segunda-feira, 20 de maio de 2013

Uma tarde ao ar livre e uma torta de bacalhau

Sabem bem dias assim. Dias sem horas marcadas, em que há tempo para tudo. Umas páginas do livro do momento, ainda antes do pequeno-almoço. Panquecas e café quentinho. Almoço improvisado, mas saboroso. A seguir, uma tarde no exterior. 
Uma tarde bonita, primaveril. Já não era sem tempo. Analisaram-se os estragos do inverno. A minha verbena foi bastante fustigada. Foi hoje* o dia de a podar. Com a ajuda preciosa do Manel, que apanhou os ramos secos e que se sentiu muito importante por isso.


Depois de tratar do jardim, fomos para a horta, onde nos esperava o meu pai. Andei a fotografar as verduras. Nesta altura, quase as vemos crescer, diante dos nossos olhos. Muito generosa, a natureza, nesta época do ano.

                                                                                         ervilhas

                                                                                                           couves de bruxelas, ainda bebés

Fotografámos ainda o nosso novo hóspede. Lembram-se deste post? Um dos maios expostos no dia 1 foi oferecido ao meu pai, por um amigo, para servir de espantalho na nossa horta. Está cá em casa desde a semana passada e tem cumprido bem a sua função. Nunca mais os pássaros comeram as ervilhas :)

Apesar de não se aproximarem dos canteiros, com medo do espantalho, os pássaros continuam a habitar as árvores. Encontrámos um ninho, alojado numa faia. O Manuel veio chamar-me, entusiasmadíssimo. Ó mãe, tens de falar baixinho, para não assustares os passarinhos. Eles são bebés, têm medo! Com cuidado, fotografámo-lo, mesmo antes de a mãe regressar para alimentar os filhotes.


Dali a pouco, vimos a mãe voar, até ao ninho. O Manel supôs logo que fosse levar comida aos filhotes. A tarde na horta prolongou-se, enquanto houve sol. Chegámos a casa cansados, mas felizes. Depois de um banho, fiz o jantar. Uma torta de bacalhau, receita da minha amiga Lídia. Deixo-vos a foto. A receita pode ser consultada no Receitas ao Desafio

* Sábado, dia em que este texto foi escrito.


                  A vista da cozinha para o meu adorado Pico do Capitão :)

5 comentários:

  1. Carago ! Eu parei duas vezes para dar boleia a esse maio.

    João.

    ResponderEliminar
  2. João, ainda bem que não deu. Se o tivesse levado para longe, provavelmente não estaria na minha horta ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das fotos e a torta de bacalhau fiou com ótimo aspeto :)
    Vista magnífica :)

    ResponderEliminar
  4. Sabem bem dias assim Ilídia, cheios de verde, dos nossos, e de tempo.
    Tempo para o que gostamos e tempo de partilha, e eu adoro as tuas partilhas.
    Essa torta de bacalhau parece-me deliciosa :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Sinto sempre uma inveja boa, dessas coisas verdes que crescem bem à frente dos teus olhos. Nem é por não ter acesso a coisas destas. Felizmente, os meus legumes não são de supermercado. É por isso de acompanhares o ritmo da tua Natureza aí. Assistes todos os dias ao evoluir. E isso é muito lindo.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.