quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um bolo de abóbora para o Dia de Todos os Santos

       Hoje, é Dia de Todos os Santos. O último com direito a feriado.
      Nos últimos dias, as famílias cuidaram, com brio, das campas dos seus entes queridos. Lavaram-se mármores, compraram-se flores, mandaram-se rezar missas. Hoje, os cemitérios estão engalanados, e as campas rivalizam com as vizinhas. Presta-se homenagem a pais, mães, maridos, esposas, avós. Nalguns casos, contrariando a natureza, a filhos. As pessoas encontram-se, lacrimejantes. Ouvem-se frases mais ou menos sentidas: Já lá está. É a vida. À morte ninguém escapa. Volta-se para casa, a lamentar não termos connosco aqueles que já lá estão. A lamentar já não termos os almoços de outros tempos. O tempo triste e acinzentado condiz com o ritual. 
    Depois, há o lado alegre do dia. Crianças que, em magotes, percorrem as ruas. Entre risadinhas, tocam às campainhas. Pão por Deus. Correm, a fugir dos cães. Tricotrica1. Abrem as saquinhas de pontos loucos2, com pompons nas pontas, ou sacos com bruxas e fantasmas e abóboras. Na Terceira, é difícil distinguir o Pão por Deus do Halloween. A primeira tradição, mais antiga; a última, bem mais recente, herdada dos nossos vizinhos americanos. Ambas com o mesmo propósito: fazer as crianças felizes. 
     Ontem, a nossa noite das bruxas foi festejada com as mãos na massa. Enquanto o pai dava aula (o meu marido dá aulas online, um projeto da escola onde trabalha), o Manuel e eu fomos para a cozinha. Ambos de avental, misturámos, mexemos, batemos, colocámos a massa na forma. Depois esperámos, enquanto assistíamos a Coraline, um filme adequado ao dia. Quando o bolo ficou pronto, comemos a primeira fatia, ainda quente, com um copo de leite. Delicioso, este bolo da minha amiga Maria. Os huns do Manel, enquanto o comia, não enganam. 

1. Trick or treat (deturpação do inglês)
2. como a minha avó chamava aos trabalhos irregulares de patchwork, cujos retalhos eram cosidos de forma aleatória.

Deixo-vos as fotos. A receita pode ser consultada no Receitas ao Desafio, escrita pela mão da Maria. Fiz apenas uma alteração: como não tinha a quantidade de nozes recomendada, usei metade de nozes e metade de amêndoas. Ficou muito bom.

20 comentários:

  1. Ficou com um aspecto delicioso esse bolo :) bem apetecível!
    beijinhos e bom feriado,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. QUE RICURA DE BIZCOCHO LIDIA, TIENE UNA PINTA DELICIOSA, UN BESO

    ResponderEliminar
  3. Um bolinho bem apropriado para a noite de ontem! Por cá as cores foram semelhantes mas com outros sabores: bolo de dióspiro e especiarias :)

    ResponderEliminar
  4. É curioso que todos atribuem as honras do "Halloween" aos americanos, mas as suas raízes são europeias, ou não tivessem sido os europeus que colonizaram a América.
    Este bolo de abóbora está com um aspeto faantástico, alto, fofo e uma cor maravilhosa.
    Eu fico como o Manel...hummmm.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bolinho delicioso, mesmo a combinar com a noite que passou=) beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  6. Este dia é cheio de associações e ressonâncias. Religiosas, pagãs, afectivas. As que houver. Acaba por prevalecer uma mistura meio turva, acho. Demasiadas referências que parecem anular-se entre si, talvez. Esta parece-me bem. Um bolo de abóbora. Nunca provei. Nem tinha ideia sequer. Bom que vos tenha feito bem.
    Um beijo.

    Mar

    PS: Liguei-te hoje à tarde de um número diferente. Para saber de ti e da tua ilha cheia de tempestades. Espero que estejam bem.

    ResponderEliminar
  7. Acaba por ser um dia nostálgico mas também de alguma felicidade.
    Não podemos estar mais com quem cá não está, os nossos mais queridos, mas revemos familiares afastados e conversamos com quem por vezes só vemos nestes dias. Por cá não há tradição do pão por deus, mas ontem fui surpreendida na clínica por umas meninas lindas que me ofereceram um bolinho!
    Adoro o tricotrica :)
    E este bolinho, perfeito esse interior outonal. Mais que apropriado para fazer a 4 mão nesta dia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Tem muito bom aspecto o teu bolo, espero que tenhas passado um feriado muito feliz e que para o ano estejamos cá todos :) beijo

    ResponderEliminar
  9. Eu, que adoro abóbora, nunca a experimentei em bolos. Esta é uma boa desculpa :)
    Não sabia que aí nos Açores também havia o Pão por Deus! Aqui pelo norte é uma tradição completamente desconhecida.
    Beijinhos e força para enfrentar estes dias mais cinzentos!
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. Olá Ilídia
    Gosto muito de abóbora. Já experimentei em bolo e gostei. E tu deves ter gostado sobretudo de ter o Manel a cozinhar contigo.
    Hoje a abóbora serviu de base ao jantar, e até como "fruteira" no meio da mesa.
    Eu tenho muitas saudades de pedir Pão por Deus. Uma tradição que vivi em criança e que as meninas desconhecem. Ontem foi Halloween na escola e até no meu Museu. Por isso, 3 vampiras saíram à rua :)
    Um abraço
    Guida

    p.s. amanhã é dia D ;)

    ResponderEliminar
  11. Este bolo é realmente bom. Também fiz um no domingo e ainda tenho um pedaço equivalente a duas fatias. Porque ao contrário de muitos outros bolos, este continua bom ao fim de uma semana.
    Hoje deu-me para fazer filhós de abóbora... igualmente maravilhosas.
    Um beijinho aos três e até sábado ;)
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Oi Llidia, que bolo mais apetitoso.Adoraria uma fatia com uma xícara de café.
    Beijos querida.Um lindo feriado.

    ResponderEliminar
  13. bolinho perfeito.
    Beijinhos e boa sexta feira

    ResponderEliminar
  14. Olá Lídia,

    Um bolo com bom aspecto adequado ao dia e à estação do ano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bom texto, como sempre :)
    Qto ao bolo tenho de ir a correr à "outra sala" é que o prato vazia advinha que se calhar não chego a tempo
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Um bonito texto e uma verdadeira delícia de bolo!!

    ResponderEliminar
  17. Outros tempos... ficam memórias e a partilha de uma receita doce para aquecer, junta,ente com um chá, os dias frios.
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  18. Deliciosos: o texto e o bolo. Descreves tão bem a nossa tradição açoriana do Pão-por-Deus com as devidas influências americanas que nos rodeiam. É também a altura em que recordamos os nossos entes queridos, um dia de saudade e nostalgia portanto. Este ano os meus meninos foram apenas a casa dos avós e dos tios pedir Pão-por-Deus. No próximo ano, mesmo sem feriado, manteremos a tradição na família. A crise não nos conseguirá tirar isso.
    Gostei muito do vosso bolo feito a quatro mãos e da foto das abóboras:tão lindas na sua diversidade.
    Um grande beijinho aos três.
    Patrícia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.