quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um post bucólico e uma receita de strogonoff

Se o tempo deixar, daqui a poucos meses, no lugar desta terra escura e farinhenta, teremos cenouras, pastinacas e beterrabas. A horta, quase nua nesta altura, transformar-se-á novamente. Gosto dela a seguir ao verão, pelas possibilidades que encerra. Coentros, couves e acelgas, junto ao muro; funcho, mais adiante; cebolas de rama que, não tarda nada, darão vida aos meus refogados.


Não consigo ficar indiferente à generosidade da natureza que, em pouco tempo, transforma uma simples sementinha aparentemente inútil em alimento, sustento. 
Com as árvores, o sentimento adensa-se. Depois de anos de crescimento, de vigília, o fruto. Este ano, o castanheiro deu castanhas, pela primeira vez. Até agora, 10 exemplares, que retirei dos ouriços e guardei, com todo o orgulho. Mais algumas e talvez consiga a primeira receita com as minhas castanhas, fruto do castanheiro que comprei, com o meu pai, há alguns anos. Estas castanhas com História saberão, sem dúvida, melhor.

Depois de uns meses de descanso, o limoeiro prepara-se para dar frutos, anunciados pelas flores cor-de-rosa que despontam no meio do verde. 

E, depois de um dia de trabalho, que nada tem a ver com o bucolismo das imagens, nada como um passeio pelo jardim, antes do jantar, para afastar qualquer vestígio de cansaço e de desânimo.

Depois destas fotos telúricas, um prato de outras paragens. Uma receita da terra dos czares, do frio e da vodka. Um strogonoff, feito com carne muito tenra, proveniente de vacas das pastagens dos Açores.

STROGONOFF de vaca
(Ligeiramente adaptado de Viajar com a Bimby, Vorwerk)

Ingredientes:
600 g de bife de vaca, cortado às tiras (1 x 3 cm)
1/4 colher (de chá) de pimenta preta
1 colher (de sopa) de óleo
1/4 colher (de chá) de sal
250 g de água
Para o molho:
100 g de cebola
1 colher (de sopa) de óleo
250 g de cogumelos, cortados em quartos
1 caldo de carne (usei Knorr natura)
20 g de puré de tomate
1 colher (de sopa) de mostarda antiga (mostarda em grão, na receita original)
1/2 colher (de chá) de sal
100 g de iogurte grego natural (natas azedas, na receita original)
 1 1/2 colher (de chá) de pimentão doce
1/2 colher (de chá) de paprika picante (usei desta)
1 colher (de sopa) de farinha
100 g de cornichons às tiras

Preparação (na Bimby):
Tempere as tiras de bife com pimenta. Aqueça bem uma frigideira e, quando estiver muito quente, deite o óleo e adicione as tiras de vaca. Aloire-as rapidamente dos dois lados. Enquanto fritam, acrescente o sal. Quando estiverem douradas, retire-as e reserve-as numa tigela. A carne deve ficar mal passada, pelo que poderá ter de fritar poucas tiras de cada vez. Com cuidado, deite a água sobre a frigideira quente, deixe levantar fervura e reserve este molho numa ligela.
Molho:
Coloque no copo a cebola e pique 3 segundos/ velocidade 5. Junte o óleo e refogue 5 minutos/ varoma/ velocidade 1.
Junte os cogumelos e programe 4 minutos/ varoma/ velocidade 1, inversa.  
Junte o molho reservado da frigideira, o caldo de carne, o puré de tomate, a mostarda e 1/2 colher (de chá) de sal e programe 4 minutos/ 100 graus/ velocidade 1, inversa. Entretanto, numa taça à parte, misture o iogurte, o pimentão, a paprika e a farinha.
Adicione a mistura de iogurte e farinha ao molho e programe 1 minuto/ 100 graus/ velocidade 1 inversa.
Junte as tiras de vaca e os cornichons e programe 1 minutos/ 90 graus/ velocidade 1 inversa, com a ajuda da espátula. 
Sirva com arroz, puré de batata ou massa.


Preparação (tradicional):
Tempere as tiras de bife com pimenta. Aqueça bem uma frigideira e, quando estiver muito quente, deite o óleo e adicione as tiras de vaca. Aloire-as rapidamente dos dois lados. Enquanto fritam, acrescente o sal. Quando estiverem douradas, retire-as e reserve-as numa tigela. A carne deve ficar mal passada, pelo que poderá ter de fritar poucas tiras de cada vez. Com cuidado, deite a água sobre a frigideira quente, deixe levantar fervura e reserve este molho numa ligela.
Molho:
Pique a cebola, junte o óleo e faça um refogado.  Junte os cogumelos e deixe cozinhar durante 4 minutos, mexendo com delicadeza. Junte o molho reservado da frigideira, o caldo de carne, o puré de tomate, a mostarda e 1/2 colher (de chá) de sal e deixe cozinhar mais 4 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto, numa taça à parte, misture o iogurte, o pimentão, a paprika e a farinha.
Adicione a mistura de iogurte e farinha ao molho e leve ao lume cerca de 1 minuto, mexendo sempre. 
Junte as tiras de vaca e os cornichons e deixe cozinhar mais 1 minutos, envolvendo bem.
Sirva com arroz, puré de batata ou massa.

11 comentários:

  1. Olá Ilídia
    Pareces cada dia mais "enamorada" com a horta. E percebe-se o motivo, claro! 10 castanhas? Um sucesso :) Eu gosto tanto, tanto de castanhas. As possibilidades são imensas, mas nada melhor do que assadas com pedras de sal!
    Um - abraço - de - saudades - de - conversas - telefónicas
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enamorada, mas sem tempo, Guida. O meu pai tem tomado conta de tudo. Só colho :)
      Também tenho saudades de conversas telefónicas. Ligo-te amanhã :)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Que histórias de encantar são estas!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por isso das histórias de encontar.

      Obrigada pelo convite para o passatempo, mas tenho tido pouco tempo, daí que tenha decidido não participar em passatempos.

      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  3. Sem dúvida que aquilo que nós cultivamos, crescemos e acarinhamos tem um outro sabor. Sabe a amor. Ao nosso amor.

    Quem me dera ter a sorte que ter um espaço assim, como o teu. Restam-me 5m2 de varanda e algumas estantes para fazer a festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando há vontade, Ondina, poucos metros quadrados fazem milagres :) Parece-me ser o teu caso :)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  4. Seguramente que o Strogonoff é excelente, mas o que realmente me encantou foi o passeio bucólico com direito a castanhas!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu passeio bucólico. Mas não deixe de experimentar o strogonoff. Esta versão, com iogurte, é mais leve do que as habituais, e igualmente saborosa.

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Adoro a generosidade da natureza. Adoro o que nos oferece e o que plantamos e colhemos com gratidão e cheio de sabor.
    Onde arranjas as sementes de pastinaca Ilídia? Adorava plantar! E provar!
    Strogonoff sinónimo de conforto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Inês,
      O que semeamos sabe, realmente, melhor. Deve ser do orgulho associado ao paladar :)
      Compro as sementes de pastinaca (e muitas outras), no ebay inglês. Costumo comprar a este vendedor e nunca me dei mal: http://stores.ebay.co.uk/Premier-Seeds-Direct

      Um beijinho de bom domingo,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Esperar. A palavra que me ocorre. A espera. Olhar para a frente. Saber mais ou menos o que esperar, de algumas coisas. E ser completamente no vazio, em outras dimensões. A tua Natureza próxima é feita dessa palavra, também. Nesse ponto, é só bonita. E sabemos como custa esperar, de vez em quando.
    A receita vai ser reproduzida aqui. O António adora a minha versão de strogonoff. O Vasco nem tanto. Reparei que a tua hipótese resolve essa questão, por reunir o melhor dos dois mundos masculinos do meu mundo feminino:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.