terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os iluminados

Ao longo dos tempos, foram desfilando, na nossa sociedade, vários tipos sociais. O boémio, o novo rico, a beata, a adúltera, o mulherengo. Basta pegar num romance de Eça, e deparamo-nos com alguns. 
No nosso tempo, a juntar a muitos destes, que se mantêm, temos mais uns quantos. O iluminado, por exemplo, uma classe muito acima dos comuns mortais.
Vivemos numa era em que nos fica mal não opinarmos. É quase obrigatório termos uma palavrinha a dizer sobre o que quer que seja. Seja sobre as Pêpas que desejam ardentemente a 2.55, seja sobre vinhos, seja sobre o novo acordo ortográfico, seja sobre a economia mundial. Ninguém pode dizer Não sei. Não percebo/ não me interesso muito por esse assunto. Blogger que é blogger, cronista que é cronista, facebookiano que é facebookiano tem de opinar. Tem de perceber de TUDO. Desde moda, a arte, a vinhos, a linguística, a cinema (e convém desdenhar do americano, que horror! Cinema só para entreter? Nunca! Afinal, entretenimento é pecado. Cinema sim, desde que seja SÓ para nos cultivar.), a economia (aqui gosto especialmente do intelectual desprendido que  fala mal de todos aqueles que, mesmo que à custa do suor do seu rosto, vivem ou viveram bem. A culpa da crise é deles, já se sabe.) 
Outra característica deste tipo é  que tem de ser branco ou preto. Não pode haver cinzentos. Tem de se ser ou completamente contra ou completamente a favor. Só quem é um triste ignorante pode ter dúvidas. Nunca o iluminado. O iluminado não só percebe de tudo como desdenha dos gostos e opiniões alheias. Só ele, que foi escolhido pelos deuses, pode distinguir o que é VERDADEIRAMENTE  bom/ virtuoso/ meritório.
Mas mau, mau é quando não se percebe nada do assunto e se opina como se se fosse especialista na matéria. É costume encontrar-se por aí pérolas como Este novo acordo, é um atentado à língua de Camões. Onde já se viu "facto" sem o C? Opinar sim, mas há que saber o que se diz. Caso contrário, mais vale ficar caladinho. Afinal, não temos de perceber de tudo. 
Outra variante são aqueles iluminados que são do contra. O povinho gosta, então o iluminado desgosta. O filme ganhou óscares, não presta. O vinho não custa metade de um ordenado mínimo, não pode ser bom. O livro vende, é medíocre.
Ups, só agora reparei que estou a fazer o mesmo que eles. Mas afinal sou blogger, só me fica bem ;)

15 comentários:

  1. O que dizer???
    ADOREI este teu post! Pronto... e por aqui me fico ;)
    Um grande beijinho Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Amiga, concordo plenamente contigo, embora, se calhar, para encaixar na sociedade, acabo por ser, muitas vezes, "Iluminada". Também te esqueceste daqueles iluminados que detestam música pimba, mas vão aos concertos todos! AH, é só para se "RIREM" das músicas, já me esquecia! e daqueles que NUNCA vêm "A Casa dos Segredos", mas sabem tudo o que lá se passa. Também só acontece porque estão a fazer zapping, mas no dedelhar do comando, puxa obtêm muita informação. LOL
    Rosa

    ResponderEliminar
  3. Ahahah...adorei. E já agora aproveito para deixar a minha opinião...nã...estou só a brincar! bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua "receita"!!!!
    Excelente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E não é que passei aqui numa corrida e já valeu por 2 ou 3 horas!! Ri-me à brava!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. "Que celui qui se sent morveux se mouche." ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. LOL, muito bom. Ainda bem que sou apenas uma amadora e muito mal iluminada :p

    ResponderEliminar
  8. Um bocadinho ácido, o registo. Bem que tinhas dito:) Acho que são inevitáveis, as divergências. Gostarmos ou não. Aderirmos ou não. A questão estará na fundamentação. E na forma como essa fundamentação chega ao outro que pensa diferente de nós. E não há problema por pensarmos diferente, nisto do Acordo. Creio que nunca verbalizámos isso. Mas o ponto é que eu acho que as amizades não só resistem às divergências, como até saem reforçadas, em alguns casos. Uma das minhas amigas mais próximas é a favor. Muito. Desde o início. Eu não. Muito. Desde o início. Falámos sobre isso. Umas vezes mais calmas, outras nem tanto:) Mas o essencial permanece, que é o respeito e o carinho. A ver se um dia falamos sobre o Acordo, então:)
    Obrigada. Tu sabes porquê.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Vim aqui parar através de outro blog, e adorei o que por aqui anda! Incluindo esta opinião.. em que concordei plenamente. Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas pelas vossas opiniões. Não sou contra quem tem opinião, claro :)Pelo contrário. Apenas me incomodam as pessoas que julgam que as suas opiniões são "lei" e desatam a falar daquilo que não sabem, diminuindo quem pensa de forma diferente.

    Rosa, não incluí esse "tipo" neste post porque nem me lembrei dele (felizmente não estou muito familiarizada com ele). Abomino programas com o formato da Casa dos Segredos. E não, não o digo para parecer bem nem para parecer "iluminada" :)

    Mar, discordar é saudável, claro. E as amizades fazem-se de convergências e também de divergências. Se pensássemos todos da mesma forma, a vida seria muito monótona :)Desde que haja respeito, estará sempre tudo bem.
    Como te disse, o exemplo do Acordo foi apenas para demonstrar que muitos opinam sem estar a par das regras. Percebo e aceito opiniões válidas e fundamentadas.
    Gostei que tivéssemos falado ;)


    Beijos para todas.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  11. É sp um prazer "ler-te"!:) bj c saudade das nossas conversas... As mais e as menos sérias, as mais e as menos fúteis, as mais e as menos profundas,... Saudades! M.

    ResponderEliminar
  12. Muito bem dito. Como tu o bem sabes fazer :) Gostei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Não sou muito de opinar por escrito, mas não posso deixar de dizer que adorei o que escreveste e que concordo plenamente. Já falámos sobre o assunto e sabes o que penso. Na relidade todos nós por vezes fazemos papel de iluminados, mas a vida não teria piada se não o fizessemos, no entanto há que respeitar as opiniões de cada um, o que não acontece com a maioria dos "candidatos a iluminados". É sempre agradável ler o que escreves. Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Não sou muito de opinar por escrito, mas não posso deixar de dizer que adorei o que escreveste e que concordo plenamente. Já falámos sobre o assunto e sabes o que penso. Na relidade todos nós por vezes fazemos papel de iluminados, mas a vida não teria piada se não o fizessemos, no entanto há que respeitar as opiniões de cada um, o que não acontece com a maioria dos "candidatos a iluminados". É sempre agradável ler o que escreves. Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.