sexta-feira, 30 de maio de 2014

Primavera e tarte de cogumelos: uma espécie de antítese

Gosto sempre das mudanças de estação. Não importa a estação que começa. Tal como a primeira noite de lareira acesa, lá para novembro ou dezembro, o primeiro jantar no jardim promete sempre coisas boas. Num dia bonito como o de hoje*, cheguei a casa, pus a música a tocar (hoje, apeteceu-me recordar), escancarei as portas, com a cozinha a fundir-se com o jardim. E cozinhei.
Ao contrário do que seria de esperar, não comemos grelhados, nem saladas, nem nada habitualmente associado às estações quentes. Comemos tarte de cogumelos e pak choi assada, comida mais de outono do que de primavera. A contrariar o tom outonal da ementa, as flores do cebolinho e as rosas e os lírios da mesa. Depois do jantar, a voltinha habitual pela horta, a regar as alfaces e os tomateiros e as cougettes e as beringelas. E tudo o mais que lá está, a crescer a olhos vistos. A receita da tarte é a que faço sempre e que ainda não tinha tido honras de post. Simples e sem muitos elementos distratores, para que o ingrediente-rei brilhasse. Inspirada por esta tarte da Ginja, juntei-lhe cebolinho e decorei-a com flores. E soube-nos bem a tarte de sempre, com este twist primaveril.

 As três primeiras fotos são da horta da minha cunhada. Não resisti às flores das cebolas e do cebolinho nem à beringela bebé.

* O hoje, na verdade, é ontem. O texto foi escrito ontem, mas não houve tempo para acabar o post. A tarde de hoje, no entanto, foi semelhante. Não houve horta, mas houve jantar lá fora :)

Ficam as fotos. A receita está no Receitas ao Desafio.





4 comentários:

  1. Adorei a tarte e fiquei invejosa com essa horta... As minhas beringelas ainda estão pequeninhas e vamos ver se sobrevivem... Já tinha plantado mais cedo mas morreram :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pimentinha,

      A beringela que aparece na fotografia não é minha, é da minha cunhada. Semeei beringelas pela primeira vez este ano. Transplantei-as há uma semana. Ainda estão muito pequenas. Espero que sobrevivam e deem fruto :) Boa sorte com as suas.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Bom lembrar todas as pequenas coisas que assinalam as mudanças de estação. As coisas que dizem que estamos na Primavera, neste caso. Com tartes de cogumelos cheias de flores e com um traço de cebolinho.
    É lindo ir acompanhando os avanços das estações, na terra. Gostei especialmente de ver as flores de courgette e de as imaginar cozinhadas à maneira provençal.

    Bom fim-de-semana. Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto dessas pequenas coisas todas. Hoje de manhã, andei a preparar o roupeiro para o verão :)
      Também tenhoi olhado para as flores de courgette com cobiça, mas como não percebo assim tanto de agricultura, tenho medo de as arrancar e de ainda fazerem falta à planta. Como não tenho a certeza, fico quietinha :)

      Um beijo para ti.

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.