sexta-feira, 17 de maio de 2013

Um gelado de pistácio enquanto a primavera não chega

Por cá, os dias continuam pouco primaveris. Se de manhã há sol, a tarde traz nuvens cinzentas e chuviscos. Se nos encasacamos para ir trabalhar, arriscamo-nos a passar calor todo o dia. Se escolhemos uma indumentrária mais fresca, arrependemo-nos mal saimos de casa. Enquanto esperamos que o tempo se decida, vamos aproveitando o melhor das duas estações: gelados à tarde e lareira à noite.

Ingredientes:
150 g de pistácios (com a casca)
250 ml de natas gordas
175 g de açúcar amarelo
600 ml de leite (usei meio gordo)
1 pitada de sal
1/2 colher de café de extrato de amêndoa
4 gemas
corante alimentar verde (facultativo) 


Preparação:
Descasque os pistácios, toste-os ligeiramente numa frigideira e, num robot de cozinha, triture-os, até ficarem em pó.
Num tacho médio, misture o leite, as natas, o açúcar e o sal. Deixe ferver em lume médio, mexendo durante 5 minutos, ou até o açúcar se dissolver e a mistura estar quente. Tire do lume e adicione os pistácios, misturando com uma vara de arames, até estar bem ligado.
Bata ligeiramente as gemas numa taça média. Adicione gradualmente, batendo, 240 ml do creme de leite e os pistácios. Junte esta mistura ao restante creme, reduza o lume para médio-baixo e deixe cozer, mexendo, até que o creme engrosse o suficiente e se agarre à colher (75 a 80 graus). Não deixe ferver, pois as gemas podem coalhar. Passe o creme, através de um coador, para uma taça (se desejar um gelado mais rústico, pode saltar este passo). Tape e meta no frigorífico até estar muito frio, pelo menos 6 horas ou 2 dias no máximo. Adicione o extrato de amêndoa e, se desejar, umas gotinhas de corante alimentar verde.
Deite o creme no recipiente de uma máquina de gelados e congele, segundo as instruções do fabricante. * Passe o gelado para um recipiente com tampa e congele até que esteja suficientemente firme para servir com uma colher de gelado, pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro.

* Caso não tenha máquina de gelados, leve ao congelador e, de vez em quando, bata com a batedeira. Quantas mais vezes o fizer, mais cremoso ficará o gelado.

6 comentários:

  1. Mas que bela cor tem esse gelado!!!
    É verdade este tempo indeciso não tem só coisas más também tem coisas boas como o gelado á tarde e a lareira á noite!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá! Acho que é a primeira vez que venho aqui comentar. É que não consegui resistir a tão belas imagens! Este gelado deve ser divinal, pois eu adoro pistachio. ;)
    Beijinho.

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. E eu que adoro pistachio. Deve ficar óptimo para acompanhar um bolo de chocolate :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto bastante de pistáchio.
    O gelado ficou muito sugestivo :)

    ResponderEliminar
  5. Ilídia, por cá um frio e umas chuvadas vieram contrastar com os dias de sol e calor da semana passada.
    Ando com vontade de inaugurar a época dos gelados!! Adoro de pistachio :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ahahah! Não consigo conter uma gargalhada porque ao ler o título lembrei-me imediatamente do filme Carros 2, em que o Mate come um suposto gelado de pistachio que afinal era wasabi :D
    Tenho que experimentar!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.