sábado, 12 de outubro de 2013

Ode às abóboras

Há uma doçura especial nestes dias de princípio de outono. As roupas ainda são leves, mas o fresco do final da tarde anuncia o começo das estações frias. A luz é outra, menos ousada do que no verão. Trocamos o jardim pela sala e pela cozinha. E apetece acender o forno e cozinhar coisas a saber a conforto. Abóboras. Não me ocorre nada mais bonito saído da terra. Sou fascinada por elas. E gosto de as cultivar de várias espécies. Menina, manteiga e outras com nomes difíceis de pronunciar. Este ano, as okaido não nasceram, infelizmente. Talvez tenhamos mais sorte para o ano. Gosto do ar rural que as abóboras alinhadas junto ao muro dão à minha casa moderna. Há dias, parti a primeira do ano. Normalmente, é o meu pai quem as parte e mas traz a casa, prontas a serem cozinhadas. Nestes dias, em que me sinto muito dona de casa, apetece-me fazer tudo. Sinto uma espécie de orgulho em preparar o alimento desde o momento em que sai da terra. Muito diferente de comprar um pedaço de abóbora no supermercado, embrulhado em película aderente. O meu marido observa-me, apreensivo, com medo que me corte (Sou um bocadinho atrapalhada com facas, confesso. Perigosa, diz ele :). Correu bem. Estou inteira e a refeição ficou bem saborosa :)  

Lombo de porco assado com cominhos
1 lombo de porco com cerca de 1 kg
1 embalagem de cogumelos Paris
 4 batatas, cortadas em quartos
sal e pimenta q.b. 

Para a marinada:
(adaptada de Dicionário de Sabores, de Niki Segnit)
 
1 colher (de sopa) de mel
2 colheres (de chá) de cominhos
1 colher (de sopa) de vinagre de vinho tinto
5 colheres (de sopa) de vinho tinto
2 colheres (de sopa) de azeite 

Preparação:
Misturei todos os ingredientes para a marinada e coloquei-a, juntamente com o lombo, num saco próprio para congelar alimentos. Agitei-o bem e levei-o ao frigorífico 4 horas.
Despejei o conteúdo do saco num tabuleiro e levei o lombo ao forno, a 180 graus, coberto com papel de alumínio. Ao fim de uma hora, juntei as batatas (dei-lhes uma fervura antes) e os cogumelos. Deixei cozinhar mais cerca de meia hora, destapado, regando as batatas e os cogumelos com o molho.

 Abóbora assada
1 abóbora (a mais pequena, da foto da esquerda), cortada em pedaços
açúcar mascavado q.b.
azeite q.b.

Coloquei a abóbora num tabuleiro. Polvilhei-a com açúcar mascavado e reguei-a com azeite. Levei-a ao forno, a 180 graus, cerca de 1 hora.

Servi o lombo com as batatas, os cogumelos e a abóbora. 

16 comentários:

  1. Estamos em sintonia ! Para amanha já tinha destinado assar umas "butternut" com manteiga, maple syrup e canela ! Este ano foi um ano de aboboras, tambem tivemos emensas na nossa horta, não tive sorte com ás "potimarron", nem uma :( Beijokas~Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não deve ter sido ano de "potimarron" (outro nome para "okaido" ou "hokkaido", nunca sei ao certo como se diz, pois já vi escrito de imensas maneiras diferentes). Mesmo assim, tive muitas. Nenhumas bonitas como as que me deste. Ainda estão a decorar, sabias? Tenho de pensar num prato especial para elas :)
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Adoro estes finais de dia como bem relatas. Ainda calor, mas o friozinho do final de tarde, chama ao recolhimento.A luz é menor e anuncia que os dias ficam mais curtos. Adoro os bolinhos, assados no forno e um chá quentinho. Viva o Outono :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Romã:*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom, não é? Hoje foi um domingo desses. Em casa, no quentinho, o dia todo. Estou pronta para começar a semana :)
      Beijinhos e uma boa semana,
      Ilídia

      Eliminar
  3. Belos sabores... :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá, também adoro abóbora: assadas, em sopas, doces, salgadas, CRUAS, enfim..... Infelizmente, este ano, não foi um grande ano de abóboras para os nossos lados, mas vai dar para matar o desconsolo!
    Beijinhos deste lado da ilha
    Rosa
    PS: quarta-feira, podemos (eu+I.) aparecer para te fazer uma visitinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje fiz o meu creme de abóbora com lima. Soube tão bem :)
      Em relação à visita, podemos combinar para a semana, sim? Esta semana vai ser cheia e nem sei se terei hora certa para almoçar (na semana passada, houve dias em que só houve tempo para comer qualquer coisa perto das 14 h). Ligo-te amanhã para combinarmos essa visita. Terei muito gosto em receber-vos :)
      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Este fim de semana não cozinhei. Cozinharam para mim. Soube bem mas quando li o teu post tive vontade de ir despedaçar uma abóbora que chegou cá a casa. Nunca fiz compota de abóbora. Bem podia ser...
    Um abraço de boa semana.
    Guida

    p.s. achas mesmo perigoso enviar-te um "vidrinho" via CTT?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sabe bem :) Ainda hoje, a minha mãe cozinhou para mim. Agora que falas nisso, tenho de fazer compota de abóbora. Gosto desta: http://receitasaodesafio.blogspot.pt/2011/03/doce-de-abobora-com-canela-e-cardamomo.html.

      Um beijo

      PS: Há uns meses, mandei uma à Mar, que explodiu pelo caminho. Desde então, tenho medo.

      Eliminar
  6. Olá Ilídia:

    Há uns dias, deram-me uma abóbora estranha. A pessoa não sabia o nome dela. Tinha comprado a semente em Itália e perdeu a ideia do nome. Creio que é esta de que falas. Não é preciso tirar a casca. E é muito suave. Fiz creme de abóbora com aipo. Bem de Outono. Gosto tanto destes dias.
    Nunca fiz abóbora no forno, como acompanhamento. Há-de ser este ano:)

    Um beijo grande:)

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A okaido é uma abóbora de casca laranja, muito suave, com um ligeiro sabor a castanha, daí o outro nome: potimarron. Gosto muito, mas não é muito fácil de cultivar, pelos vistos. Experimenta a abóbora no forno. Tão bom a acompanhar carnes, nestes dias de outono.
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  7. Sente-se o conforto da refeição ao ler os ingredientes e o forno!
    Eu adoro abóboras e adoro colocar em filinha no muro da rua :)
    Assada no forno assim, caramelizada é uma delícia.
    (eu sou um desastre a cortar abóboras!)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa a apetecer estas refeições, não é? Eu sou fascinada por abóboras. Pelo sabor, pela estética, pelo que simbolizam... A parti-las, sou um perigo. Eu e as facas sou um perigo :)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  8. Que iguarias!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto delicioso mas confesso que cominhos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.