terça-feira, 30 de abril de 2013

Instruir ou entreter?

 
Como qualquer criança, vi filmes infantis. Os meus pais costumavam alugar no clube de vídeo os clássicos da Disney. Depois de adulta, creio que o primeiro filme de animação que vi foi Shrek (o primeiro). Depois de o meu marido ter insistido, fomos vê-lo ao cinema. E tive de dar a mão à palmatória. Gostei muito. Um filme bem feito, com piadas inteligentes, dirigidas a vários tipos de público. Uma mensagem forte, imagens belíssimas. Um filme muito completo, na minha opinião. Depois desse, vi mais alguns, uns melhores do que outros, uns mais instrutivos do que outros. Nos últimos tempos, tenho visto imensos. Clássicos e outros mais recentes. Tenho um filho de quatro anos e, como tal, vou acompanhando aquilo que vê.
Ontem, fomos ao cinema ver The Croods. Antes de sairmos, mostrei o trailer ao Manel e expliquei-lhe que era um filme sobre homens das cavernas. O que é um homem das cadernas?, perguntou-me. E eu, depois de o ter corrigido, expliquei-lhe, o melhor que pude. E ele escutou-me, com atenção e interesse. E disse-lhe: Mas vais perceber melhor quando vires o filme. Enganei-me. Apesar de ter como personagens uma família de homens das cavernas, o filme pouco ou nada ensina. Muitas perseguições (é certo que conseguir comida não devia ser fácil naqueles tempos, mas não era preciso mais de meio filme para os petizes perceberem isso). Um jovem que descobre o fogo, uma descoberta pouco explorada, na minha opinião. Piadas fáceis, com pedradas na cabeça, quedas aparatosas e outras peripécias do género. Uma mensagem final com algum interesse. E muitos cenários lindíssimos e exóticos, feitos para explorar o 3D.
Não acho que o cinema deva ter como objetivo exclusivo instruir. Não vejo nenhum crime no cinema de entretenimento. Também não sou contra imagens em 3 dimensões. Considero, porém, que, sempre que possível, se devem aliar as várias vertentes. E quando o público-alvo é o infantil, creio que a preocupação de ensinar deve ser ainda maior. Hoje em dia, parece haver o medo de que, se o filme estimular os neurónios, as criancinhas se desinteressem. E é pena, pois o cinema pode ser uma ferramenta de grande utilidade para ensinar. Os poucos conhecimentos acerca da mitologia clássica que muitos dos meus alunos têm quando chegam ao 7º ano chegaram-lhes através do Hércules. 
O meu filho gostou do filme e fiquei feliz por isso. Todavia, creio que teria gostado na mesma se, para além das perseguições e quedas, o filme tivesse explorado um pouco mais a vertente histórica. Seria bom que parassem de tratar as crianças como umas coitadinhas, que não são capazes de entender uma piada um pouco mais complexa. Ou que não vão apreciar um filme que exija um bocadinho de raciocínio. Afinal, o Manel chegou a casa com os mesmos conhecimentos acerca dos homens das cavernas com que saiu: aqueles que eu lhe ensinara.

2 comentários:

  1. Concordo consigo. As crianças aprendem quando menos se espera. Com os meus filhos já adultos, percebi que sabiam todos os deuses gregos e romanos na ponta da língua!
    Quando perguntei como tinham aprendido responderam: No "Hércules". Filme que viram uma e outra vez e ainda bem!

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  2. Como esta mensagem me toca, Ilídia! Hoje o valor que se dá à História é o de a tratar como uma sub-ciência que nada tem para oferecer, quando o que não falta são pretextos para filmes e mais filmes, com aventuras, pancada mas, acima de tudo, muito conhecimento.
    Ainda no outro dia tive saudades dos meus filmes de criança e estive a ver "Em Busca do Vale Encantado" com a minha irmã. Percebi, a meio do filme, que ela conhecia todas as espécies de dinossauro que iam aparecendo. Alguma coisa eles vão aprendendo. É preciso é haver muito filtro com a quantidade de porcaria que é feita e publicada hoje em dia.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

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