quinta-feira, 28 de março de 2013

Canja de peixe da Lídia

Esta sopa nasceu de um engano. Os meus rapazes queriam salmão grelhado para o jantar. A mim apetecia-me um peixe mais leve, cozinhado a vapor. Retirei do congelador aquilo que me pareceu ser um filete de abrótea (com pele, como os peço sempre na peixaria). Porém, tive uma surpresa: o filete era uma cabeça. 
Há alguns anos, este episódio seria impensável, pois pedia sempre às senhoras da peixaria que se livrassem das cabeças. Com o tempo (e a idade), tornei-me mais sensata e comecei a trazê-las comigo.
Lembrei-me da minha amiga Lídia, filha de um pescador que sabia como cozinhar peixe, e uma das melhores cozinheiras que conheço. Um telefonema rápido, umas instruções escrevinhadas num papel, e nasceu esta canjinha que me aqueceu num dia frio de uma primavera que mais parece inverno.


1 cabeça de abrótea grande
1 cebola média, picada
3 cebolas de rama (com a parte verde), picadas
3 dentes de alho, picados
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cubo de caldo de peixe
1 dl de vinho branco
água q.b.
1 ramo de salsa
1/2 chávena de arroz carolino
sal e pimenta branca q.b.

Refogar as cebolas e os alhos no azeite. Quando a cebola começar a ficar transparente, juntar a polpa de tomate e o caldo de peixe e deixar apurar bem. Juntar a água e o vinho branco e deixar levantar fervura. Introduzir o peixe, o arroz e a salsa, picada, e temperar com sal e pimenta. Quando o peixe estiver cozido, retirá-lo e desfiá-lo. Assim que o arroz estiver cozido, juntar o peixe.




9 comentários:

  1. Nunca me ocorreria chamar-lhe canja mas certamente que iria adorar esta sugestão!
    Gostei imenso :)
    Boa Páscoa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Aqui no meu Alentejo chamamos sopa de peixe e colocamos umas massinhas...Mas a tua canja tem um ar fantástico e mesmo com outro nome e arroz, comia-se e repetia-se!!!
    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Em minha casa pomos umas fatias de pão duro a acamar a sopa e depois polvilhamos com coentros! Tão bom uma sopinha de peixe (não me ocorreria chamar de canja!). Conforto e consolo num prato de comida neste invernoso tempo.
    Um beijinho querida e feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilídia,

    Por aqui essa delicia chama-se sopa de peixe e pode levar uma massa cotovelinho ou outra, coentros e pão torrado. Adorei a tua reconfortante e deliciosa "canja".

    Bjnhos e uma Páscoa abençoada.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia!
    Uma canja assim de peixe deve ter ficado divinal.
    Um beijinho e uma feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Também lhe chamaria "sopa de peixe", mas a minha amiga Lídia chamou "canja" a esta sopinha e eu acho que até faz sentido. Seja de galinha ou de peixe, o propósito é muito semelhante: confortar.
    Muito obrigada a todas pelas vossas partilhas.

    Uma boa Páscoa.
    Beijinhos,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  7. As virtudes das cabeças dos peixes:) Faço o mesmo. E transformo em sopas, cremes. Os sabores são acentuados. Ampliados.
    E imagino que deva ter preenchido. Muito. Daquela maneira.
    Uma Páscoa tranquila, com as tuas pessoas.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não fazia, sabes? Só há pouco tempo comecei a ganhar juízo :)
      Uma Páscoa muito feliz para ti também, querida.

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  8. Olá,
    Eu também faço esta sopinha, receita da minha mãe, mas também coloco batata aos cubos, fica mais consistente, também é muito boa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.