quinta-feira, 31 de maio de 2012

Na horta

Na passada segunda-feira foi feriado nos Açores. Comemorou-se a nossa autonomia. Irónico, nos tempos que correm, comemorar-se a autonomia do que quer que seja :) Numa altura em que andamos todos a depender uns dos outros, não deixa de ter a sua piada :) Mas sim, somos uma região autónoma, e esse facto é comemorado todos os anos, na segunda-feira do Espírito Santo (sétima a seguir à Páscoa).
E um dia em casa sabe sempre bem. Apesar de ter havido momentos de trabalho, houve tempo para descontrair. Andámos pela horta. O meu pai, a cuidar das ervas daninhas que invadem os canteiros. O Manel, a (des)ajudar o avô. 

O meu marido, a tratar das nossas boninas (nome dado por cá às calêndulas, também comestíveis).

 E eu, a colher as primeiras verduras (alfaces, rúcula e outras espécies vegetais cujo nome desconheço). E a fotografar os recantos de sempre. Mas que na primavera têm mais graça do que nunca. 

Para o almoço, uma salada, feita com as nossas coisas. Até rúcula comi, disfarçada no meio das outras ervas. Eu, que não gosto de rúcula. Mas, afinal, os gostos mudam. Pode ser que um dia venha a gostar. Apenas a beterraba e a rosa não foram produzidas na nossa horta. Uma salada (quase) autónoma, portanto :)


Ingredientes
Verduras variadas
beterraba cozida, cortada em fatias
pétalas de rosa (ou outra flor comestível)
sementes de papoila (brancas)
creme balsâmico de trufas
flor de sal e pimenta preta, moída na hora.


Lavar bem as verduras. Colocá-las numa saladeira (se for transparente, o efeito é mais bonito). Temperar com a flor de sal e a pimenta, envolvendo bem. Juntar a beterraba. Polvilhar com as sementes, as pétalas e regar com o creme balsâmico.


6 comentários:

  1. Uma salada arco-íris.
    Parabéns pela colheita!
    Bj.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Bem, está tão composta que mais parece um arranjo floral do que uma salada! Receio que não a consiga reproduzir; o luxo de dispôr de legumes de cultivo próprio não está ainda ao meu alcance e a tua tem um toque tão pessoal que não a faria igual ;)

    ResponderEliminar
  3. Está linda a tua horta. O teu pai tem-se dedicado com coração. reconheci aí uma alface muito viajante ;)A minha horta também parece um jardim com todo o mérito do meu marido que se esforça bastante (depois tem a lata de dizer que não é reconhecido ;) ele se le-se mais os blogues saberia que não é verdade:). A tua salada além de parecer deliciosa é linda e sabeste bem captar isso.

    Beijinhos e até amanhã

    P.S- Amanhã é um novo dia :)

    ResponderEliminar
  4. Que linda a tua salada e a tua taça. Tenho de arranjar uma assim, transparente, a enaltecer a riqueza das folhas de várias cores. Gostei muito da reportagem. Também ando a preparar um post sobre a "nossa" (quem lá anda são os miúdos e o marido) horta.
    Fiquei com a paelheira da Maria na mente. Agora acrescentei à minha lista de "necessidades" a tua saladeira.
    Um beijinho e até já.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Também não gosto de rúcula:) Partilhamos (mais) isso. Ainda ontem falámos da tua horta. E de como eu gostava de ter um espaço assim. Mas o meu jardim é só heras, árvores e outras coisas verdes. A juntar às pedras todas de que o Vasco gosta muito:) Mas isso não faz com que não haja montes de legumes vindos de muito perto. Ainda ontem foi assim. Recebi muitas flores e muitos legumes. A felicidade é tão fácil, de vez em quando:)

    Um bom fim-de-semana para ti. Para vocês.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Uma salada delicada e elegante.
    Ao mesmo tempo exuberante e colorida, como a estação.
    Uma horta linda e bem cuidada.
    Gostei das sementes de papoila brancas e das flores comestíveis.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.