terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Uma receita de canelones para começar a semana

Sabia que o jantar seria canelones. E que o recheio levaria espinafres e requeijão. Todo o resto foi acontecendo. Aos ingredientes definidos, juntei cogumelos e alho francês, que precisavam de ser usados. O molho de tomate pareceu-me coerente. O resultado foi um prato vegetariano muito saboroso e reconfortante, bem adequado aos dias frios que se mantêm.

Canelones de requeijão, espinafres e outras coisas mais

Ingredientes para 4 pessoas:
1 caixa de canelones
2 requeijões (de 170 g cada)
200 g de folhas de espinafres
200 g de cogumelos
1 alho francês pequeno, cortado em rodelas finas
4 dentes de alho, picado
3 colheres (de sopa) de azeite
sal, pimenta e orégãos q.b.

Para o molho de tomate:
800 g de tomate pelado
4 dentes de alho, picados
3 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de açúcar
sal e pimenta q.b.

Fiz um refogado com o alho francês, o alho e o azeite. Adicionei os cogumelos e os espinafres e deixei cozinhar, em lume brando, até estes estarem murchos. Temperei com sal e pimenta. Desliguei o fogão e adicionei o requeijão, esmagado. Misturei bem, até obter uma pasta, com a qual recheei os canelones. Coloquei-os numa assadeira e cobri-os com o seguinte molho:
Fritei ligeiramente os alhos no azeite. Juntei o tomate pelado, temperei com o açúcar, o sal e a pimenta e deixei cozinhar, em lume brando, cerca de 15 minutos (se tiver bimby, primeiro triture os alhos e o azeite 5 segundos/ velocidade 5 e depois programe 15 minutos, 100 graus, velocidade 1). No fim, reduza a puré. 
Cubra os canelones com o molho, polvilhe com orégãos e leve ao forno a 180 graus cerca de 30 minutos.

5 comentários:

  1. Um prato leve. Ideal para o jantar ;)
    Cá por casa, também andamos numa de jantar coisas menos pesadas... e sinto-me bem melhor!
    Beijos e boa semana.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. O jantar de hoje vai ser parecido: penne com requeijão, espinafres e tomate. Os mesmo ingredientes num formato diferente :)

    ResponderEliminar
  3. Há tanto tempo que não faço canelones que até já me tinha esquecido de quão bons são! Foi uma boa lembrança para fazer durante o fim-de-semana! :)

    ResponderEliminar
  4. Comida substancial mas sem a carne a dominar. E gosto destas variações meio imprevisíveis. De tudo o que vai acontecendo ao ritmo do que há. Do que apetece. Uma das (muitas) coisas boas associadas à comida e aos gestos que pressupõe. Os mais imperceptíveis gestos e rituais.

    Que esteja a ser boa, a tua semana. Mesmo com o frio e tudo o mais. Mas há este recurso. Este reduto de chegar a casa e fazer uma espécie de magia:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá querida, mas que belo começo de semana! Ontem fiz lasanha e não sei porquê, esqueço me sempre que tenho canelones no armário. Gosto bastante desta versão leve de canelones :-P
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.