segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Um livro, o Natal e o presépio

Um fim de semana marcado por coisas boas. Para começar, o lançamento do livro Asas de Bronze, escrito por uma ex-aluna muito especial. Uma daquelas alunas inesquecíveis, que ainda dará muito que falar. Uma estudante de medicina brilhante, apaixonada pelas letras. E que escreveu um romance muito rico, reflexo de uma vasta cultura literária. Um tom original, que agrega influências das epopeias da antiguidade, da obra de Tolkien e até de Tolstoi. Estou muito feliz e orgulhosa da minha aluna :) A maior recompensa para nós, professores, é ver o sucesso daqueles que ajudámos a formar. E, independentemente de todo o negrume que se abateu sobre a nossa classe tão maltratada, temos um papel fundamental na sociedade: ajudamos a formar pessoas. Todos aqueles que passam pelas nossas aulas levam um bocadinho de nós. Mais ou menos, consoante o aluno ou o professor, mas algo que dissemos, que fizemos, em determinado momento, há de ficar com eles. E muito deles fica connosco. Quando nos sentimos desanimar, devemos lembrar-nos da parte mais bonita da nossa profissão: os alunos. 
Se o sábado foi marcado pelo brilho da Joana, o domingo ficou marcado pelo brilho do Natal. Já há árvore, com luzes a piscar, as decorações já estão espalhadas pela casa, o trigo já germinou. A lareira está acesa e ouvimos músicas de Natal. O Manel passa por mim, a correr e a cantar Vou pôr meu sapatinho na janela do quintal, do quintal... E desespera, como sempre, enquanto o pai põe as luzes na árvore, à espera da parte das decorações (tão parecido com a mãe quando tinha aquela idade). E pergunta: Ó pai, o que é que eu faço? E o pai responde: Tu? Esperas ansiosamente. O que me divirto com estes diálogos entre os meus dois homens :) No fim, o Manel remata: Só falta o presépio: o menino Jesus, a Maria José e o Pai Natal!


8 comentários:

  1. O sucesso dos nossos ex-alunos enche-nos a alma de luz! Beijo

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem! Fiquei feliz por saber desta magnífica novidade... a nossa Joana. Só lhe desejo muito sucesso e felicidade e que ela se lembre de oferecer um exemplar à sua antiga biblioteca escolar ;)
    Beijinhos para ela e para a sua excelente professora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, sim, a "nossa" Joana :) Um orgulho, não é? A Mariana estava no lançamento e levou um exemplar para a biblioteca, fica descansada :)

      Um beijo,
      Ilídia

      PS: E obrigada pelo elogio ;)

      Eliminar
  3. Tinhas-me falado desta tua menina que escreveu um livro. É uma dádiva enorme acontecer uma destas coisas no nosso percurso. Uso muitas vezes a imagem dos degraus de uma escada que pode chegar até a limites imprevisíveis. Os professores estão nos degraus. Em cada um dos degraus, há sempre um mestre. E ficamos para trás, a vê-los subir a tal escada com limites imprevisíveis. Não há muitas profissões assim, pois não? E isto não é retórica.
    Lindo, o Natal aí. Vivido. É assim que faz sentido. Viver o Natal. E os outros dias todos também.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da metáfora dos degraus. É mesmo isso. Não, não há muitas profissões como a nossa. E nos últimos tempos, temos de pensar nessa nobreza para não nos deixarmos abater, desanimar com o que andam a fazer com esta profissão tão importante.
      Sim, por aqui o Natal é bem vivido, com música e luzes a brilhar :) Tal como por aí, pelo que vi no teu post :)

      Um beijo para ti,
      Ilídia

      Eliminar
  4. Venha deliciar-se | Aula de Culinária Vegetariana: Pecados Permitidos (Sobremesas)

    Data: 8 de Dezembro (domingo)
    10 às 14h30
    Local: Espaço dos Girassóis - Amadora
    --------------------------------
    O Espaço dos Girassois em parceria com a Associação Amor aos Molhos e através do Chef de Cozinha Ashutosh Marcelo Martins vem convidá-lo a participar nesta experiência única de culinária. Inscreva-se já e venha cozinhar e provar o melhor que há de sobremesas vegetarianas.

    EMENTA DA AULA DE DOMINGO DIA 8 DE DEZEMBRO

    Curso das 10h-14h30 - Valor: 30€

    Para almoço:

    - Teremos Sopa de Legumes de Inverno e Miso

    - Chá Mu e de 3 anos e seus beneficios

    - Quiche

    Sobremesas ensinadas:

    - Croissants

    - Tarde de Maçã e Canela

    - Tarteletes

    - Barras Energéticas de Cereais (sem açucar)

    - Brownies de Chocolate

    - Farofias

    Aula facilitada por:
    Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana

    INSCREVA-SE JÁ E VENHA DELICIAR-SE CONNOSCO

    Morada: Av. dos Combatentes da Grande Guerra nº33, r/c Direito 2700-Amadora
    (Rua traseira à Câmara Municipal da Amadora)
    E-mail: espacodosgirassois@gmail.com
    Facebook: www.facebook.com/espacodosgirassois

    ResponderEliminar
  5. Não sou professora mas concordo a 100% com o que escreveste, Ilídia.
    E tento valorizar o papel dos professores junto dos meus filhos.
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.