quinta-feira, 1 de maio de 2014

Um gelado de morango, se faz favor.

Terminei a época passada com um gelado de abóbora. Começo esta com um de morango, bem mais clássico. Chocolate, morango e baunilha são os três sabores da infância de todos nós. 
Faz parte das minhas memórias um certo gelado de morango, daqueles que saiam de máquinas, em espiral, que caiu sobre a minha nota de cinquenta escudos, troco da de cem que eu tinha dado ao vendedor. Lembro-me da desolação que senti ao olhar para a nota empapada. E de a lavar, antes de a estender, a medo, ao senhor dos gelados, ao mesmo tempo que lhe pedia que me desse outro.
Deveria andar pelos dez, onze anos. Depois das aulas, enquanto esperávamos o autocarro, costumávamos ir a um minimercado, que agora é uma loja dos chineses, compar um gelado ou um donut gigante coberto de açúcar (que, por cá, chamávamos donetes). A seguir, viagens animadas, de autocarro, com uma ou outra repreensão do condutor: Vocês não se calam aí atrás?. Pouco depois, a minha mãe a chamar-me para jantar. E eu sem fome. E ela, desconfiada: Comeste alguma coisa na Praia?. E eu, com o ar mais inocente do mundo: Não, mãe, não comi nada.

Gelado de morangos assados
 com vinagre balsâmico
(Ligeiramente adaptado daqui)


Ingredientes:
500 g de morangos (cortados em pedaços)
2 colheres (de sopa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
 3 gemas
1/2 chávena de açúcar
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
200 ml de natas
200 ml de leite gordo 
Preparação: 
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Numa tigela, misturar os morangos com o açúcar e o vinagre balsâmico e deixar macerar durante 20 minutos. Colocar a mistura num tabuleiro ou assadeita e levar ao forno, a 200 graus, durante 25 a 30 minutos. Deixar arrefecer, reduzir a puré e levar ao frigorífico.
De seguida, preparar a base do gelado: numa panela alta, colocar as gemas, o açúcar e a baunilha. Com uma vara de arames, mexer, até a mistura estar macia e brilhante. Juntar o leite e as natas e continuar a mexar, até obter um creme mais ou menos espesso. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Levar ao frigorífico, no mínimo 4 horas (deixei de um dia para o outro).
Misturar o creme de ovos com os morangos assados e colocar na máquina de gelados e congelar, segundo as instruções do fabricante.

* Caso não tenha máquina de gelados, leve ao congelador e, de vez em quando, bata com a batedeira. Quantas mais vezes o fizer, mais cremoso ficará o gelado. 


8 comentários:

  1. A infância define-nos muito. Em muita coisa. Há memórias que ficam de tal maneira, que sabemos as sequências by heart.
    Neste caso, gelados de morangos. Dos de máquina. Há anos que não como um desse género. E tenho a noção que é exactamente pelo receio de saber que não vai ser como quando era pequena.
    E pobres mães incansáveis e vigilantes:) Agora já sabemos como é que é.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não como gelados destes há muitos anos. Nem sei ao certo se ainda haverá iguais. Pelo menos, não me vão saber da mesma maneira. Tens razão. Mesmo que os provássemos agora, saberiam de forma diferente. E aquele toque de proibido fazia toda a diferença ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Finalmente começa o calor e ate sabem melhor os gelados. Tem um aspeto de estar com uma textura otima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calor, nem por isso. É mesmo a vontade de primavera que me fez ir buscar a sorveteira :) E valeu a pena. Este gelado foi muito aplaudido por aqui :)

      Eliminar
  3. Gosto sempre tanto de te ler :)
    Por cá ando com vontade de abrir a época de gelados, também com morango.
    Sim, um sabor de infância, lembro-me bem desses em espiral. Mas por cá não havia esses donetes.
    Delicioso com os morangos assados e em balsâmico.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Inês :) Morango sabe sempre bem, não é? O Manel tem-se deliciado :) Pede sempre com a bolacha. Tão bom ver o ar feliz dele com um cone deste gelado na mão :)

      Um beijinho,

      lídia

      Eliminar
  4. Delicia... Huuuuuuuuummmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que gira a história :) Realmente todos temos histórias de infância com gelados desses sabores... Ao pé da minha escola havia um vendedor ambulante de gelados que vendia os melhores gelados que comi até hoje :)))) Este também deve ser uma delícia!

    Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.