Há dias tristonhos, cinzentos, que temos de colorir. Hoje foi um desses dias. Depois de uma noite de insónia, as horas arrastaram-se. De manhã, trabalho na escola; de tarde, já em casa, preparação de aulas. E uma melancolia inexplicável, que nunca me largou.
A dar cor a este dia, a preparação do jantar, com ingredientes perfumados. Caril, paprika, cominhos, açaflor, coco. Pozinhos mágicos que, misturados com a música de Avishai Cohen, pintaram a minha tarde. Uma paleta impressionante de cores e cheiros que me animaram.
Enquanto as lulas e o arroz coziam, pus a mesa. O ruído familiar dos pratos, dos copos e dos talheres acalmaram-me. Os gestos de dobrar guardanapos, também. O laranja de um creme de cenoura fumegante a cair nas taças apaziguou-me. Entretanto, os meus homens acendiam a lareira, que o frio já se instalou.
E jantámos, os três. E agora estou melhor.
A receita pode ser vista no Receitas ao Desafio.
Que delícia de prato
ResponderEliminarbeijos
Uma lareira acesa, boa comida e boa música... um ambiente perfeito!
ResponderEliminarBjnhos
Como te percebo minha amiga!!! Por cá tb n ando Nd... Tb já falámos em acender a nossa pq, de facto, arrefeceu mt de repente!!! Estas ultimas semanas têm sido caóticas, mas temos q arranjar tempo pra 2 dedos de conversa:)
ResponderEliminarA comida está c um aspecto...!:)
Beijinho Gd
M.
A comida ficou com um aspecto delicioso, e com a lareira acesa ainda deve ter ficado com um sabor melhor!
ResponderEliminarbeijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Bom dia,
ResponderEliminarOntem também andava meia murcha.... E pelo que leio deve ter dado alguma coisa às mulheres. lol
Eu vivo no Pico e por aqui não consigo encontrar açaflor. Nem nunca vi usar. A minha mãe foi à Graciosa e adorou... :) Alguém do Pico, sabe onde posso encontrar?
Beijinhos
Olá, Maria. Não sei onde se pode arranjar no Pico, no entanto, se me deixar a sua morada (pode enviá-la para o e-mail do blogue), terei todo o gosto em enviar-lhe um frasquinho. Assim, fica a conhecer:)
EliminarUm beijinho
Já fui espreitar a receita e comento aqui. Gosto de caril e também gosto muito de lulas e este prato é o ideal para nos reconfortar, num dia menos bom. Por cá o frio também já chegou.
ResponderEliminarContinuação de boa semana!
As cores que nos aconchegam estão bem perto. Podem ser tão literais quanto o teu caril ou podem ser isso de pôr a mesa, olhar uma sopa quentinha ou uma lareira acesa. Está tudo bem se houver isso e o mais que não se consegue dizer ou fotografar.
ResponderEliminarUm beijo para ti. Que estejas melhor.
Mar
Há dias assim... nostágicos, cinzentos.
ResponderEliminarE que depois animam com as cores e os cheiros da nossa cozinha.
E até nós ganhamos outro ânimo!
Lareira acesa, boa comida, boa música e boa companhia... perfeito não?
Belíssimo o caril, com um cheirinho que chegou cá.
Um beijinho.
Adorei as fotos e como sempre o texto. Espero que os sentimentos que te invadiram por altura do jantar de mantenham amanhã. Beijinhos.
ResponderEliminarViajei nas suas palavras... e quem não tem dias assim?
ResponderEliminarUm doce restinho de semana
Ruthia d'O Berço do Mundo
Obrigada a todas pelos vossos comentários. Esta semana arrastou-se, muito por culpa de uma constipação e sinusite que me têm tirado toda a energia. Tenho tentado dedicar-me a algumas atividades de que gosto, para me animar, incluindo cozinhar. Mas estou longe da minha melhor forma. Melhores dias virão.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana.
Ilídia