quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Shots de cheesecake em segunda-feira de Carnaval

Na Terceira, o Carnaval é vivido de uma forma bastante peculiar. Muito diferente dos festejos que vemos no resto do país, normalmente com cortejos a imitar os do Rio. Como já aqui escrevi, na Terceira, o Carnaval corresponde a quatro dias de teatro. Uma forma muito democrática de diversão, a que todos, independentemente da classe social e condição financeira, têm acesso. E todos os atores amadores que ensaiam durante meses para divertirem quem os quiser ver, sem pedirem um tostão em troca, são dignos do nosso respeito e admiração.
No entanto, minto se disser que o Carnaval é a minha festa preferida. E há anos que não vou a uma sociedade ver um bailinho. Por mais respeito que tenha por esta forma de arte tão nossa, não tenho paciência para salões a abarrotar e centenas de pessoas enfiadas num mesmo espaço. Assim, à semelhança dos últimos anos, passei a maior parte dos dias a descansar, em casa. Bailinhos, só através da RTP Açores, confortavelmente sentada no meu sofá. Apenas na segunda-feira houve um pouco de folia carnavalesca. Um jantar animado com amigos, todos trajados a rigor :) 
Partilho convosco uma entrada que fiz, cuja particularidade é o facto de ser servida em copinhos de shots

Cheesecake de roquefort e bacon


Ingredientes:
12 fatias de bacon
80 g de bolachas de água e sal
30 g de manteiga
60 g de miolo de noz
200 g de queijo-creme
100 g de queijo roquefort

Preparação na Bimby
Coloque as fatias de bacon sobre papel absorvente, sem sobrepor, e leve ao micro-ondas, até que sequem (cerca de 3 minutos, na potência máxima). Reserve.
Coloque no copo a bolacha e rale 5 segundos, velocidade 9. Adicione a manteiga e misture 15 segundos, velocidade 4. Distribua por copos pequenos e reserve.
Coloque no copo o bacon reservado e pique 10 segundos, velocidade 9. Retire e reserve.
Coloque no copo o miolo de noz e pique 6 segundos, velocidade 4.
Adicione 30 g do bacon reservado e os queijos e misture 10 segundos, velocidade 4. Com a ajuda de uma colher, coloque este creme nos copos, polvilhe com o restante bacon reservado e sirva como aperitivo ou entrada. Acompanhe com tostas ou pão torrado.

Preparação tradicional:
Coloque as fatias de bacon sobre papel absorvente, sem sobrepor, e leve ao micro-ondas, até que sequem (cerca de 3 minutos, na potência máxima). Reserve.
Num robot de cozinha, rale a bolacha e reserve. Adicione a manteiga e misture bem. Distribua por copos pequenos e reserve.
No robot, rale o queijo e reserve. Proceda do mesmo modo com o miolo de noz.
Com a batedeira, misture os queijos, o miolo de noz e 30 g do bacon reservado. Com a ajuda de uma colher, coloque este creme nos copos, polvilhe com o restante bacon reservado e sirva como aperitivo ou entrada. Acompanhe com tostas ou pão torrado.

Fonte: Bimby - Momentos de Partilha, fevereiro de 2013

Sobre os guardanapos, marcadores com frases alusivas ao Carnaval. De Álvaro de Campos, Vergílio Ferreira, Clarice Lispector, Chico Buarque... A inspiração dos marcadores, que os convidados pudessem guardar como recordação, veio daqui :) 

11 comentários:

  1. um cheese-cake bem original, gostei da combinação de sabores.

    ResponderEliminar
  2. Girissimos e mesmo no Carnaval folião podemos ter requinte...
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia,

    Adorei saber um pouco mais da tradição dos Açores. Por aqui festeja-se o Entrudo com sátiras, escárnio e mal dizer (tipo teatro). Não aderimos a essa moda de andar "pelado" em pleno inverno. É de loucos imitar o Carnaval do Brasil quando fomos nós, os portugueses, que levamos esta tradição para lá e depois adaptou-se e evoluiu para o que conhecemos agora. É triste ver as nossas tradições a perderem-se e a serem substituídas por estrangeiras.

    Bjnhos e um final de semana maravilhoso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    que belissímo aspecto ;)... Vou tirar 2 :)... Adorei e está tudo 5 ***** ;)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão bem diferente e tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão muito original, à semelhança do vosso Carnaval, e uma mesa cheia de bom gosto. Continuação de boa semana. bejinhos

    ResponderEliminar
  7. Que mesa tão bem inspirada :)
    Às vezes não temos paciência para certo tipo de tradições, sabe melhor o descanso e o convívio em casa.
    E que belos cheesecakes salgados, adorei essa entradinha super original.
    A fazer quando receber convidados em casa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Esses cheesecakes salgados estao excelentes e a mesa perfeita.
    Gostei muito.
    Bjs
    Bom fim semana
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Que bonita entrada! Diferente e muito interessante!
    Obrigada pela força.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Realmente esta combinação de sabores é bastante harmoniosa. Apesar de ter roquefort, este não se sobrepõe demasiado aos outros sabores, como acontece nalgumas receitas. Experimentem.

    Vera, não tens nada que agradecer.

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.