continente!
    Babette

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.