terça-feira, 23 de abril de 2013

No Pico do Capitão

É a minha paisagem de todos os dias. Da janela da cozinha, contemplo-o todas as manhãs. De caneca de café na mão, admiro aquela tela, pintada só para mim. Todos os dias diferente. Às vezes, deserto. Outras, salpicado de preto e branco. Vacas que nele moram em manadas mais ou menos populosas. Às vezes, rebanhos de ovelhas. O verde varia. No inverno e primavera, mais vibrante. No verão e outono, mais esbatido. Em dias como o de hoje, coberto de uma neblina esbranquiçada e enigmática. Enquanto escrevo este texto, olho pela janela do escritório. Vislumbro as casas brancas, através da cortina alva que as esconde. Hoje, não se vê o pico, envolto em nevoeiro cerrado.
Fascina-me, aquele pico. Nunca me canso dele. Como uma obra de arte que vemos sempre com um olhar novo. Que varia, consoante o nosso estado de espírito. O bucolismo do verde e dos animais. Ou a azáfama matinal das casas que lá habitam. Ou o trabalho árduo de um trator que lavra um cerrado. Ou a solidão de um cavalo lá no alto.
Contemplo-o, sempre ao longe. Nunca lá tinha ido. Até ao passado domingo. Foi, novamente, o geocaching a tirar-nos do sofá. Depois de um almoço lauto em casa dos meus pais, desafiei quem lá estava para ir comigo. Ao princípio, ninguém. Preguiçosos, apetecia-lhes ficar à mesa, a conversar. Mas eu sou persistente. Consegui convencer a maior parte. 
Ao longo da subida, deixámo-nos deslumbrar pelas vistas fantásticas. As típicas mantas de retalhos da ilha, o mar, os amontoados de casas. Soube-me bem estar naquele lugar que vejo todos os dias ao longe, a olhar para a minha casa. Gostei desta inversão de paisagens. No topo, a cache (o tesouro). Depois, o caminho de regresso. Mais fácil, pois para baixo todos os santos ajudam. E a satisfação de descobrir lugares mesmo à porta de casa. E de ter gasto as calorias das farófias do almoço :)





Farófias (no micro-ondas)
(Feitas a partir desta receita, da Susana)



11 claras (que restaram depois de fazer este pão de ló)
11 colheres de sopa de açúcar
Umas gotas de sumo de limão
Uma pitada de sal

Bati as claras em castelo, com o sal e o sumo de limão. Fui adicionando o açúcar, sempre a bater, até as claras ficarem bem firmes. Num prato, coloquei colheradas de claras batidas e levei ao micro-ondas, na potência máxima. Retirei-as para um prato, com papel absorvente, pois libertam algum líquido, e repeti a operação até acabarem.
Coloquei as farófias num prato de servir, reguei-as com creme inglês e levei ao frigorífico.

Creme inglês:

Ingredientes:
1/2 l de leite
2 ovos médios
50 g de açúcar
1 colher de sopa de custard powder

Preparação na Bimby:
Coloquei todos os ingredientes no copo e programei 6 minutos, 90 graus, velocidade 4. 

Preparação tradicional (não testada):
Leve o leite (reserve meia chávena de chá) e o açúcar ao lume, até que este esteja dissolvido. Bata os ovos, misture o custard powder e o resto do leite, até obter um creme homogéneo. Junte este preparado ao leite, batendo energicamente, com uma vara de arames. Deixe engrossar, mexendo sempre, para não pegar.

5 comentários:

  1. Que sorte! É lindo!
    Adoro farófias. Já ando à alguns dias para as fazer. Mas a olhar para as suas acho que não vou conseguir resistir. ehehhe

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Também já me rendi aos encantos da busca ao tesouro! Sabe mesmo bem sair de casa e andar por ai a descobrir os lugares mais reconditos da ilha! Sábado, andamos pelo Paúl e para não variar,lá estava o pote de ouro no fim do arco íris!!!!
    Temos de combinar umas aventuras!!!
    PS- Se o tempo algum dia o permitir!!!!
    beijocas dos habitantes das ALMAS
    Nunca comi farofas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobrem-se lugares lindíssimos, que desconhecíamos. Outros que só víamos ao longe, como era o caso deste pico :) Sim, espero que o tempo permita mais aventuras. Já agora, caro habitante das Almas, como se chama?

      Eliminar
  3. OKAY! NUNCA COMI FARÓFIAS!!!! Assim é que está certo!!!
    HA! Ha! Ha!

    ResponderEliminar
  4. Que belas fotos! E que receita fantástica... já guardei!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.