domingo, 2 de junho de 2013

Sempre vivas

Nesta altura, as energias desaparecem. E com elas vai a inspiração. Depois de um dia de trabalho, na escola e em casa, a vontade de fotografar comida é pouca. A vontade de testar receitas diferentes também. Custa ligar o computador e escrever um texto. Ando assim, ultimamente. E tenho respeitado o meu ritmo. 
Ontem voltei à Biofontinhas. No saco, mais algumas preciosidades, que aparecerão por aqui um dia destes (mais acelgas coloridas e ervilhas tortas roxas, cuja existência desconhecia). Nas mãos, um arco-íris de flores que me fez quebrar o silêncio. Tinha de as fotografar e de as deixar aqui. Cheguei a casa e coloquei as flores sempre vivas no morango que herdei da minha avó. O morango que costumava estar na cozinha dela embelezou a nossa mesa de jantar, juntamente com as flores. Sempre vivas, tais como as memórias da minha avó. Hoje, ficam aqui, a enfeitar o blogue. E continuarão a embelezar a casa, já que não morrem. Sempre vivas, sempre belas. Obrigada, Maria João.


Fica também a receita da minha manteiga aromatizada. Ultimamente, tenho feito sempre esta versão, que faz furor entre todos quantos a provam.

Manteiga aromatizada com orégãos e alho
Bater dois pacotes de natas (usei 1 saco de 500 ml da marca açoriana Pronicol), até que a gordura e o soro se separem. Pôr a manteiga num passador e passá-la por bastante água corrente. Juntar orégãos frescos e 4 dentes de alho, picados, e temperar com flor de sal e 1 colher de café de paprika fumada La Chinata. Fazer um rolo, com película aderente, e levar ao frigorífico.

7 comentários:

  1. Olá Ilídia
    Também eu tenho "sempre vivas" em casa, numa jarra, desde o batizado da F. Gosto mmuito da perenidade delas.
    Como bates as natas? À mão ou na batedeira? Lembra-te que não tenho os teus gadgets, não me recomendes a Bimby ;)
    Abraço de boa semana.
    p.s. vou ler durante a aula de natação das meninas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Guida.
      Pois, para além de serem muito bonitas, agrada-me essa ideia de perenidade. Tão diferentes de todas as outras flores, que são belas poucos dias.
      Bato as natas na Bimby (não, não ta vou recomendar ;), mas podes batê-las na batedeira. Tens de ter paciência e batê-las até as "estragares" :) Quando vires que o soro se separou da gordura, estão prontas.

      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Parece mesmo coisa de avó, esse morango:) E tão poético, o nome dessas flores. Uma formulação que faz mesmo justiça à realidade. Parecem sempre vivas, sempre bonitas. Prontas a acrescentar beleza. Como na tua mesa com memórias dentro.
    E prometo que um dia hei-de fazer manteigas aromatizadas como as tuas:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, adoro aquele ar antiquado :) E o facto de ter pertencido à minha avó materna torna-o ainda mais especial. Ela, tal como eu, adorava decorar a casa e a mesa com flores. Teria gostado de ver as flores sempre vivas no morango que me deixou :)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  3. Deve ser muito boa, gostei da dica.
    Kiss
    Ah, e tb gosto muito dessas flores.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um morango igual ao teu :) Adoro essa colecção.
    E adoro decorar mesas com flores, fica logo com um ar a casa cheia.
    E uma manteiga aromatizada é sempre delicioso e viciante com um pão quente.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Pois então já somos 2 (ou 3 ou todos nós, por esta altura!) a sentirmo-nos com falta de forças... Ando extremamente cansada e isso reflecte-se também na minha cozinha.... Um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.