domingo, 27 de maio de 2012

Uma refeição vegetariana

Não conseguiria ser vegetariana. Gosto de peixe. E de carne. Branca e vermelha. Acho que era capaz de chorar se me dissessem que tinha de passar o resto dos meus dias sem poder apreciar um pedaço de picanha ou um peixinho grelhado. E acho que se não se abusar das quantidades, mal não faz. Claro que muitos vegetarianos têm outras razões para o serem. O amor aos animais, por exemplo. Entendo-os e até os admiro. Mas eu não conseguiria abdicar de certos alimentos para todo o sempre. 
Porém, o facto de gostar de proteína animal não impede que faça uma ou outra refeição vegetariana. E acho que uma refeição só com vegetais pode ter muito sabor. Mas gosto de saber que se me apetecer comer um bife na próxima o posso fazer. 
Este foi o meu almoço de ontem. Venho sempre inspirada da Biofontinhas. Cheguei a casa, expus os legumes e vegetais na bancada. Gosto de observar com atenção todas as coisas boas que trago antes de as começar a guardar no frigorífico. Adoro a mistura de cores. Cenouras coloridas, novamente, acelgas, brócolos, batatas pequeninas (já estou a pensar num assado :), ervas aromáticas, flores comestíveis...


Comecei a visualizar uma mistura possível. Não tinha intenções de publicar este salteado, mas ficou tão bom que acho que merece. Como fiz tudo "a olho", não especifico as quantidades. Espero que gostem desta sugestão simples e saudável.

Salteado de acelgas e brócolos 
Acelgas q.b.
brócolos q.b.
azeite q.b.
4 a 6 dentes de alho
lascas de parmesão
amêndoa laminada
creme balsâmico de tomate seco
flor de sal e pimenta preta q.b.

Cortei as acelgas em tiras de aproximadamente 1,5 cm (incluindo os talos). 
Num wok, salteei os alhos, cortados às rodelas, e o azeite. Juntei os talos das acelgas e os brócolos. Tapei o wok e deixei cozinhar até terem uma aparência tenra. Adicionei as folhas das acelgas, temperei com flor de sal e pimenta preta, moída na hora e deixei cozinhar, tapado, sacudindo o wok de vez em quando. 
Servi com raspas de parmesão e amêndoas laminadas. Reguei com o creme balsâmico de tomate seco.


11 comentários:

  1. Eu acho que conseguiria ser vegetariana. Não consigo comer grandes quantidades de carne ou de peixe e já não como uma série de tipos de carne. Vivia bem a café com leite e pão com manteiga. E com legumes, queijo e fruta. E mais pão. Já disse que adoro pão?... Mas não o seria por preguiça ou comodidade. Penso que obriga a maiores cuidados para a obtenção de um equilíbrio. Na verdade somos omnívoros, e por isso um pouco de tudo não há-de fazer mal!
    Boa semana!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Vegegetariana sim (mas tb gosto muito de peixinho - mais peixe que carne) macrobiotica é que não
    Beijinhos - acho que esta semana é a semana da acelga (viste a minha tarte?)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspeto delicioso. E como recém-vegetariana: acho que me incluo na categoria do amor aos animais. Há certas coisas que ainda tenho algum desgosto de não comer (hoje fui a umas sopas de Espírito Santo e fiquei-me pela massa sovada e arroz doce, por exemplo). Mas é algo que não me custa. Na realidade nunca fiquei amante de carne. Sempre delirei mais com uma fatia de bolo de chocolate do que com um bife por isso acho que vai correr bem :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Conheço este universo desde pequena. E sei das limitações. Que me permitiram construir as minhas objecções. Adoro vegetais. Têm um palco muito grato nas minhas refeições de todos os dias. Mas detesto extremos. Por isso, gosto que o palco seja partilhado. Carne. Peixe. Frutos secos para compensar a falta das proteínas da carne, quando a comida é mais verde. Há consequências muito concretas da dieta vegetariana. Especialmente se for radical. Se abolir os ovos, a manteiga, o leite. Conheci-as de perto. E não gostei. Um exercício de escolha como qualquer outro, no fundo. Cada um sabe de si. O problema é quando no meio dessa equação toda há crianças que não podem escolher o seu regime alimentar.
    E fizeste muito bem em publicar o teu salteado verde. Com acelgas. Um dos legumes mais bonitos.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Que bela refeição!
    Cada vez tento mais, quer por saúde quer pelos animais, fazer mais refeições sem carne e muitas vegetarianas. Cá por casa até já se habituaram e algumas até fazem sucesso.
    mas não conseguiria deixar de comer peixe!! Adoro.
    Gosto de acelgas e aqui estão a brilhar :)
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. O salteado está primoroso, para vegetarianos e não vegetarianos. Acho que sim, que consegueria ser vegetariana, apesar de gostar muito de carne e peixe e provavelmente sê-lo-ía mais em atenção ao sofrimento dos animais que a outra qualquer razão. Como a Babette diz em cima, até podia viver só de pão. Nestas questões tem que prevalecer o bom senso e por isso prefiro uma alimentação mais equilibrada. Com primazia para os legumes, mas com um pouco de tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Partilho a mesma opinião, não conseguiria viver sem um peixinho grelhado ou uma canjinha sem frango. Já a tua sugestão está com um ar bem gourmet, eu adorei a ideia e fiquei cheia de vontadinha de fazer :) boa semana.

    ResponderEliminar
  8. hmmmm.... que delícia de ingredientes. Mas confesso que apesar de fazer muitas refeições veggie que também não conseguia abandonar nem carne nem peixe. Acho que há lugar para todos :)

    ResponderEliminar
  9. Que belo salteado! Também tenho feitos vários salteados com os legumes da minha horta e sabem tão bem!!!
    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo. Gosto de variar e um pedacinho de carne sabe bem. Apesar de dar mais valor aos legumes e o incluir na ementa todos os dias :)
    Gostei do teu salteado :) Já tenho acelgas na minha horta (ainda pequenas;) que as farei num salteado pareciso com o teu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ilidia, faço tuas as minhas palavras em relação ao vegetarianismo, não conseguiria abdicar totalmente de comer carne e peixe. Gosto demasiado de o fazer, mas acredito que deve haver um equilibrio, ou melhor, um desiquilibrio a favor dos legumes/vegetais/fruta. Ando sériamente a tentar restringir o consumo de carne lá em casa, mas o meu marido bloqueia-me um pouco nessa questão. Preocupa-me mais as questões da sustentabilidade do que de saúde, para ser franca...:)Nunca provei acelgas, mas acredito piamente que ia adorar, especialmente se combinadas com brócolos e amêndoas, como fizeste.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.