quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Esparguete à carbonara e as primeiras experiências na cozinha

Em criança, não brincava muito às casinhas. Nem fazia comidas de terra, como ouço contar a algumas das minhas amigas. Tinha tachos de brincar, mas não lhes achava muita piada. Preferia ficar a ler Os Cinco ou a brincar às escondidas com o meu irmão. 
Só na adolescência me comecei a interessar pela cozinha. Quando fiz o meu primeiro bolo devia ter doze ou treze anos e foi para um aniversário do meu pai. Fiz uma cobertura amarelada que de cobertura tinha pouco. Era mais uma pasta viscosa que escorria pelo bolo e lhe dava uma aparência repelente. Ainda deve haver fotos. Mas os meus pais comeram e elogiaram (o que os pais fazem pelos filhos :). E eu fiquei feliz. E motivada. De vez em quando, pedia à minha mãe que me deixasse fazer o jantar. E eles iam comendo, sem se queixarem. Pobres pais!
Um dos pratos que fazia com alguma frequência era este: esparguete à carbonara. Fácil, calórico, rápido e bom. Atualmente, não o faço muitas vezes. No entanto, se não tenho nada em mente para o jantar, de vez em quando ainda é a minha salvação. E os homens cá de casa agradecem.


A receita está no Receitas ao Desafio.


15 comentários:

  1. Uma bela refeição, sem dúvida!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Huuuum! Agora já comia um pratinho. Ficou com um aspeto delicioso.

    Bjnhos e um final de semana maravilhoso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. hummm...gosto tanto! Mas também evito fazer :s
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Por cá o especialista em carbonara é o homem. Mas muitas vezes a carbonara é adulterada para servir os ingredientes que temos mais à mão. E sabe sempre bem!
    Quando era miúda fazia muitas vezes o meu almoço e então como só sabia cozer massa (foi aquilo que aprendi logo aos 10 anos) comia muitas vezes esparguete com ketchup. E sabia-me muitissimo bem. Para a minha mãe era um alivio a filha tão pequena desenrascar-se uma ou outra vez :p

    ResponderEliminar
  5. É uma delícia e acho que toda a gente gosta deste prato.
    Cá em casa todos gostamos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro esparguete à carbonara, esta está linda!*

    ResponderEliminar
  7. I«Um dos meus pratos favoritos, adoro!
    Fico com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  8. Foi o meu almoço hoje. Feito pelo C., um expert em comida italiana. O meu sobrinho, que hoje almoçou connosco, também fã de massas como o Tomás, elogiou o cozinhado do tio. Coincidência que também cá em casa desenrascou uma refeição.
    A propósito de experiências da adolescência, lembro-me que todos os bolos que fazia saíam enqueijados. E eram sempre elogiados na mesma. Pobres pais. Dou por mim hoje a fazer o mesmo em relação aos meus filhos. A história repete-se mesmo.
    um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Tb ADOOOOOOOROOOOOO! Não há, realmente, coincidências, pois não?:) bj mt Gd! M.

    ResponderEliminar
  10. Eu comecei pelos bolos de terra molhada e pelas pastelarias com bolos feitos de areia do mar em formas de conchas e peixinhos :) Depois lancei-me nos bolinhos (já em pequenina eram os bolinhso!), os côquinhos, o bolo de iogurte.
    Que bom, um esparguete à carbonara sabe tão bem, em dias corridos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Um clássico, nestas narrativas. Os destinatários das primeiras experiências nisto de fazer comida. Quase sempre vítimas. Estavam a jeito:) Aconteceu também assim, no meu caso. Sendo que o meu pai era o que sofria mais:) Fez parte do processo.
    E gosto muito de carbonara. Apesar de, aparentemente simples, aprendi com uma pessoa que conheci em Roma, que tem muito que se lhe diga. O simples tem sempre muito que se lhe diga:) Deve ter-vos sabido muito bem, este spaghetti das imagens. Adivinha-se que sim.

    Um bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Há recursos infalíveis. Este não é um dos meus. Fujo das natas! E quando era criança e adolescente não tive qualquer apetência para a cozinha. Foi uma descoberta já depois de casada, para grande satisfação do meu marido!
    Babette

    ResponderEliminar
  13. Aqui em casa é um prato que desenrasca muitas vezes e o pessoal adora.
    Eu sempre gostei de cozinhar desde miuda que gostava de ir para a cozinha e fazer os meus "cozinhados"
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.