quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Uma refeição perfumada

O meu gosto pela cozinha indiana não é de agora. E se vejo este prato num menu de restaurante, dificilmente escolho outro. Já fiz várias tentativas de o reproduzir, mas nenhuma me agradou. Faltava sempre qualquer coisa, o tal sabor que o torna no meu prato de eleição. 
Nos últimos dias, andava com vontade de comida quente e perfumada. E lembrei-me de voltar a tentar um frango Tikka Masala. Encontrei esta receita, do Jamie Oliver, e guardei-a, à espera de ter tempo. Não tempo para confecionar a receita, que até é relativamente rápida, mas tempo para fazer o pão naan, que associo sempre a este molho quente e aromático. 
No sábado, fui para a cozinha, não ao som da banda sonora de um filme de Bollywood, mas ao som de Ben Howard. Apesar do ambiente pouco bollywoodesco da minha cozinha, os aromas que emanavam da frigideira onde cozia o pão e o borbulhar do molho do frango fizeram-me recuar mais de uma década. E vi-nos, sentados a uma mesa carmim e animada, a comer chamuças, no extinto restaurante O Citar, no princípio de mais uma noite de sábado. Despertei e chamei-os para a mesa, não sem antes tirar as fotografias da praxe. Não é o Chicken Tikka Masala d' O Citar, mas anda lá perto. E pode ser que o Chicken Tikka Masala d' O Citar que existe na minha cabeça nunca tenha existido na realidade. Pode ser que o ingrediente que o torna especial só exista na minha imaginação. Só posso dizer que, de todas as receitas que já experimentei, esta foi a que melhor matou as saudades que sentia. Infelizmente, o Manel só gostou do pão. Com o tempo, chega lá. Filho meu tem de gostar de comida indiana :) 

A receita do frango pode ser consultada no Receitas ao Desafio. Ficam as fotos.



Pão naan
(ligeiramente adaptado daqui)

Ingredientes:
150 g de água
5 g de fermento de padeiro fresco
250 g de farinha T65
50 g de iogurte natural 
3/4 de colher de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de sal marinho 
Oléo de girassol para amassar 
2 colheres de sopa de salsa picada + alho em pó q.b. (facutativo, mas muito bom :)

Preparação:
Deitar a água numa tigela, adicionar o fermento de padeiro e misturar bem. Juntar metade da farinha e bater tudo com um garfo. Cobrir a tigela e deixar descansar num local quente durante 30 minutos. 
Adicionar o iogurte e, em seguida, o resto da farinha, o sal e o fermento em pó. Misturar bem, com as mãos, até obter uma bola de massa macia e bem ligada. Deitar 2 colheres (de chá) de óleo na tigela e esfregar o lado superior da bola de massa. Retirar a bola da tigela e amassar grosseiramente umas duas vezes. Voltar a colocar a bola na tigela, cobrir e deixar descansar durante 15 minutos.
Esfregar a massa com mais uma colher de óleo e, em seguida, colocar a bola em cima de uma superfície untada. Trabalhar a massa com as mãos durante 30 segundos. Depois, voltar a colocar a bola na tigela, tapar e deixar descansar durante 15 minutos (a esta altura, a massa deve estar muito macia). Trabalhar ligeiramente a massa mais um minuto sobre a superfície untada e esperar 5 minutos. Entretanto, aquecer a frigideira a uma temperatura média.
Pegar num dos quartos de massa e estender, enfarinhando bem, à medida que se trabalha. É importante que a massa fique bem fina, com cerca de 3 mm de espessura. 
Quando a figideira estiver quente, colocar a massa,  pincelar a superfície com óleo, misturando-lhe as ervas e o alho em pó. Tapar a frigideira e deixar cozer 1 minuto. Verificar o pão. Nesta altura, deve estar um pouco crescido e aparentar bolhas de ar à superfície. Com o auxílio de uma pinça, deve-se levantar cuidadosamente uma ponta de massa e ver se o pão está dourado por baixo. Se sim, voltá-lo ao contrário e deixar cozer mais 1 minuto. Quando estiver cozinhado de ambos os lados, retirar da frigideira.

13 comentários:

  1. aquele ar delicioso... aqueles textos que nos inspiram... aquela vontade de voltar aqui ... todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Parece-me deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ah ah Ilídia, és como eu! Também adoro comida indiana e um bom chicken tikka masala. Se bem que um vindaloo picante de fazer saltar os olhinhos também me rouba o coração. Ou até um butter chicken. Mas ultimamente o que mais me apetece é um biryani de camarão. Bem picante e com muitos coentros :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei estas sugestões bem aromáticas!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. Adoro, Adorooooooooooooooooooooo

    tem muito bom aspecto

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia
    Nunca me atrevi a fazer pão naan e tu sabes que eu sou rapariga de fazer pão. Mas as receitas intimidam-me sempre.
    A tua também não me parece super fácil, mas acho que a entendo e estou disposta a arriscar. E com um bocadinho de sorte, domingo preparo uma almoço bem indiano (sem caril que a L não aprecia nem o cheiro)!
    Um abraço de bom fim de semana.
    Guida

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Foi um jantar muito especial, que deu para matar saudades destas comidas condimentadas.

    Guida, ao pé de pães que já vi sairem da tua cozinha, este até é simples ;) Experimenta :)

    Beijos para todas,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  8. Adoro este pão. E o teu ficou tão mais bonito do que todos os que já vi. Não posso dizer que vou atrever-me a fazer, porque já sabes que não tenho assim muito jeito para fazer massas de pão e de pizza, mas dá para dizer que tem mesmo muito bom aspecto:)

    Um jantar para ficar, o teu. Como a comida indiana. Que se nos fica.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até corei com o elogio :) Experimenta. Apesar de parecer complicado, até é fácil. Sujamos as mãos, mas às vezes sujar as mãos ajuda a limpar a cabeça :)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  9. Este eu tinha de comentar! Também eu adoro comida indiana! cá em casa todos adoramos. E é de tal forma que eu entro num restaurante indiano e começo a salivar!!!! Adoro pão nan e não sabia fazer!!! Muuuuuiito obrigada. Vou fazer logo que possa. O frango tem um aspecto delicioso.! vou surpreender a família num dia próximo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cozinha indiana é assim. Ou se gosta muito ou não se suporta. Acho que não há meio termo. Fico feliz por ter ajudado com o pão naan. E fico à espera de saber notícias da experiência :)

      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.