quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Uma manhã, uma boa ação, três receitas.

É nas manhãs de domingo que me dedico ao blogue. Durante a semana, as rotinas não me permitem fazê-lo. Ultimamente, mal tem havido tempo para fotografar pratos. O tempo divide-se entre as atividades do Manel, os afazeres domésticos e a preparação do dia seguinte. E não podemos (nem queremos) descurar o tempo que passamos uns com os outros. A faltar tempo para alguma coisa, é o blogue que fica para trás. 
Aos domingos, não. Depois de um pequeno almoço a três, é tempo de editar as fotografias acumuladas na câmara e de engendrar um ou outro texto. Neste momento (domingo, 11 da manhã), o Manel esculpe um Super Mario de plasticina, eu escrevo este texto e o pai corrige testes, muito concentrado. Na televisão, passa um filme de uma família de super-heróis que nos faz parecer a família mais enfadonha do mundo. No entanto, parece que também nós podemos fazer o Bem, mesmo na pacatez da nossa sala. Um pássaro conseguiu entrar pela chaminé e entrou na lareira. Deixámo-lo voar, em liberdade. Salvámos o pássaro, diz o Manel. Depois da boa ação, continuamos as nossas tarefas simples e prazerosas (a do meu marido, nem tanto :). 


Aqui ficam duas receitas com um fruto da época, o tamarilho. A primeira, feita há dias. A segunda, feita no ano passado, e por publicar. Escolham a vossa preferida e ponham mãos à obra. 

Doce de tamarilho com especiarias
 Ingredientes:
700 g de tamarilhos, pesados sem a casca
700 g de açúcar
1 colher de café de canela moída
4 cravinhos
1 pitada de gengibre moído
1 pitada de cardamomo moído


Preparação:
Num robot de cozinha, tritura-se os tamarilhos. 
Numa panela alta, coloca-se a polpa de tamarilho, o açúcar e as especiarias. Deixa-se cozer, em lume brando, até atingir o ponto de estrada*.

* Sabemos que o doce atingiu o ponto quando se coloca um bocadinho num prato frio, se passa o dedo e forma uma estrada.



Doce de tamarilho com pimenta
(A receita pode ser consultada no blogue da minha amiga Elvira)



O pão que veem nas fotos do primeiro doce é caseiro, feito segundo a técnica mais simples que conheço: artisan bread. Uma técnica que nos permite ter sempre massa de pão no frigorífico, pronta a usar. E, muito importante para quem não gosta de sujar as mãos, não é preciso amassar.
Eis a receita:
Num recipiente de plástico, misturar 700 ml de água tépida, 1 colher de sopa de sal e 20 g de fermento de padeiro (ou uma colher de sopa de fermento biológico seco). Juntar 1 kg de farinha e mexer, com uma colher de pau, até que esteja bem incorporada. Deixar levedar, tapado, à temperatura ambiente. Passadas duas horas, a massa está pronta para ser usada, ou pode ir para o frigorífico, onde poderá ser guardada durante 1 semana.
Quando usar a massa, polvilhar a superfície da massa com farinha, puxar a quantidade desejada e cortar com uma faca de serra ou uma tesoura. Colocar numa superfície enfarinhada (uso farinha de milho) e tender os pães, amassando o menos possível. Deixar levedar cerca de meia hora e levar ao forno a 180 a 220 graus, cerca de 30 minutos. 
Deixe arrefecer o pão sobre uma grelha ou coma-o ainda quente, barrado com manteiga (Milhafre, de preferência).
Para além de pão, costumo usar esta massa em pizza. Resulta muito bem e sabe bem chegar a casa, abrir o frigorífico e encontrar massa pronta, à nossa espera.

Caso pretendam saber mais acerca desta técnica, consultem este post, o meu guia.


9 comentários:

  1. Apesar de comentar não ser o meu forte, levo horas a ler e reler os artigos deste blogue.
    A forma como escreves, como apresentas as fotos faz surgir uma inveja saudável para viver a tua vida.
    Obrigada por partilhares coisas tão fantásticas, tão coloridas, tão ligadas à essência.
    Beijinhos e continuação de boa semana *

    http://cor-de-rou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também por cá o tempo do blogue acontece ao domingo. Porque durante a semana tudo o resto acontece em catadupa.

    Adorei os doces e também o pão. O tamarilho encontro numa mercearia aqui do Porto. E o pão, já fiquei de olho na receita, pois é hiper-mega-simples. Ilídia, até me apetecia dar-te um beijinho por teres partilhado este pão...
    Ah, tenho usado a manteiga Terra Nostra e tenho gostado muito, dantes utilizava a Milhafre :)

    ResponderEliminar
  3. A receita perfeita para mim. Não implica mãos peganhentas:) MUITO obrigada pela partilha, que acho que vou passar a fazer pizza e pão como se não houvesse amanhã:) Já me tinhas falado desta massa. Na sexta à tarde andei a vasculhar o teu blog à procura da tal receita mágica. Nem de propósito, cá está!
    Percebo (bem) isso. De o tempo ser curto. De termos de abdicar de algumas dimensões, por vezes. Mas a abdicação que tu descreves é luminosa. Faz todo o sentido, porque o verdadeiro suporte é sempre o real.

    Um beijo.

    Mar

    PS: Manteiga dos Açores rules:) Eu uso Nova Açores.

    ResponderEliminar
  4. Conheci o tamarilho há pouco tempo, mas não consegui fazer grande coisa com eles, faltou-me este post! E o artisan bread, maravilha, ando para experimentar e cozer no forno a lenha.
    A minha manhã de domingo é a altura em que me dedico mais às receitas e fotos paar o blog, que giro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    É dificil escolher, pois cada uma à sua maneira devem ser deliciosas!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada a todas pelas vossas palavras simpáticas. Fico feliz que tenham gostado das receitas que partilhei. Faço este pão há bastante tempo e, não sei porquê, nunca o tinha partilhado. Espero que vos seja útil.

    Beijos para todas,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Nunca experimentei tamarilho, mas esses doces estão com um otimo aspeto e optima cor. Excelente sugestão.

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Opa!!! Fiquei de olho na tua receita até porque o meu tamarilheiro (não sei se se diz assim :) este ano parece que vai dar fruto pela primeira vez. Excelente sugestão.

    Beijinhos e saudades :)

    ResponderEliminar
  9. o Manel é um salvador da naturesa e sobretudo dos passaros... estou a ver que tens de passar uns dias na "A Rocha" como voluntária (http://www.arocha.org/pt-pt/index.html)
    Qto ao doce de tamarilho, qdo descobri o fruto, eu tb já fiz mas o teu ficou difernete
    Beijinho e espero que tudo esteja bem (claro que o beijinho é tb para o spiderManel)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.