sábado, 21 de setembro de 2013

Figos no outono

Hoje o dia está mesmo outonal. Mobiliário do jardim, cama de rede, almofadas, tudo recolhido, sinal de que o verão acabou. Um vento agreste agita as árvores e uma chuva decidida bate nas vidraças. Não fosse o calor que ainda se faz sentir, acenderia a lareira. 
Cá dentro, almoçamos, recolhidos e protegidos. Dizem que vem mau tempo. Comemos figos, um fruto de fim de verão, que este ano chegou no outono. Esperei por eles todo o verão. Este ano está tudo atrasado, dizia o meu pai, como que a pedir-me paciência, virtude que nunca tive. Tinha razão. Demoraram, mas chegaram. Têm sido consumidos simples ou a adornar saladas, como esta, inspirada numa das saladas do livro Refeições em 15 minutos, do Jamie Oliver. E este dia cinzento de outono está a saber bem. Os três recolhidos na toca, na companhia dos gatos, que já estão com aquele mimo ronronante das estações frias, à procura de calor e aconchego. E nós dedicados uns aos outros e às coisas que nos fazem felizes. 

Salada de verduras, figos e pistácios
com vinagrete de mel



1 endívia pequena
Algumas folhas de alface roxa 
2 ou 3 folhas de couve chinesa
3 figos, cortados em quartos
pistácios a gosto
raspas de parmesão
sal e pimenta

Cortar a endívia, a alface e a couve chinesa em pedaços e dispor num prato de servir ou saladeira. Adicionar os pistácios, as raspas de parmesão e os figos. Regar com o molho.

Molho:
Misturar bem 1 colher de sopa de azeite virgem extra, 1 colher de sopa de vinagre de estragão e uma colher de café de mel. Temperar com sal e pimenta preta e regar a salada.

20 comentários:

  1. Aqui também se esperam por eles...dos poucos que ainda comi eram pouco doces!! Adoro figos e espero por eles todos os anos, sem muita paciência como tu mas depois é a gula que toma conta e devoro os ...
    Esta salada ficou divinal com eles!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita, minto se disser que estes são dos mais doces que já comi. No entanto, deu para matar saudades. A noite passada choveu muito e parece que a chuva é inimiga dos figos. Espero ainda colhermos mais alguns, pois apetece-me fazer umas experiências culinárias.

      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá amiga,
    por cá também se faz o mesmo: aproveitamos a companhia um dos outros depois dos primeiros dias agitados do início do ano. Ainda bem que o tempo lá fora obriga a este recolhimento agradável. Também já comi os primeiros figos do ano, simples, sem transformações ou artifícios e que bem souberam.... É pena é haver tão poucos este ano outra vez.
    Beijinhos aos teus "Omes" e continuação de bom fim de semana.
    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem ela é :)
      Muito bom hibernar na toca, depois de uma semana cansativa. Foi o que fiz o fim de semana todo. No próximo, temos festa ;)

      Beijos para o teu "ome" e para a Clarinha. E para ti :)
      Ilídia

      Eliminar
  3. por aqui continua o calor. de 30º para cima! os figos, tal como o tomate, chegaram tarde este ano, mas vieram em boa hora. é aproveitá-los... bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também está calor. Mas já não é aquele calor de verão, associado a céu azul e sol a brilhar. É um calor abafado, que incomoda e faz desejar o frio.

      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  4. Eu já tive a sorte de colher alguns do quintal dos meus sogros mas mais virão em Outubro pois continuam carregadinhas...

    Uma saladinha deliciosa com que nos presenteias Ilídia,

    beijinho e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Nessa altura de abundância dá para brincar mais um bocadinho e fazer uns cozinhados com figos. Os primeiros querem-se simples :)

      Beijinho e boa semana,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Ainda não comi figos suficientes, este ano. Uma das minhas frutas preferidas, comidas sempre na parte final do Verão, que aqui no Norte chegam mais tarde. Os dias aqui continuam de Verão. Muito quentes. Mas foi bom imaginar-vos no recolhimento de casa. Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei hoje com os meus sogros, que moram para os teus lados, e eles queixaram-se do calor e dos incêndios. Aqui já cheira a outono, apesar de ainda estar calor. Foi bom um fim de semana de recolhimento, a contrastar com os anteriores, cheios de compromissos.

      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Figos fazem pensar em Verão nos seus dias finais, aqui. Mais a Sul, é Verão no seu auge, quando os como. E faço assim. Muitas saladas. Com coisas verdes e frutos secos. Mas a verdade é que a maior parte das vezes, vão desaparecendo um a um. Passo por eles e acho-os tão irresistíveis:)
    Está muito calor. Muito. Impiedoso como no Verão. Só que sem a cadência demorada das férias.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, realmente, irresistíveis. Se não fossem tão calóricos, comia-os às dúzias :) Quero ver se este ano volto a fazer conserva de figos. Adoro-os em pizzas.

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  7. e por falar em saladinhas deliciosas e com aspecto maravilhoso ... esta está UAU!! beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bela salada.
    Hoje comi figos que a minha sogrinha me trouxe dos Biscoitos e eram bem bons.
    Espero que tenham descansado tudo, para se divertirem no próximo sábado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Ilídia
    Bem diz o ditado "não há fome que não dê em fartura". Demoraram a chegar, mas agora não sei que faça a tantos. Por acaso, ontem o jantar foi uma pizza com os ditos e bastante salva. Nunca tinha feito e fiquei absolutamente rendida. E sim, comi carradas deles, sem culpas, para me preparar para estes dias de contenção!
    Publica o "meu" bolo para eu replicar... para os amigos ;)
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, a abundância ainda não é muita. Quando for, vou conservá-los, segundo esta receita, que te recomendo: http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2011/12/pizzas-e-felicidade-de-abrir-um-frasco.html. E talvez um chutney com muito bom aspeto que vi num blogue de que gosto muito ;)
      Quanto ao "teu" bolo, é já a seguir, mal acabe de responder aos vossos comentários :)
      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar
  10. Ilídia,
    os meus figos só agora estão bem doces!
    foi uma espera longa mas que deu frutos. adoro usar em saladas tal como esta que ficou perfeita.
    adoro em pizzas, em batidos, em bolos e claro, ao natural!
    por cá o fim de semana foi de muito sol e calor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me perco por figos. Acho que é o meu fruto preferido. Tenho tido algum cuidado por causa das calorias (uma coisa tão boa tinha de ser calórica :(

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.