quinta-feira, 14 de março de 2013

:(

Hoje é um dia triste. Muito triste. As imagens do caos sucedem-se. Ruas que parecem rios caudalosos, carros arrastados, estradas partidas. As notícias entram-nos em casa, via TV ou Facebook. Imagens e vídeos quase em tempo real que nos vêm relembrar a nossa pequenez, a nossa impotência perante os fenómenos da natureza.
De S. Miguel, chegam-nos histórias trágicas. Pessoas soterradas, um pai-herói que, com um abraço, salvou a filha de quatro anos. Os meus olhos detêm-se nas palavras quatro anos. Quatro anos, como o Manel. E o coração parte-se-me, ao pensar naquele pai que a última coisa que fez na vida foi ser pai, fazendo aquilo que é a obrigação de qualquer pai: proteger. Neste caso, o verbo tem o significado mais nobre que lhe pode ser atribuído. 
Na Terceira, não há danos pessoais. Há, porém, muitos desalojados. Principalmente no Porto Judeu, onde mora a maior parte dos meus alunos. Ao contrário de tempestades anteriores, em que ficámos em casa e até nos soube bem, hoje não. Perante esta realidade, hoje, ficar em casa não está a saber bem. Continua a chover. Nós estamos seguros e se não fossem as notícias que nos vão chegando, este pareceria um dia de chuva igual a tantos outros. No entanto, da zona onde trabalho, chegam-nos imagens catastróficas. Casas evacuadas e muita, muita destruição. Amanhã, na escola, será um dia difícil. Só espero que estejam todos bem. 


Fotografia de António Araújo

15 comentários:

  1. Triste, mesmo.
    Só me apetece silêncio.
    Beijinhos para os três.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Beijos para vocês também, querida.

    ResponderEliminar
  3. Ilídia, também eu fiquei de coração apertadinho agora.
    Um beijinho de força e apoio.

    ResponderEliminar
  4. Ilídia, vinha no carro quando no rádio ouvi estas notícias dos Açores. Sinto muito. Espero que o tempo melhore e que em breve tudo fique bem. um beijinho grande de força para todos.

    ResponderEliminar
  5. Um abraço forte para todos os que precisam de consolo nesta hora!Estamos todos convosco...
    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilidia,

    Sim, sem dúvida que o sentimento é de muita tristeza e impotência.

    Impotência perante a força da natureza e para ajudar quem está a precisar de tanta ajuda neste momento.

    Se houver alguma maneira, a bloguesfera é uma óptima forma de divulgar!

    Dias de Inferno aí nesse bocadinho de Céu.

    Que a solidariedade (se eu puder de alguma forma ajudar) sirva para fazer acreditar que a seguir á "tempestade vem a bonança".

    Bjs.

    Sandra Martins


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra. A minha cunhada é natural do Porto Judeu e foi até lá, ver o que precisavam. As pessoas estão alojadas numa Casa do Povo e sei que há lá pessoas a cozinhar para elas. Pedi à minha cunhada que visse do que estão a necessitar e quando souber mais alguma coisa, divulgarei. Aqui ou na página do Facebook.
      Obrigada.
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  7. Su, Carla e Rita, muito obrigada pelo vosso carinho.
    Beijos para as três,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  8. Vim conhecer o blog e lamentei ver uma cena tão assustadora. Somos tão frágeis e fracos perto de certos eventos naturais.

    ResponderEliminar
  9. De fato foi um dia triste. Apesar de por aqui não ter havido nada de extraordinário, sinto-me sensibilizada por todos os que foram vitimas desta catástrofe.

    Beijinhos linda ;)

    ResponderEliminar
  10. Somos, de facto, muito pequenos perante a vontade da natureza, e, já senti na pele a minha pequenez. Os 4 anos também são os de cá de casa, e num dia de tempestade os 5km que nos separavam pareciam intermináveis. Um beijinho, e... tudo há-de correr bem. Força.

    ResponderEliminar
  11. :( realmente um dia bastante difícil, e esta chuva que não pára de cair lá fora. Aqui na cidade em Ponta Delgada não se sente tanto, mas bem que vi a destruição causada pela água da chuva e desabamentos de Terra, e bem vi essa notícia avassaladora dessa família... Realmente a natureza é perigosa, e é nestas alturas que nos sentimos pequenos e impotentes perante a sua força.. Um dia triste... :(

    ResponderEliminar
  12. Também eu espero que estejam todos bem. Estas notícias deixam-me sempre aflita, independentemente de serem aqui ao lado ou na outra ponta do planeta. Por vezes a natureza é assim, destruidora... E nem sempre é fácil aceitar as perdas que ela provoca :(

    ResponderEliminar
  13. Que tristeza...a mãe Natureza ás vezes é tramada...Espero que corra tudo pelo melhor, dentro do possível. Força!

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.