terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Frenzy

De manhã, aulas. Passar a tarde em casa, a corrigir testes. Sair, quase em cima da hora, para uma reunião, ouvir um barulho estranho no carro e perceber que é um pneu furado. Conseguir chegar à reunião, depois de uma colega simpática me ir buscar ao local do incidente. No fim, pedir boleia a outro colega. Chegar a casa, carregada com a pasta e os livros e as bananas e os ovos que comprei à senhora do costume. Correr ao jardim, apanhar tomilho, fazer este jantar rápido e sentar-me, finalmente, à mesa, a descansar, embevecida com o "arranjo floral" feito pelo Manel.

Filetes de abrótea com legumes a vapor e molho de iogurte

Na peixaria, pedi que cortassem a abrótea em filetes (com a pele). Temperei-os com o sumo de 1/2 limão, 4 dentes de alho, picados, sal e pimenta.

Enquanto fazia um creme de legumes na Bimby, cozi, a vapor, brócolos, couve-flor e cenouras rainbow (já da minha horta :).
Num prato, coloquei uma porção de farinha de trigo, noutro, 1 ovo batido, e no último, uma porção de panko, misturado com tomilho ripado (se não tiverem panko, poderão usar pão ralado, mas os filetes não ficarão tão estaladiços). Passei os filetes pela farinha, depois pelo ovo batido e, por fim, pelo panko. Reguei uma assadeira com azeite, coloquei o peixe e levei ao forno, a 220 graus, durante 25 a 30 minutos.

Entretanto, preparei o molho: misturei 1 iogurte natural, 1 colher de chá de mostarda de Dijon, uma de mostarda à antiga e cebolinho picado. Temperei com sal e pimenta.
Servi os filetes com os legumes, salada de tomate, temperada com creme balsâmico de trufas, e o molho.






6 comentários:

  1. Há dias que só apetece rastejar para debaixo de uma pedra e esperar que passe.Mas no final um jantarinho desses ajuda na recuperação!
    Bjoka
    rita

    ResponderEliminar
  2. Oh Ilídia isso é que foi uma aventura!
    Mas mesmo assim, ainda nos apresentas uma excelente refeição.
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiquei cansada só de ler!... Mas o prato ficou realmente apetitoso e muito saudável!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Afinal, as cenouras sobreviveram!!!!! Parabéns!!!!
    Adoro abrótea, é talvez o meu peixe preferido. A minha mãe viciou-me! A tua refeição está "perfect"!
    Beijo, rosa

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    O teu blogue está na minha lista de blogues para o selo da campanha incentivo à leitura.
    Dá uma espreitadela em http://cookingbooksblog.blogspot.pt/!
    Beijinhos e bom Domingo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.