segunda-feira, 17 de junho de 2013

Uma cena de Kill Bill e mais um aniversário

Acabei de deixar o meu filho no colégio. O meu filho de 5 anos. Saiu de casa, com a sua mochila às costas, motivadíssimo, pois, para além de ter uma visita de estudo, faz anos e quer festejar com os amiguinhos. À chegada, vieram ter com ele, dar-lhe abraços e beijinhos de parabéns. 
Há 5 anos, mais ou menos à hora a que escrevo este texto, estava deitada numa cama de hospital. E o filme Kill Bill, de Tarantino, não me saía da cabeça. Pode parecer estranho pensar insistentemente num filme de Tarantino logo depois de ter o meu filho. Quem conhece o realizador sabe que os seus filmes são tudo menos ternurentos e não têm nada a ver com as delícias da maternidade. Antes que me julguem a mãe mais insensível do mundo, explico a razão pela qual este filme estará sempre associado ao nascimento do meu filho: 
O Manel nasceu de cesariana. Assisti ao nascimento, pois levei uma anestesia que me permitiu ficar acordada e conhecer o meu filho mal ele viesse ao mundo. Trouxeram-no ao pé de mim, no seu fatinho verde limão, demasiado grande para os seus 47 cm e 2,975 kg. Aproximaram-no, para que lhe pudesse dar um beijinho, e levaram-no para o quarto, para que o pai e o resto da família o pudessem conhecer. Senti que o arrancavam de mim, sem que eu pudesse fazer nada para o impedir. Tem de ir para o recobro, até passar o efeito da anestesia, informaram-me. Quando sentir as pernas, chame-nos. E começaram a passar, na minha cabeça, imagens da Uma Thurman, depois de um coma prolongado, a tentar mexer os dedos dos pés. E de como se esforçou até conseguir. E eu comecei a visualizar os meus dedos dos pés a mexer. E a visualizar o rosto rosado do meu filho, que eu tanto desejava rever. Não demorei muito até voltar a sentir a parte inferior do corpo. Chamei logo as enfermeiras. Já sinto as pernas. Posso ir ter com o meu filho? Não, não pude. Tive de ficar em observação mais uma hora, que me pareceu anos, até que pudesse ter pela primeira vez o meu filho nos braços.
Hoje, o meu bebé faz 5 anos. À tarde, irei ao colégio, com o pai, levar o bolo que lhe fiz e cantar-lhe os parabéns. E dizer-lhe mais uma vez como estamos felizes e orgulhosos por sermos pais dele.


Para a comemoração no colégio, fiz este bolo e decorei-o com gomas. Espero que os meninos gostem :)


13 comentários:

  1. Ai demónia, que belo e ternurento texto. A ti, ao Paulo e ao "meu" Manel as maiores felicidades do MUNDO. E agradeço a quem me pôs no teu caminho, porque és uma das pessoas mais fantásticas e mais amiga que alguma vez conheci. Obrigada Ilídia por fazer parte do teu leque de amigos. E olha que o meu está resumidíssimo!! Bem hajas minha Bicha Nojenta com a maior ternura do mundo

    ResponderEliminar
  2. Felicidades para o filhote e para os papás.
    O bolo ficou lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao filho!!! Tenho a certeza que o bolinho vai agradar a todos!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Beijokas e abraços para o primo Manel ! Que ele possa contar com ..muitos..e muitos anos de vida..e sempre com a sua linda mãe para fazer um bolinho feito com muito amor ! Abraço~Diana

    ResponderEliminar

  5. Parabéns para o Manel e para os papás.
    O texto e o bolo estão muito bonitos,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao Manelinho e também a ti e ao Paulo!
    Liguei-te há pouco, mas tu não estavas. Falei com o Paulo e já vi o Manel hoje ;)
    Ligo mais logo.
    Beijos.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da imagem, percebo perfeitamente ;) Parabéns ao teu filhote :D

    Beijinhos e boa semana! :D

    ResponderEliminar
  8. Percebi perfeitamente a imagem do filme :)
    Ilídia, muitos parabéns ao teu Manel, que é um menino de ouro! E parabéns aos pais, que tão bem o educam.
    O bolo está lindo, todos vão ter uma surpresa ao cortar as fatias!! :)
    Um beijinho e que seja um dia bem doce.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao aniversariante e aos papás! Esse bolo está muito giro! O meu filho mais velho vai fazer daqui por pouco tempo 7 anos...e esta ideia é muito gira!
    Beijinho

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Querida Ilídia
    Ainda peguei no telefone mas era tarde ou estarias em comemorações.
    Parabéns ao Manel "de olhos lindos", à mãe mais doce que acre e ao pai, que sendo do norte, tem de ser boa gente!
    A ver se acertamos na hora para falarmos.
    Um abraço continental,
    Guida

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia!
    Muitos Parabéns ao aniversariante e aos papás!!
    Felicidades para os 3!
    Beijinhos do Paraíso ^-^

    ResponderEliminar
  12. Estavas tão feliz ao telefone, a descrever o bolo cheio de gomas:) Ficou muito lindo. Chocolate + crianças é uma combinação infalível.
    Passei por esses momentos, quando nasceu o António. Cesariana também. E eu a dizer ao médico que já estava a mexer-me, que queria ir embora para ver o meu bébé. Ele disse que eu era uma mãe impaciente. São todas, nestas circunstâncias:)
    Dei-te os parabéns com voz, minha Ilídia. Soube da tua alegria naquele dia. Mais parabéns com felicidade dentro. Aqui. Junto do bolo com gomas e da cena de Kill Bill.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada a todas pelas mensagens cheias de carinho. A segunda-feira foi um dia feliz. O Manel estava feliz e nós não estávamos menos. Não dou especial importância ao meu aniversário. E nunca o festejo de forma efusiva. Mas o aniversário dele é mesmo um dia muito especial para mim. E o do pai também :)
    Os meninos gostaram do bolo verde com gomas. E andaram a competir porque todos querias as bananas. No sábado, haverá uma festinha para eles e não me posso esquecer de comprar muitas gomas em forma de banana :)

    Beijos para todas,
    Ilídia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.