terça-feira, 6 de novembro de 2012

Recompensa


Quem costuma passar por aqui já deve ter lido sobre o fascínio do Manel pelo Spider-man. Essa adoração estende-se aos vilões dos filmes. Em casa, coloca todos os bonecos em posições estratégicas e diverte-se imenso, na pele de super-herói, a derrotar o Venom ou o Sandman. No sábado, o pai ofereceu-lhe o recente Lizard (Apesar das muitas opiniões contrárias, cá em casa, não acreditamos que estas brincadeiras inócuas de que os rapazinhos sempre gostaram os transformem em agressores e psicopatas.). Agradeceu e disse: Agora só me falta o Doc Ock e o Green Goblin (Como mãe do Manel, tenho, forçosamente, de conhecer os nomes de todas as personagens de todos os filmes do Spider-man :).  Nós, no nosso papel de educadores, explicámos-lhe que vai ter de esperar, que o dinheiro não chega para tudo, que temos de comprar comida, roupa e outros bens essenciais. Conformou-se.
Esta manhã, quando o pai ia a sair, deu-lhe um beijo e recomendou:  Pai, porta-te bem no teu trabalho para o teu patrão te dar mais dinheiro. Eu e o meu marido sorrimos com a inocência da observação. Não lhe explicámos que no trabalho do pai e da mãe as coisas não funcionam assim. Mesmo que trabalhemos muito bem, no próximo ano, ganharemos menos. Também não lhe explicámos que, neste momento, o nosso patrão tem outros patrões a dizer-lhe o que fazer, ou seja, que, neste momento, já nem sabemos bem quem é o nosso patrão. Até podemos ter uma ideia, mas existem muitos patrões obscuros, que, em vez de nos recompensarem, cada vez nos tiram mais dinheiro. Também  não lhe explicámos que esses patrões, coitadinhos, não têm a culpa. Os verdadeiros culpados foram pessoas como o pai e a mãe, que adquiriram o péssimo hábito de viver confortavelmente. Adquiriram o péssimo hábito de comer bem, de viajar de vez em quando, de comprar roupa, de gostar de livros… É por causa deles que o país está como está. Agora eles, coitadinhos, que não tiveram culpa nenhuma, têm de andar a pôr esta cambada de gastadores na linha.
Por isso, filho, vais ter de esperar mais algum tempo. Para já, vais ter de te contentar com um jantar saboroso :)


Costeletas de porco com vinagre balsâmico e salva
Ingredientes para 3
3 costeletas de porco
1 colher de sopa de folhas de salva
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Use uma faca afiada para cortar uns "riscos" na carne.
Numa tigela pequena, misture a salva, o sal e a pimenta.
Unte bem a carne, de ambos os lados, com esta mistura, principalmente nos golpes.
Aqueça o azeite numa frigideira, em lume médio. Quando estiver quente, frite as costeletas por três minutos de cada lado, ou até ficarem douradas.
Regue a frigideira com o vinagre, vire as costeletas, de maneira a cobrir ambos os lados com o molho. Quando o vinagre estiver quase todo evaporado, retire-as da frigideira e coloque-as num prato. Adicione duas colheres de sopa de água à frigideira quente e rode bem para "apanhar" o molho.
Sirva as costeletas, regadas com o molho. Acompanhe com uma salada e puré de batata.

Fonte: Adaptado de Dias com Mafalda, Mafalda Pinto Leite

Não resisti a partilhar convosco estas fotografias do nosso Gaspar, tiradas na tarde de domingo, numa das atividades preferidas dele :)

15 comentários:

  1. As tuas costeletas ficaram com um aspecto delicioso.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! A forma e, sobretudo, o conteúdo. Na mouche!
    Eu também acho uma patetice essa coisa das personagens perigosas da BD.
    O Tomás papou isso tudo, adora filmes de terror (quanto piores, melhores), e é a paz de alma que conheces.
    Obrigado!
    Bjs

    P.S. E eu não sabia mesmo o que eram acelgas :) O jardineiro vem este fim-de-semana, e depois vou plantar as minhas coisinhas. Conto contigo, para me ajudares ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois é, amiga, ao contrário do universo da BD, na vida real, é bem difícil distinguir heróis de vilões. Sendo assim, o Manel bem pode passar mais uns tempos armado em super-herói, a castigar bandidos imaginários.
    Só lhe faz bem!

    Beijinhos.

    Rita

    ResponderEliminar
  4. Os miúdos são fantásticos, realmente!!!:) beijinho mt Gd aos 3! M.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia
    Cresci a ver o Tom e o Jerry a "massacrarem-se" e não sou agressiva nem tão pouco traumatizada. Parece-me que os heróis e vilões da ficção servem precisamente para nos ajudar a distinguir o carácter dos que nos rodeiam.
    Ao Manel cabe o papel de brincar e fantasiar. Aos pais a hercúlea tarefa de transformar estes dias "penosos" em recompensas com sinais de esperança.
    Ele agradece a comida boa que a mãe coloca na mesa todos os dias, e essa é a tua recompensa, certo?
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
  6. eh eh... os miúdos são tão naturais... belo jantar.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Saber esperar é uma virtude. E quanto mais cedo percebermos que o mundo não está sempre por/para nós, melhor. Um ensinamento precioso, no fundo. Ensinar a esperar. Cada vez mais, que o mundo está um caos só. O teu filho vai ficar-vos grato. Vais ver que sim. E enquanto aprende e não aprende, tem a graça de ter comidinha feita pela mãe. Comida assim como a que deixas hoje.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. LOL, é melhor manter o Manel na ignorância (que por vezes é uma benção)

    ResponderEliminar
  9. Adorei ver o Gaspar a preguiçar.. vida de gato é bom :)
    Há que saber esperar, e educar assim bem o Manel, pois será com toda a certeza uma pessoa melhor no futuro. Ele adora brincar, e é bom saber distinguir vilões e heróis, que cá fora é bem mais complicado.
    Comida de mãe, com um toque de salva.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. O Manelinho no seu melhor... :)
    Gostei do post. Muito.

    E da receita, que também já fiz.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Adorei o comentário do Manel, ihihihih! Bjs, PMT.

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilidia!
    Gostei muito do post e do Manel com toda a sua inocência!
    O Gaspar é muito bonito, eu adoro gatos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Ilídia!
    Ontem comentei já muito tarde, pesou a pestana e não comentei sobre
    a excelente sugestão do jantar. A salva é uma delicia de aroma
    e paladar e depois completar com o balsâmico... teve que ser um jantar bem saboroso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Pois é Ilidia... ... não lhe explicaste... ...mas se calhar deverias... sabes que uma colega minha coloca os tres filhos a ver o telejornal?! Eu já lhe disse que é tortura pura... ela acha que está a chamá-los à realidade...
    Ainda bem que tens um Gaspar diferente (bem doce;) Não tanto como o Mel mas tb bem doce ih ih ih
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Obrigada a todos pelos vossos comentários. Não acho que as crianças devam crescer a ter tudo o que pedem. Cada vez mais, temos de lhes explicar que a vida custa a ganhar e que têm de saber esperar.

    Luís, posso dar-te umas dicas, mas, como sabes, não sou nenhuma especialista :)

    Guida, há pais que protegem demasiado os filhos. Acham que tudo é uma agressão para os meninos. Não concordo. Acho que, como em quase tudo, é o bom senso quem manda. E se o Manel gosta de ver bons a derrotar maus, por que não ? Já que no mundo real, infelizmente, nem sempre é assim, que o seja na ficção.

    Ritinha e Márcia, beijos para as duas. Bom "ver-vos" por aqui :)

    Mar, o blogger continua a não me deixar comentar o teu blogue. Assim, não pude dizer o quanto gostei de mais estas mesas. Nem do quanto concordo contigo acerca de celebrar a vida todos os dias. Mas acho que já sabes, não ? ;)


    Mané, parece-me que pôr o Manel, com quatro anos, a ver o telejornal e as desgraças que se passam pelo mundo é um bocadinho de mais. Que seja inocente e feliz durante mais algum tempo. A vida encarregar-se-á de lhe tirar a inocência e de lhe mostrar a realidade do país em que nasceu e vive. Cabe-nos a nós, pais, dosearmos a informação que lhes passamos. Pelo menos aos quatro anos. Depois sim, acho que só lhe fará bem ver as notícias. Para já, acho que devo mantê-lo longe da realidade excessiva. Que seja inconsciente e feliz durante mais algum tempo :)
    Sim, o teu Mel também é um doce. E cozinha, ao contrário do Gaspar, este preguiçoso ;)

    Beijos para todos.
    Ilídia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.