domingo, 24 de fevereiro de 2013

Alma

Raras vezes vi Hitchcock apresenta. Na adolescência, lembro-me de ter visto Psycho e Os Pássaros e terei assistido a excertos de um ou outro filme que iam passando na televisão. Na realidade, não era grande apreciadora de filmes de suspense e terror. Só muito mais tarde, influenciada pelo meu marido, comecei a apreciar o género.
Em 2001, em Paris, visitámos a exposição Hitchcock et l'art, onde conviviam quadros de Dali e objetos usados nalguns filmes do mestre do suspense. Gostei, mas não como deveria ter gostado. Na altura, conhecia mal o homem e os filmes. Daí que estar em frente à arca de A Corda e à peruca da mãe de Norman Bates não me tenha arrebatado como aconteceria neste momento. No entanto, essa visita despertou em mim o interesse pelo realizador e fiquei com vontade de saber mais sobre ele.
Nesse ano, mudámo-nos para a Povoação, em S. Miguel, onde trabalhámos durante um ano. Muitos dos nossos serões foram passados a ver quase todos os filmes do mestre, documentários e making ofs. Nunca esquecerei o dia em que a nossa falecida Maria Albertina (uma cadela simpática que nos acompanhou até há três anos) se assustou com a música da cena do chuveiro de Psycho, começando a uivar lancinantemente. 
Recentemente, vi Hitchcock, um filme biográfico, centrado no período de filmagens de Psycho, e focado na relação entre o realizador e a mulher, Alma.  As expectativas eram altas. Senti que ia matar saudades. Para além disso, o filme é protagonizado por dois dos meus atores preferidos: Anthony Hopkins, no papel de Hitch, e Helen Mirren, que interpreta Alma. No princípio, e talvez por culpa de tantas horas passadas a ouvir o verdadeiro Hitch, não consegui apreciar o Hitch do filme. Apesar de reconhecer o belíssimo trabalho de Anthony Hopkins, nunca consegui esquecer o rosto do verdadeiro. Talvez porque esta seja das figuras mais singulares de todos os tempos, quase impossível de imitar. Ao longo do filme, fui-me libertando e consegui gostar, apesar de não tanto como estava à espera, confesso. Recordei o homem exigente e caprichoso, de trato não  muito fácil. O homem de humor e gostos refinados, que gostava de chocolates caros e comia foie gras à colher, às escondidas. O homem obcecado pelas suas atrizes platinadas, que gostava de controlar. 
Acho que este filme, mais do que sobre Hitchcock, é sobre Alma, o génio oculto por detrás do rosto que todos conhecem. Parece ser uma forma de reconhecer o mérito daquela que era muito mais do que o "braço direito", o apoio,  mas sim o cérebro de muitos dos sucessos que chegaram aos nossos dias. 
Quanto a nós, quer-me parecer que está na hora de recordarmos alguns dos nossos filmes de eleição. E quem sabe um ou outro dos documentários que nos acompanharam há dez anos.


6 comentários:

  1. É definitivamente um ser ímpar. Ainda não vi mas estou curiosa.
    Ahah, até me ri com a cena da cadela :)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Maria Albertina era uma cadela muito especial. Nós ficámos estupefactos quando a ouvimos a reagir à música daquela forma. É mesmo uma música poderosa.
      Beijinhos e uma boa semana para ti também.

      Eliminar
  2. Ainda não vi, mas sou grande fã do Hitchcock, há muito anos, desde que era adolescente e comecei a ver os filmes dele. Era um génio no seu género e acho que nunca se faz hoje em dia um filme de suspense sem haver uma referência, mesmo que subtil, a Hitchcock. Desta semana não passa, tenho que ir ver o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do trabalho dos atores. Quanto ao filme, estava à espera de mais, sinceramente. Talvez tivesse espectativas demasiado altas, não sei. Mas vale a pena ver. E fãs, como nós, não podem deixar passar esta oportunidade de matar saudades do mestre :)

      Eliminar
  3. Esse filme Psico é dos que mais gosto!
    Bjoka
    Rita
    Participa no meu passatempo:
    http://bembons.blogspot.pt/2013/02/passatempo-bembons-sanimaia.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Rita. Também é dos meus filmes de eleição. Arrepiante aquele ambiente e aquela música.
      Obrigada pelo convite para o passatempo, no entanto, ando cheia de trabalho e não tenho participado em passatempos ultimamente. Como não tenho tempo para todos, optei por não participar em nenhum. Espero que compreendas.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.