domingo, 5 de maio de 2013

Um gelado de chocolate para o Manuel

Estou, neste momento, sentada com o meu filho a ver O Rei Leão. Porque ser mãe também é ver os filmes dele, conhecer os heróis dele, os gostos dele. Ser mãe é ajudá-lo a vestir a fantasia do Spider-Man (durante todo o ano) e jogar com ele Super Mario Kart na Wii. Ser mãe é fazer-lhe a vontade e parar no parque infantil e enterrar os saltos finos dos sapatos na terra. Ser mãe é dar-lhe muitos beijos e muitos abraços e repreendê-lo quando faz asneiras. Ser mãe é derreter-me quando me pede que pinte os lábios de vermelho, quando me diz que cheiro bem e que estou linda. Ser mãe é fazer-lhe um gelado de chocolate, mas também é recusar-lhe guloseimas quando acho que está a exagerar. Ser mãe é protegê-lo, mas dar-lhe espaço para crescer, sem que se sinta sufocado. E sentir saudades dele a meio do dia e ouvir a sua voz a dizer gosto muito de ti e não ver a hora de o ir buscar ao colégio e vê-lo a correr para mim, de braços abertos. Ser mãe é ficar imensamente feliz quando me oferece um presente feito por ele e me pergunta está giro, mãe? Gostaste muito, mãe? 

Gelado de chocolate
 

 Ingredientes (para cerca de 1 litro):
600 ml de leite (usei meio gordo)
240 ml de natas gordas
175 g de açúcar
1 pitada de sal
5 colheres de sopa de chocolate negro, cortado fino (triturei na Bimby, até ficar em pó)
4 gemas
1 1/2 de essência de baunilha


Preparação:
Num tacho médio, misture o leite, as natas, o açúcar e o sal. Deixe ferver em lume médio, mexendo durante 5 minutos, ou até o açúcar dissolver e a mistura estar quente. Tire do lume e adicione o chocolate em pó, batendo até estar bem ligado.
Bata ligeiramente as gemas numa taça média. Adicione gradualmente, batendo, 240 ml do creme de chocolate quente. Adicione a mistura de gemas ao creme de chocolate restante no tacho, reduza o lume para médio-baixo, coza, mexendo, até que o creme engrosse o suficiente e se agarre à colher (75 a 80 graus). Não deixe ferver senão as gemas coalham. Passe o creme através de um coador para uma taça. Tape e meta no frigorífico até estar muito frio, pelo menos 6 horas ou 2 dias no máximo. Adicione a essência de baunilha.
Deite o creme no recipiente de uma máquina de gelados e congele, segundo as instruções do fabricante. * Passe o gelado para um recipiente com tampa e congele até que esteja suficientemente firme para servir com uma colher de gelado, pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro.

* Caso não tenha máquina de gelados, leve ao congelador e, de vez em quando, bata com a batedeira. Quantas mais vezes o fizer, mais cremoso ficará o gelado.


Fonte: Gelados e sobremesas geladas, Peggy Fallon, Editora Civilização

8 comentários:

  1. Esse gelado está-me a dar água na boca!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. LOL, estamos na onda dos gelados. E esse combinava lindamente com o meu de morango e banana :)

    ResponderEliminar
  3. <3
    És uma mãe extraordinária. O Manelinho tem muita sorte!
    Beijos aos dois.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Boa receita, mas foi da história que eu gostei mais :)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Oh, gostei tanto de te ler. Dos teus sentimentos :)
    Da ternura e de tanto amor em cada palavra.
    Adoçada por este belo gelado de chocolate.
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  6. Que ternura de post ;)
    Revi-me em muitas das "imagens"...
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Que delicia e caseirinho, que bom.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  8. Ofereceste-lhe gelado de chocolate:) Fizeste bem ao teu filho com gelado de chocolate. Uma mãe que faz gelados é assim uma espécie de heroína. Mesmo que não suba a telhados e que não lhe saiam teias das mãos:) Temos outros talentos, nós. Outros recursos.

    Um beijo para ti. E um outro para o teu menino.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.