quinta-feira, 6 de junho de 2013

Uma receita de peixe e uma espécie de "pesto" de favas

Cá em casa, o peixe de eleição é o salmão. Pelo menos, é o mais consensual. Eu, no entanto, apreciadora de peixe, gosto de ir variando as espécies. Não são raras as vezes em que grelho salmão para os meus rapazes e um peixe diferente para mim (cântaro, boca negra, robalo, dourada...). 
Há dias, vi estes sargos na peixaria. Comprei-os, sem fazer a mínima ideia de como os ia confecionar. Fiz umas pesquisas e, inspirada pelo que vi, acabei por assar o peixe à minha maneira, com os ingredientes que tinha à mão: um raminho de orégãos, massa de malagueta, muito alho e azeite. Para acompanhamento, umas batatas cozidas, envoltas em "pesto" de favas. Uma refeição saudável e muito, muito saborosa. 
Sargos assados com alhos e orégãos
2 sargos
1 raminho de orégãos frescos
massa de malagueta q.b.
6 dentes de alho, esmagados
sal
azeite


Fazem-se uns cortes nos peixes e temperam-se com sal, massa de malagueta, orégãos e os alhos, esfregando-os bem (deve fazer-se o possível por introduzir os temperos nos cortes e na barriga, para que o sabor se entranhe na carne). Regam-se com azeite e levam-se ao forno a 220 graus, numa assadeira coberta com papel de alumínio, no qual se fazem uns furinhos, durante cerca de 30 minutos. Se desejar, passados 20 minutos, retire o papel de alumínio, para que os peixes ganhem alguma cor. 

"Pesto" de favas

1 kg de favas (pesadas com as vagens)
50 g de queijo da ilha, ralado
sumo de limão q.b.
hortelã-pimenta ou hortelã q.b.
1 dl de azeite

Tirar as favas das vagens e cozê-las (a partir do momento em que a água começar a ferver, contar 3 a 4 minutos, para que não fiquem muito moles). Escorrê-las e colocá-las numa tigela de água gelada, para parar a cozedura. Retirar a pele e triturar (na bimby ou noutro robot de cozinha - pode picar de forma mais ou menos grosseira, dependendo do gosto). Adicionar o queijo, o sumo de limão e a hortelã pimenta. Misturar o azeite, em fio, batendo sempre, até obter uma pasta de consistência cremosa. Guardar o molho num frasco esterilizado. Pode usá-lo para barrar o pão, com massas ou batatas cozidas ou como a sua imaginação ditar.


8 comentários:

  1. que peixe tão bom...e com essas batatas está perfeito!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liliana, foi a primeira vez que cozinhei sargo. E gostei. Vou repetir :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Que belo peixinho!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma espécie de pesto de favas:) Gostei da formulação. Estive a ver a combinação de ingredientes e parece que é mesmo de fazer. O Vasco vai ficar bem feliz:)
    Acho que nunca comi sargo. Por aqui, os peixes não variam muito. Mas "vingo-me" em Lagos:)

    Um beijo de bom fim-de-semana!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não usei pinhões (ou outro frutos seco), não se é bem pesto :) Mas é parecido :)Experimenta fazer para o Vasco. Se gosta de favas, vai adorar. No sábado, colhi as últimas. Agora, só para o ano.
      Beijos

      Eliminar
  4. Adoro o pesto de favas :) Fiz um com ervilhas e soube-me tão bem.
    Eu adoro peixe e em casa todos gostam!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi ontem na página da Gwyneth Paltrow (Goop, conheces?, um pesto com as folhas das ervilhas. Fiquei com vontade de experimentar.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.