domingo, 2 de dezembro de 2012

Já cheira a especiarias. Chegou o Natal!

Confesso que estava a ficar preocupada. Ao contrário dos anos anteriores, este ano, nada. Nem musiquinhas de Natal na cabeça, nem vontade de decorar a casa, nem o desejo de ver as luzinhas da árvore a piscar. Já me perguntava onde andava o meu espírito natalício. Não sei onde estava, só sei que chegou este fim de semana. 
Acho que foi a excitação pueril dos meus alunos do sétimo ano que, na sexta-feira, me contagiou. Um deles confidenciou-me, com os olhos muito brilhantes: Professora, hoje estou muito feliz. Vou fazer a árvore de Natal e o presépio. E a minha mãe comprou umas forminhas para fazemos bolachas para decorar a árvore. Imaginei logo o nosso serão de sexta-feira e, quando saí das aulas, fui comprar as formas. 
Quando propus a atividade ao Manel, a resposta foi pronta: um siiiiiiiim bem sonoro. Seguimos a receita que vinha com as formas e em menos de uma hora, as bolachas estavam prontas a ser decoradas. Enquanto dormimos, secaram, à espera de, no dia seguinte, serem penduradas na árvore.

No sábado de manhã, fui acordada por um Bom dia. Acordem! Vamos montar a árvore. Mais uma vez, a impaciência do Manel fez-me sorrir e pensar no quanto somos parecidos :) Mais uma vez o Manel me fez recordar os dias felizes da minha infância e a minha falta de capacidade para esperar pelas decorações natalícias :)

Depois de alguns fins de semana passados fora de casa, este foi passado a três, recolhidos no nosso casulo. Houve tempo para jardinar, para decorar, para fazer bricolage, para ouvir música, para ler, para escrever, para cozinhar. Como eu gosto de fins de semana assim! 

Estes muffins foram feitos com um ingrediente que usei pela primeira vez: alcaravia. A nossa querida Ginja teve a gentileza de mo apresentar, juntamente com arandos secos, que também já utilizei num bolo delicioso. Mais uma vez, obrigada :)

Muffins de especiarias 

Ingredientes para 9 muffins:
150 g de farinha
70 g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de alcaravia em pó
1 colher de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de bicarbonato 
100 g de manteiga derretida
1 dl de leite
2 ovos


Pré-aquecer o forno a 180 graus. Numa taça, misturar os ingredientes secos. Noutra taça, com uma vara de arames, bater os ovos com o leite. Juntar a manteiga derretida e misturar bem. Juntar os ingredientes líquidos aos sólidos, de uma só vez e mexer, até que esteja tudo misturado (a massa deve ficar com uma aparência arenosa - os grumos desaparecerão durante a cozedura). Colocar as forminhas de papel dentro de formas de queques e dividir a massa por cada uma delas. Levar ao forno cerca de 20 minutos (fazer o teste do palito). 




Gosto muito de fazer muffins. O ritual de medir, pesar, misturar tem em mim um efeito apaziguador. E o cheiro a especiarias que emana do forno enquanto cozem é bastante natalício. Com estes muffins, inauguramos cá em casa aquela que continua a ser, para mim, a época mais bela do ano. 

15 comentários:

  1. Que linda decoração!
    Esses muffins deixaram a grávida a salivar!!!!lol.
    Fica para a visita de Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes, apesar de saborosos, são pouco doces, Ivone. Para a visita de Natal fica prometida uma sobremesa mais doce :)Tu, na tua condição, tens desculpa :)
      Beijos

      Eliminar
  2. Também noto que o meu espírito natalício chega mais tarde a cada ano que passa... penso que tem que ver com algumas desilusões e por me deparar com acções que ao invés de terem lugar o ano inteiro, terem lugar somente nesta época.
    É que eu gosto de ser bem tratada o ano todo, eu existo o ano todo !;-)

    À parte de considerações mais "amargas", queria dizer que as bolachinhas decorativas ficaram fantásticas, ainda pensei em fazer algumas assim, mas não se proporcionou.

    Os muffins têm uma cor fabulosa, confesso que não conheço a alcaravia, mas irei informar-me a respeito !

    Beijinhos, boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. adorei eu pensei em fazer bolachas mas arriscava a chegar ao Natal com a arvore sem decoração :(

    ResponderEliminar
  4. A tua árvore está mais linda este ano e sabes porquê ;)
    Os muffins estão de babar!
    Beijinhos para os três.
    P.S. - gostámos muito da Xana Toc Toc ;)

    Maria

    ResponderEliminar
  5. Olá! Como gostei das bolachinhas na árvore, também ando a planear fazer o mesmo com o meu pimpolho (claro que ele quer umas bolachinhas de super homem, uma modernice, mas enfim!). Os muffins também ficaram com muito bom aspecto. Ainda não experimentei alcaravia, mas qualquer dia resolvo esta falha!
    Beijinhos e boa semana!
    Paula

    http://toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. curiosamente este foi o fim de semana, desde que chegou o frio, em que não se ligou o forno. Nem bolachas, nem bolo, nem queques nem crumble. Mas pelo menos tivemos a decoração de Natal :)

    Tenho sempre sementes de alcaravia, também ficam óptimas em pão!

    ResponderEliminar
  7. Hum... quase que sinto o cheirinho! E por aqui também já cheira a Natal, a árvore está montada e as decorações vão aparecendo também :)
    Que muffins fantásticos :)

    ResponderEliminar
  8. E parece que cheira muito bem com todas essas especiarias deliciosas. Nao pude deixar de reparar que tens a Annie Lennox enquanto cozinhas. Ja nao ouvia essa musica ha tanto tempo e gosto tanto desse album.

    Beijinhos e parabens pelo lindo blog

    ResponderEliminar
  9. E já cheira a natal por aqui, com especiarias e o quente da casa :)
    Adorei as bolachinhas para decorar a árvore e estes muffins que quase lhes senti o cheiro. Ainda bem que estás a aproveitar da melhor forma, bem doce, os miminhos desta amiga de longe. Foi um prazer partilhar a alcaravia. Também já a iniciei num pão escuro fabuloso. E já a imagino em bolachinhas também.
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  10. Um quadro bem bonito de um fim de semana natalício em família!! Por cá quem tem andado em pulgas para fazer a árvore é o meu marido, até a dos meus pais ele queria fazer! A ideia das bolachinhas é linda, quando tiver rebentos vou lembrar-me dela:)
    Nunca provei alcaravia, mas adoro bolos com especiarias, tenho que ver se experimento:)
    Beijinho grande
    PS: quanto ao desafio, eu própria também falhei um ou dois, bem sei que nem sempre nos chega a inspiração. Foste na mesma à festa final e isso deixou-me muito contente:))

    ResponderEliminar
  11. Realmente não há nada como o Natal... A música, a decoração... Um beijinho

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Natal também aqui. Com bolachas na árvore que brilha como nenhuma outra. E sim. Especiarias e crianças fazem com que a vontade de Natal venha. Mesmo que se saiba que não dá para recuperar aquele encantamento inicial, de infantil.

    Um beijo para ti. E um outro para o Manuel. Que te lembrou um bocadinho como era, quando eras assim como ele.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.